Matrícula Escolar Joinville 2020 – Calendário e como se inscrever online na rede municipal e estadual

Final de ano chegando e com ele o fim das aulas. Para alguns, é um alívio e também sinônimo de férias e descanso. Para outros, é a ansiedade de conseguir a matrícula em uma nova escola ou até mesmo começar ou recomeçar os estudos.

Para não ter dor de cabeça e não deixar para a última hora, o ideal é se informar sobre como é feito o processo de matrícula com antecedência. Para isso, fique tranquilo, não é necessário perder muito tempo ou se deslocar. Muitas escolas permitem que o cadastro da matrícula seja feito de forma online, de forma simples e sem burocracia.

Confira como é esse processo nas escolas de Joinville e garanta a sua matrícula ou a de seus filhos em 2020.

Matrícula Escolar Joinville 2020

Como funciona a matrícula em Joinville?

A matrícula escolar em Joinville pode ser feita de forma online e presencial. No site ad Prefeitura de Joinville, há disponível como deve ser o passo a passo para a matrícula de jovens e adultos no EJA, ensino fundamental e educação infantil.

Para ter acesso as vagas das creches, o processo pode ser um pouco diferente. Existem alguns requisitos que os pais precisam preencher e é necessário ficar atento as datas para realizar a inscrição. O ideal é ler atentamente ao edital.

Como fazer a matrícula escolar de 2020 em Joinville?

Nesse site da Prefeitura de Joinville é possível conferir as escolas municipais disponíveis. Confira clicando aqui.

Nem todas as matrículas podem ser feitas online. Por exemplo, para as vagas nas creches (para crianças com 0 a 3 anos) e para as vagas para adolescentes e jovens não há essa opção disponível no momento.

Para crianças maiores é possível acessando o site https://inscricaoonline-pmj.controller.education/v/1/login/ e realizando uma pré-matricula simples.

Também existe sempre a opção de ir pessoalmente até as escolas e realizar o cadastro diretamente na secretaria da escola.

matrícula escolar em joinville

Quais os documentos necessários?

Para confirmar a matrícula, os pais precisam levar uma documentação na escola. Em Joinville, são exigidos documentos dos pais e dos alunos. Confira a lista:

Pais ou responsáveis

Devem apresentar os documentos originais e fotocópia dos seguintes documentos:

 

  • CPF;
  • RG;
  • CNH (se houver);
  • Comprovante de residência tais como conta de luz ou água válido e dos últimos 3 meses;
  • Se for residência cedida, é necessário apresentação uma declaração do proprietário reconhecida em cartório;
  • Para as crianças que não convivem com os pais, apresentar declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude.

Do aluno

  • Certidão de nascimento;
  • Declaração de vacinas atualizadas;
  • Cartão SUS;
  • Histórico escolar;
  • Atestado de frequência.

Quem pode fazer?

De acordo com o tipo de ensino, os requisitos mudam. Confira como funciona:

EJA

Na educação para jovens e adultos, a matrícula pode ser feita de acordo com a idade mínima exigida, que é de 15 anos. É um ensino voltado para aqueles que não completaram o Ensino Fundamental.

Creches para crianças de 0 a 3 anos

Para fazer a matrícula, os pais de crianças com 0 a 3 anos devem ser residentes do munícipio de Joinville, tendo que comprovar residência e preencher os outros requisitos presentes no edital.

Educação infantil

Os pais ou responsáveis precisam residir em Joinville para realizar a matrícula das crianças que devem estar com idade entre 4 e 5 anos.

Ensino fundamental 1ª a 9ª ano

Para matricular a criança no ensino fundamental, é necessário que os pais ou responsáveis sejam residentes de Joinville. O ensino fundamental tem foco no ensino de crianças com idade a partir dos 6 anos.

Qual as datas para realizar a matrícula?

As datas podem variar de acordo com o tipo de ensino e a forma de matrícula. Normalmente, ocorrem no final do ano, entre os meses de outubro e novembro. As matrículas podem, em algumas escolas, serem feitas antes da volta as aulas, ao fim de janeiro e começo de fevereiro de 2020. O ideal é se informar sobre os prazos e não deixar para a última hora.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content