Matrícula Aracaju 2020: Como Funciona? Veja Aqui!

Com o avanço da tecnologia, os processos burocráticos têm ficado mais simples e rápidos de serem resolvidos de casa. Essa é uma boa novidade no sistema escolar público brasileiro. O ano ainda não acabou, mas há muitos pais já preocupados com a escola do próximo ano. Agora é possível realizar a matrícula escolar dos seus filhos pela internet.

A cidade de Aracaju também conta com essa novidade. No entanto, para se matricular nas escolas particulares e no ensino superior, é preciso verificar o procedimento com cada instituição, pois não são todas que permitem realizar o pré-cadastro online. Confira abaixo como é o novo procedimento para matrículas em Aracaju em 2020.

Como funciona?

Matrícula Aracaju 2020: Como Funciona? Veja Aqui!

A matrícula em escolas particulares de Aracaju deve ser realizada pessoalmente segundo os critérios de cada instituição. O ideal é realizar uma pesquisa no site da escola ou entrando em contato para saber qual é o procedimento correto e qual a documentação necessária para a escola que deseja matricular seus filhos. Além disso, para ingressar em instituições de ensino superior também é necessário realizar outro procedimento.

Já para se matricular nas escolas públicas, existe atualmente um sistema online que visa oferecer comodidade aos cidadãos de Aracaju, sem a necessidade de passar horas na fila de atendimento.

No entanto, esse cadastro pelo site www.aracaju.se.gov.br é apenas uma pré-matrícula. Ou seja, não garante a efetivação do aluno. Para efetivar a matrícula é necessário ir pessoalmente até a escola com os documentos obrigatórios.

Pré-requisitos

Os requisitos para se matricular nas escolas públicas de Aracaju em 2020 são:

 

  • Estar iniciando a vida escolar;
  • Ser aluno que deseja ingressar ou continuar na rede municipal de ensino de Aracaju;
  • Ter interesse em ser transferido para outra unidade da rede municipal de ensino de Aracaju, incluindo de outros estados;
  • Ter abandonado os estudos e deseja retomá-los em qualquer ano letivo;
  • Alunos de escolas estaduais, federais ou particulares que agora pretendem estudar em escolas municipais; e,
  • Para jovens que tem no mínimo 15 anos e querem se inscrever no EJA.

As vagas oferecidas em cada escola são remanescentes e serão oferecidas a toda a população. Alunos que já estudam na rede municipal não precisam se preocupar, pois as matrículas são feitas automaticamente.

Calendário

As datas para a matrícula em Aracaju em 2020 ainda não foram divulgadas. No entanto, em geral, as inscrições se abrem no inicio do ano letivo. A primeira semana é destinada a matrícula de alunos de transferência, nas últimas semanas de fevereiro para alunos novos realizarem a inscrição pelo site, e em março ocorre a entrega de documentos dos novos alunos para as instituições.

Como fazer a matrícula

Para realizar a matrícula, são necessárias as seguintes etapas:

  • Inscrição pelo site;
  • Confirmação da matrícula;
  • Matrícula por transferência interna;
  • Alunos novos;
  • Vagas remanescentes.

Para se inscrever pelo site, basta acessar www.aracaju.se.gov.br. Escolha um tipo de forma de matrícula do lado esquerdo da tela: “transferência interna”, “alunos novos” ou “vagas remanescentes”. Em seguida, abrirá uma tela onde será necessário preencher os dados solicitados. Deve ser escolhida a unidade desejada pra realizar a matrícula e o ano letivo no qual o aluno vai estudar. Por fim, envie a solicitação clicando em ‘ok’.

Você irá receber um código de confirmação de vaga reservada para a escola na qual escolheu realizar a matrícula. Depois disso, será necessário ir pessoalmente até a instituição escolhida com os documentos requeridos.

Documentação necessária

Para efetivar a matrícula, é obrigatório comparecer na instituição de ensino para o qual o aluno foi selecionado e levar os seguintes documentos:

  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF dos responsáveis pelo aluno ou do aluno (quando houver);
  • Requerimento de matrícula preenchido e assinado pelo aluno e/ou responsáveis;
  • Guia de transferência preenchida pela escola de origem (este documento não pode conter rasuras ou emendas);
  • Declaração de escolaridade com validade de até 30 dias;
  • Cópia do comprovante de residência atualizado por no mínimo 3 meses;
  • Cópia da carteira de vacinação atualizada dos alunos da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental;
  • Cópia do cartão do SUS ou do Bolsa Família (quando houver);
  • 3 fotos 3×4 recentes do aluno. 

Marcela Mazetto

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