Matrícula Escolar Belém 2020 → Inscrição, Calendário e Documentos

Conseguir vagas em escolas e creches públicas e particulares agora é muito mais fácil: dá para iniciar o processo de matrícula pela internet, sem ficar horas em uma fila.

Na matrícula 2020 de Belém não será diferente, já que pais e estudantes maiores de idade poderão contar com a internet como aliada. Veja, aqui, como funciona e como fazer a matrícula Belém 2020!

Como funciona a matrícula Belém 2020

A matrícula Belém 2020 é, na realidade, uma pré-matrícula. O responsável legal do aluno ou o próprio estudante pode fazer esse processo pela internet, para garantir uma vaga.

Depois, será preciso comparecer à escola ou creche para efetivar e finalizar a matrícula. Nesta ocasião, será preciso apresentar documentos específicos do estudante.

No caso da rede pública, é possível realizar a matrícula diretamente no site oficial da secretaria municipal, informando dados do estudante, além de escolher a escola ou creche mais próxima com vaga disponível.

Se optar por uma escola ou creche da rede particular, a matrícula deverá ser feita diretamente no site oficial da instituição. Em alguns casos, o pagamento de uma taxa pode ser exigido.

Matrícula Escolar Belém

Pré-requisitos para matrícula Belém 2020

Pré RequisitosA efetivação da matrícula Belém 2020 só ocorrerá se estudante cumprir dois requisitos básicos exigidos pela prefeitura do município e escolas / creches:

  • Ser residente de Belém;
  • Ter idade mínima para a modalidade desejada. Neste caso, crianças até 6 anos se enquadram na modalidade creche, enquanto as que têm a partir de 6 anos entram na escola.

Quem pode fazer a matrícula Belém 2020

A matrícula Belém 2020 está disponível para estudantes com perfis específicos. Saiba, abaixo, quais são eles:

  • Estudantes do ensino infantil / creche;
  • Estudantes do ensino fundamental / escolas;
  • EJA (Educação de Jovens e Adultos, abrange alunos a partir de 15 anos de idade);
  • Desistentes que desejam retomar os estudos;
  • Estudantes transferidos de redes de ensino federal, estadual e particular.

É importante citar que se o estudante for menor de idade, a matrícula deve ser feita por um responsável legal. Caso seja maior de idade, o próprio aluno pode realizar todo o processo.

Calendário matrícula Belém 2020

Normalmente, o período de matrícula / pré-matrícula tem início em novembro. Isto significa que a partir desse mês já é possível buscar informações em escolas e creches.

No que se refere à rede pública, a melhor forma de saber a data exata de início das matrículas é no site oficial da secretaria municipal de educação, na página http://prematricula.belem.pa.gov.br/#/. Na imagem, abaixo, você confere as datas importantes para realização da pré-matrícula:

Calendário de Matrícula Belém

  • Educação Infantil: 10 de dezembro de 2019 a 17 de dezembro de 2019;
  • Ensino Fundamental (1° ano 9° ano): 18 de dezembro a 21 de dezembro de 2019;
  • Ensino Fundamental EJA: 26 de dezembro de 2019 a 15 de janeiro de 2020;
  • Alunos com deficiência: 3 de dezembro de 2019  a 6 de dezembro de 2019;

Nela, são informadas as datas de pré-matrícula e confirmação da matrícula, sendo a melhor forma de se manter atualizado sobre o tema e realizar todo o processo no período estabelecido.

Se tiver interesse na matrícula / pré-matrícula na rede particular, consulte o site das escolas e creches que tiver interesse e verifique se o processo já pode ser realizado on-line.

Como fazer a matrícula Belém 2020

A matrícula Belém 2020 em escolas e creches públicas pode ser realizada pela internet, no site da secretaria municipal da educação. Confira um passo a passo para fazê-la:

  1. Acesse http://prematricula.belem.pa.gov.br/#/;
  2. Preencha o formulário, informando dados pessoais do estudante;
    Como fazer matrícula escolas rede pública Aparecida de Goiânia
  3. Selecione a escola ou creche onde deseja conseguir uma vaga;
  4. Finalize o processo.

Depois disso, é só aguardar o período de confirmação da matrícula na escola ou creche, apresentando os documentos solicitados para a efetivação do processo.

Importante salientar que esse passo a passo é para matrícula na rede pública. Na particular, é melhor verificar na escola ou creche como o processo é feito.

Documentação para matrícula Belém 2020

Documentos para matrículaPara finalizar a matrícula Belém 2020 será necessário apresentar alguns documentos específicos, principalmente quando se fala na rede pública. São cobrados:

  • Cópia da certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
  • Cópia do comprovante de residência (conta de água, energia elétrica, telefone, cartão de crédito, entre outras);
  • Ressalva ou histórico escolar, com exceção dos alunos de educação infantil e que nunca frequentaram a escola;
  • Carteira de vacinação (somente para educação infantil);
  • Cartão de NIS (no caso de alunos maiores de idade);
  • Cópia do CPF (somente para alunos maiores de idade);
  • Cartão Nacional de Saúde / SUS;
  • Se for beneficiário do Bolsa Família, apresentar cartão do responsável pelo aluno.

Vale ressaltar que essa é a documentação solicitada na rede pública. A particular pode pedir uma lista menor de documentos do aluno e responsáveis legais.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content