Matrícula Escolar Juiz de Fora 2020 – Calendário e Tutorial da Pré-Matrícula Online

Se o seu filho está entrando em idade escolar e você não sabe como realizar a matrícula na Pré-Escola ou no Ensino Fundamental, ou ele já está concluindo o Ensino Fundamental e indo para o Ensino Médio, mas você não sabe que medidas tomar para garantir a vaga dele em uma escola, confira este artigo que preparamos para você com várias informações importantes a respeito da matrícula escolar em Juiz de Fora neste ano de 2020!

Matrícula Escolar Juiz de Fora 2020

Como fazer a Matrícula Escolar em Juiz de Fora? 

Para realizar a matrícula escolar nas Escolas e Colégios de Juiz de Fora, é imprescindível ficar atento às datas de requerimento de Matrícula, que podem variar.

Para a pré-escola e para o ensino fundamental, ou seja, do pré à quinta série, os pais ou responsáveis pela criança precisam realizar o Cadastramento Escolar, que ocorre geralmente em julho, e pode ser feito diretamente em um site disponibilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora, que pode ser acessado por esse link.

Também será possível realizar o cadastramento nos chamados Espaço Cidadão Centro ou nas regionais, que estão localizadas nos seguintes endereços:

  • Centro: Avenida Barão do Rio Branco, 2.234, Parque Halfeld, Centro
  • Sul: Rua Porto das Flores, 270 – Bairro Santa Luzia
  • Oeste: Rua Orestes Fabiano Alves, 65 – São Pedro
  • Norte: Rua Inês Garcia, 357 – Benfica
  • Nordeste: Rua Santa Terezinha, 172 – Santa Terezinha

O resultado do cadastramento é divulgado em dezembro do mesmo ano no site da Prefeitura. Após isso, os responsáveis precisam ir diretamente na escola em que o aluno foi cadastrado para entregar a documentação e efetivar a matrícula.

Já a matrícula para o Ensino Médio deve ser feita diretamente no colégio mais próximo de sua casa. Convém entrar em contato com a secretaria do colégio em questão a fim de se obter mais informações.

Quem pode participar?

Pré-Escola

Para a Pré-Escola, podem ser inscritas:

 

  • Crianças que completem 4 anos até 31 de março do ano em que ela iniciará os estudos (para o 1.º período);
  • Crianças que completem 5 anos até 31 de março do ano que ela iniciará os estudos (para o 2.º período);

Ensino Fundamental

Para o Ensino Fundamental, podem ser inscritas:

  • Crianças que completem 6 anos até 31 de março do ano que ela iniciará os estudos (para o 1.º ano);
  • Crianças do 2.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental que estejam fora da rede pública e desejam ingressar nela;
  • Crianças de outros municípios que desejem ingressar na Rede Pública de Juiz de fora.

Ensino Médio

Para o ensino médio, convém entrar em contato diretamente com a escola pretendida, preferencialmente a mais próxima de sua casa, a fim de conseguir mais informações, que podem variar de colégio para colégio.

Lembrando que, no caso de candidatos que pretendam cursar a modalidade de EJA (Ensino de Jovens e Adultos), é necessário já ter mais de dezoito anos e procurar a Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora.

Documentos necessários

Pré RequisitosApós o cadastramento escolar, preenchimento da ficha nele e a divulgação dos resultados pela Prefeitura, é preciso comparecer à escola na qual o aluno foi designado com os seguintes documentos para se realizar a matrícula e assegurar a vaga:

  • Cópia e original de documento que comprove o endereço de residência, preferencialmente conta de luz (atualizada);
  • Cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF (caso possua);
  • Cartão de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Comprovante de escolaridade (em caso de transferência de outro município).

Tenha em mãos todos esses documentos na hora de se dirigir à escola em questão para evitar possíveis contratempos.

No caso da matrícula para o Ensino Médio, convém informar-se diretamente com a escola em questão, pois algumas podem exigir algum documento a mais ou a menos, embora geralmente sejam muito parecidos com os mencionados acima.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content