Matrícula Escolar Aparecida de Goiânia 2020 – Calendário e como se inscrever online na rede municipal e estadual

Final do ano, antes de planejar as férias e aproveitar para descansar, pais e alunos já começam a pensar em como será o próximo ano letivo. Especialmente se for o primeiro ano escolar da criança ou se for necessário transferência de escola, a preocupação em garantir a vaga fica ainda maior.

Felizmente, devido a tecnologia, existem algumas formas de fazer a matrícula que facilitam a vida dos pais e alunos. Em Aparecida de Goiânia, município de Goiás,  também é assim.

Continue a leitura para saber como fazer a matrícula escolar em Aparecida de Goiânia para garantir a vaga em 2020.

Como funciona a matrícula escolar em Aparecida de Goiânia em 2020?

A matrícula escolar na cidade de Aparecida de Goiânia é muito semelhante ao processo de matrícula em outras cidades do país. Os pais podem comparecer as escolas ou creches presencialmente com toda a documentação e verificar a oportunidade de vaga para aquele ano.

Normalmente, esse processo ocorre entre o final do ano e começo do ano, no último semestre do ano letivo ou nos primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro).
Matrícula Escolar Aparecida de Goiânia
Para tirar todas as dúvidas, os pais podem visitar as escolas, visitar os sites ou se informar por telefone, pois dependendo da instituição a exigência de documentos pode variar bastante.

Quem pode fazer?

O direito ao ensino em Aparecida de Goiânia atende um público alvo semelhante ao da maioria das escolas brasileiras, sejam elas públicas ou privadas. Se você está dentro dos grupos abaixo, saiba que você tem direito a realizar a matrícula:

  • Estar começando a vida escolar, podendo ingressar na creche ou pré-escola;
  • Precisar realizar transferência escolar;
  • Alunos que abandonaram o ano letivo, independente do ano;
  • Alunos de escolas federais, particulares e estaduais que pretendem mudar para as municipais.

Alunos que estão com o ensino atrasado, jovens que possuem no mínimo 15 anos e desejam se matricular para terminar os estudos podem se matricular no EJA.

Quem já está matriculado regularmente e não está em nenhuma dessas situações não precisa realizar todo o ano a matrícula. De modo geral, as vagas são automaticamente renovadas nas escolas.

Como fazer a matrícula online?

  1. A matrícula para ensino fundamental (1º a 9ª ano) e da educação infantil (nos CMEIS) pode ser feita de forma online pelo site http://gemul-aparecida.com.br/matricula/. Basta ir em uma das opções e clicar em “Clique para Cadastrar”;
    Como fazer matrícula escolas rede pública Aparecida de Goiânia
  2. Nas duas opções, será necessário preencher alguns dados pessoais do aluno, como nome, CPF, data de nascimento, idade, sexo e nome da mãe. Também é solicitado alguns dados de contato, de endereço e escolares, isto é, qual série, turno desejado e escolher entre as escolas que estão disponíveis;
    Como fazer matrícula escolas rede pública Aparecida de Goiânia
  3. Depois do cadastro, deve-se aguardar a confirmação da matrícula e o contato para ir até a escola e levar a documentação presencialmente.

Também existe a opção de fazer através do aplicativo Matrícula Aparecida, que pode ser baixado para celulares Android e IOS.

Para escolas privadas, a matrícula é diferente. Esse passo a passo é destinado aos alunos que entrarão para as escolas municipais.

Datas para realizar a matrícula em Aparecida de Goiânia

As matrículas para as escolas de Aparecida de Goiânia devem ser feitas entre o final do ano letivo até o início da volta as aulas. Quanto antes for realizada a matrícula, melhor para os pais, alunos e para as escolas, que devem estar preparadas para receber os novos matriculados e remanejar as vagas.

Por isso, fique atento ao site e procure se informar diretamente nas escolas entre os meses de novembro de 2019 a fevereiro de 2020.

Quais documentos são necessários?

A matrícula não termina no cadastro online. É importante estar atento a documentação exigida para confirmar a matrícula. Normalmente, é solicitado que o pai ou responsável compareça a escola com os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento;
  • RG do aluno
  • CPF do aluno;
  • RG e CPF do responsável;
  • Foto 3×4;
  • Carteirinha de vacinação atualizada;
  • Comprovante de residência;
  • Cartão do Sistema Único de Saúde;
  • Se for o caso, levar o cartão de cadastro no Bolsa Família;
  • Histórico escolar da escola no qual o aluno está se transferindo.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

6 Comentários

Deixe seu Comentário

WebGo Content