Matrícula Escolar em Contagem 2020 – Calendário e como se inscrever online na rede municipal e estadual

Quem tem filhos sabe das responsabilidades que permeiam a vida estudantil e a matrícula nas instituições de ensino é uma delas. A matrícula Contagem 2021, por exemplo, já deve ser analisada para que você, como pai, mãe ou responsável legal, consiga garantir aquela desejada vaga para a criança.

Muitas matrículas já são feitas pela internet. Essa facilidade existe na cidade de Contagem, Minas Gerais, o que otimiza o tempo dos pais e evita dores de cabeça.

Como morador de Contagem então, é importante que você saiba como funciona a matrícula para 2021, quais são os pré-requisitos, como fazer a matrícula, a documentação e as supostas datas para esse processo! Vamos lá?

Matrícula Escolar Contagem

Matrícula Contagem 2021: funcionamento e datas

Chamado de Cadastro Escolar 2021, a Matrícula Contagem 2021 inicia no meio do ano, mais especificamente no mês de junho e termina no mês seguinte. Em geral, há cerca de um mês para que os pais ou responsáveis realizem a matrícula nas vagas desejadas.

Para a Secretaria Municipal de Educação de Contagem, o formato de matrícula para 2021 tem como objetivo garantir uma participação mais democrática das famílias quando na definição das vagas.

Certos critérios serão estabelecidos, como é o caso da vulnerabilidade da família, por exemplo.

Para a Educação Infantil, alunos de 1 a 3 anos terão matrícula compulsória apenas em situações de portadores de deficiência, filha de adolescente, cumprindo medida socioeducativa, criança sob medida de proteção ou ainda criança abrigada.

Dentro dessa faixa etária, 50% das vagas são destinadas a famílias vulneráveis – que comprovem a situação –, enquanto que a outra metade das vagas será definida através de sorteio público, com a participação de todas as crianças inscritas.

Crianças de 4 e 5 anos já têm vaga assegurada na Rede Municipal da cidade de Contagem, seguindo a legislação!

Portanto, o mais importante agora é que você, como pai ou responsável, já tenha uma ideia das datas de abertura da matrícula Contagem 2021!

Pré-requisitos

Para ter a certeza de que uma vaga será do seu filho, a Secretaria Municipal de Educação de Contagem orienta os pais ou responsáveis sobre os pré-requisitos.

No caso da Rede Municipal de Ensino de Contagem, é necessário que os responsáveis residam nesse exato município.

Além disso, é essencial que você saiba que:

  • O cadastro para a Educação Infantil deve ser realizado para crianças na faixa etária de 1 a 5 anos, levando em consideração as datas de nascimento para que coincidam com as idades pré-definidas,
  • O cadastro para o Ensino Fundamental pode ser realizado pra crianças com 6 anos ou que irão completar tal idade até o final de março de 2021,
  • Aluno matriculado em escola pública não precisa de cadastro, pois a vaga já está garantida. Só é necessário realizar a renovação de matrícula 2021.

Lembrando que qualquer Matrícula Contagem 2021 é gratuita – na rede pública de ensino –, ou seja, não há cobrança de taxas.

Em ensino particular, é necessário que você verifique com a escola quaisquer necessidade de pagamento de inscrição e seu processo específico.

Documentação necessária

Documentos para matrículaPara realizar a Matrícula Contagem 2021, os pais ou responsáveis devem ter em mãos determinados documentos.

Para a Educação Infantil, é preciso:

  • Certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança,
  • Comprovante de residência em Contagem em nome do responsável – uma conta de luz dos últimos dois meses é a preferência,
  • Comprovante de local de trabalho de um dos pais ou do responsável legal, se a família quiser concorrer por tal endereço.

Outros documentos só serão solicitados se for necessário ou em casos específicos de alunos.

Como fazer a Matrícula Contagem 2021?

Para crianças na Educação Infantil, o processo de matrícula para 2021 na cidade de Contagem acontece diretamente nas escolas municipais, anexos e Unidades de Educação Infantil (Umeis).

Para o Ensino Fundamental, a inscrição acontece pela internet – através do site oficial da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Se por ventura os pais ou responsáveis não possuem acesso à internet, eles devem se deslocar até as escolas municipais ou Umeis.

As matrículas em escolas de ensino particular devem ser consultadas diretamente com a instituição desejada.

O prazo de matrícula Contagem 2021 não é prorrogável e pais ou responsáveis desatentos podem acabar perdendo a oportunidade de estudo aos filhos.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content