Matrícula Escolar Feira de Santana 2020 – Calendário e como se inscrever online na rede municipal e estadual

A matrícula Feira de Santana 2020 agora é um processo muito mais fácil de ser realizado por alguns pais. O motivo é simples: atualmente, a matrícula para a rede estadual, correspondente ao ensino médio, pode ser feita pela internet.

Aqui, explicamos como funciona a matrícula online Feira de Santana 2020. Confira e saiba como realizá-la sem enfrentar longas filas, otimizando seu tempo para fazer outras atividades.

Como funciona a matrícula Feira de Santana 2020?

Para estudantes do ensino médio, a matrícula pode ser feita de duas formas: presencialmente ou pela internet, por meio do site do governo do estado. O processo é simples, basta fazer um cadastro e escolher uma vaga na escola que desejar.

Depois, em data estabelecida pelo governo será preciso comparecer à escola eleita na inscrição e comprovar / validar a matrícula, apresentando documentos do aluno. Assim, evita-se perder a vaga.

Já a matrícula na rede municipal só pode ser feita presencialmente, com comparecimento na escola ou creche para efetuação do processo e apresentação de documentação no ato.

Matricula Escolar Feira de Santana 2020

Pré-requisitos para a matrícula

A matrícula Feira de Santana só poderá ser realizada se o aluno cumprir pré-requisitos estabelecidos pela Secretaria de Educação. Entre eles estão:

 

  • Morar em Feira de Santana ou cidades próximas;
  • Ter idade mínima para a modalidade de ensino buscada (médio, fundamental, educação infantil ou creche);
  • Apresentar documentos do aluno e seu responsável legal.

Vale mencionar que se o aluno for maior de idade, ele próprio consegue fazer a matrícula na escola. Caso não seja, o processo deverá ser realizado por seu responsável legal.

Calendário matrícula

O calendário oficial da matrícula Feira de Santana 2020 ainda não foi divulgado, mas é possível conhecer as datas exatas acompanhando o site do governo do estado e município.

Além disso, dá para se basear no processo realizado em anos anteriores para ter uma previsão do período de matrícula. No que se refere ao ensino médio, fundamental e creches, a matrícula foi realizada no mês de janeiro em anos passados. Portanto, programe-se para fazer o processo no primeiro mês de 2020.

Mesmo com essa previsão, é importante confirmar as datas no site www.educacao.ba.gov.br. Normalmente, o prazo oficial é divulgado um mês antes do período de matrícula, ou seja, ainda em dezembro de 2019.

Como fazer a matrícula Feira de Santana 2020

A matrícula Feira de Santana para ensino médio pode ser realizada diretamente no site oficial do governo, conforme orientação dada a seguir:

  1. Acesse http://escolas.educacao.ba.gov.br/matricula;
  2. Localize e clique no link para início da matrícula;
  3. Faça um cadastro na página, informando dados do responsável legal e do estudante;
  4. Escolha a escola em que deseja realizar a matrícula (o site listará automaticamente instituições de ensino próximas ao endereço residencial informado);
  5. Finalize a matrícula.

Feito esse processo, o responsável legal do estudante deverá comparecer à escola e apresentar documentos para validar a matrícula. Normalmente, o prazo dado para o comparecimento é de 3 dias úteis após o registro da matrícula online.

Caso não consiga realizar o processo pela internet, é possível efetuá-lo pessoalmente na escola de sua preferência, especificamente no período indicado pelo governo ou município.

Qual a documentação necessária?

Documentos para matrículaO processo de matrícula Feira de Santana 2020 envolve a apresentação de documentos pontuais. A seguir, listamos todos os que são solicitados, para prepará-los com antecedência:

 

  • Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade firmado pela direção da unidade escolar. Caso apresente o Atestado, ele deverá ser substituído pelo Histórico em até 30 dias;
  • Original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG;
  • Original e cópia do CPF (obrigatório para a educação profissional e ensino médio);
  • Original e cópia legível de um comprovante de residência com data recente (contas de água, energia elétrica, telefonia, gás, internet, contrato de aluguel, cartão de crédito ou TV por assinatura).
  • Original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes menores de 18 anos).

É importante lembrar que esses documentos devem ser apresentados dentro do prazo indicado pelo governo do estado e secretaria de educação. Caso isso não ocorra, o aluno pode perder a vaga.

Além dos documentos indicados, recomenda-se que o responsável legal leve RG, CPF ou qualquer outro documento que comprove o vínculo e responsabilidade pelo aluno.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content