Matrícula Escolar Cuiabá 2020 – Calendário e como se inscrever online

A matrícula online é a melhor maneira de facilitar essa etapa na vida dos estudantes e seus responsáveis. Dessa forma, os pais não precisam ficar horas na porta da escola para tentar garantir uma vaga. E, a gestão escolar também será otimizada, já que estará tudo em um único sistema. A matrícula Cuiabá 2020 tem duas etapas: a primeira é a pré-matrícula que é feita online e a segunda é a efetivação da matrícula na escola.

Para quem deseja matricular seus filhos em uma escola municipal (pública) de Cuiabá, já pode reservar uma vaga sem sair de casa. É preciso ressaltar que apesar da facilidade, não é uma garantia da vaga. Já que os alunos podem ser remanejados de acordo com alguns fatores, como por exemplo, se já tem irmãos na escola ou a distância da casa até escola. Descubra neste artigo como funciona a matrícula Cuiabá 2020:

Matrícula Escolar Cuiabá 2020

Como funciona a matrícula escolar Cuiabá 2020?

Muitas cidades e estados brasileiros adotaram o sistema de pré-matrícula online para escolas públicas. Dessa forma os pais podem reservar uma vaga para seus filhos sem grandes problemas e principalmente: sem enfrentar filas. Esse sistema funciona para alunos que estão vindo de transferência (seja a escola de origem particular ou pública), creches ou EJA.

O funcionamento é bem simples. A Secretaria de Educação da cidade disponibiliza um site para que os pais ou os próprios alunos (maiores de 18 anos) possam realizar a pré-matrícula. No caso de Cuiabá, o acesso é feito diretamente no site da prefeitura.

A pré-matrícula é uma maneira de tentar garantir uma vaga em uma determinada escola. Ao fazer o cadastro, os pais demonstram interesse naquela instituição. Seguindo o cronograma disponibilizado, os estudantes e/ou responsáveis irão consultar os resultados para ver se conseguiu ou não a vaga. Caso tenha conseguido, basta levar os documentos na escola para efetivar a matrícula.

No entanto, o aluno pode ser remanejado para outra instituição. Se isso acontecer com o seu filho, aparecerá a escola que ele poderá ser matriculado. Neste caso, basta ir até a escola indicada com os documentos em mãos.

O intuito desse sistema é melhorar a gestão educacional e facilitar para os pais, já que não é necessário ficar horas na fila para ver se tem vaga na escola desejada. A tecnologia também permite centralizar todas as informações referentes a educação de crianças, jovens e até adultos.

Requisitos básicos: quem pode fazer

O sistema de pré-matrícula Cuiabá 2020 serve tanto para crianças, adolescentes ou adultos que queiram continuar os estudos. É usado quando:

Pré Requisitos

 

  • Estudante realizará a transferência de escola particular para pública;
  • Estudante realizará transferência de escola pública para outra escola pública;
  • Crianças que começaram a vida escolar (creche);
  • Estudante dará continuidade no estudo (EJA – Educação para Jovens e Adultos).

Como fazer a matrícula Cuiabá 2020

  1. A pré-matrícula para as escolas públicas de Cuiabá devem ser feitas através do site da prefeitura pelo endereço: www.cuiaba.mt.gov.br
  2. Na home do site da prefeitura, clique em “Secretarias” e em seguida em “Educação”. Por fim, clique em “Matrícula web”. Abrirá uma nova tela com os níveis de ensino, como por exemplo “CMEI e Creches”. Clique na opção desejada e prossiga com a pré-matrícula
    matrícula escolar cuiabáComo fazer matrícula cuiabá
  3. Dentro do cronograma disponibilizado pela própria Secretaria de Educação, você deverá acessar novamente o site para ver os resultados. Se conseguir a vaga deverá ir até a instituição com os documentos em mãos para formalizar a matrícula.

Essa etapa é crucial para garantir a vaga na escola desejada. Pois, pela internet é realizada a pré-matrícula, ou seja, uma reserva da vaga. A matrícula só é concretizada após levar todos os documentos na instituição.

Documentos necessários

Documentos para matrículaPara concluir a matrícula Cuiabá 2020, leve os seguintes documentos até a escola:

  • RG e CPF dos responsáveis (para menores de 18 anos);
  • RG e CPF do aluno (se houver);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante escolar atualizado;
  • Ficha de transferência escolar carimbado pela antiga escola (se for o caso).

Leve os documentos originais e mais uma cópia de cada. Lembre-se: essa etapa é a que confirmará a vaga do estudante. Caso contrário, ele perderá a vaga e a mesma passará para outro aluno. Atente-se aos prazos, pois eles também devem ser respeitados para garantir a vaga.

 

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content