Matrícula Escolar Belo Horizonte 2020 → Inscrição, Calendário e Documentos

Belo Horizonte é, sem dúvidas, uma das maiores cidades do Brasil e isso se reflete no seu notável sistema educacional.

Com o intuito de garantir vagas aos estudantes e oferecer uma educação de qualidade para cada um, a cidade projeta diversas ações que contribuem para a formação continuada e as boas práticas dos professores e outros profissionais relacionados, tratando-se, é claro, da Rede Municipal.

Confira como proceder para realizar a matrícula de seu filho para o ano de 2020 em Belo Horizonte e sane as suas dúvidas!

Como funciona Matrícula Belo Horizonte 2020?

A matrícula escolar pode ser um momento bastante estressante para muitos pais, principalmente pela concorrência e burocracia.

Ultimamente, o país procura otimizar o processo e fazer com que a matrícula se torne mais tranquila tanto para os pais e filhos como para a própria instituição.

É claro que tudo o que é solicitado visa a segurança e o bem-estar de cada estudante, por isso é sempre bom agir dentro do que é solicitado!

Veja como fazer a matrícula em Belo Horizonte para o ano de 2020 em creches, rede municipal, rede privada e ensino superior!
Matrícula Escolar Belo Horizonte

Matrícula de Creche Belo Horizonte 2020

A matrícula da educação infantil é administrada pela Secretaria de Educação de Belo Horizonte. Para 2020, deve-se realizar um cadastro para participar do processo de distribuição de vagas.

O atendimento vai de crianças de zero a cinco anos, tanto para instituições pública quanto parceiras que, obviamente, atendam a Educação Infantil.

Como único pré-requisito, é necessário que a criança more em Belo Horizonte.

É necessário ter certos documentos em mãos, como:

  • Medida de proteção – se a criança estiver sob tal condição,
  • Laudo médico – se a criança for deficiente.

O cadastro para a Educação Infantil é feito pelo site oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, clicando no banner relacionado a essa ação.

Você encontrará o link de cadastro e preencher o formulário virtual.

Pais ou responsáveis legais devem fazer a inscrição e aguardar o contato da instituição entrar em contato para conferir se a vaga foi obtida. Só assim será possível realizar a matrícula para 2020!

MATRÍCULAS ABERTAS: Colégio Militar de Porto Alegre 2020

Matrícula da Rede Pública Belo Horizonte 2020

O ingresso na rede pública para o Ensino Fundamental – quando a criança completar 6 anos – em Belo Horizonte em 2020 tem também no seu cadastro um passo imprescindível.

Feito exclusivamente por meio do site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, pela mãe, pai ou responsável legal, essa inscrição poderá garantir a matrícula tão esperada.

Esse passo também deve ser feito para os interessados em cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental e candidatos a vagas em demais anos ou ciclos do ensino fundamental que são oriundos de outras localidades ou que se transferiram de escolas particulares e desejam dar continuidade na rede pública de ensino.

Caso não tenha acesso à internet, o cadastro deve ser feito na Secretaria de Educação da cidade de Belo Horizonte, respeitando o prazo dado.

O encaminhamento para a matrícula na rede pública de Belo Horizonte para 2020 acontecerá por meio da Comissão do Cadastro Escolar do município.

No ato da matrícula, é fundamental que alguns documentos estejam em mãos – tanto suas versões originais como cópias –, como:

  • Certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade,
  • CPF do candidato, se possui,
  • Comprovante de endereço recente,
  • Comprovante de escolaridade (para alunos transferidos de escola particular ou jovens que desejam retornar aos estudos).

Se o jovem é maior de 18 anos, não há necessidade de pais ou responsáveis legais junto no ato de inscrição e matrícula.

Matrícula na Rede Particular

As instituições de ensino privadas trabalham com seus próprios métodos de ingresso e matrícula. Por isso, os próprios pais devem entrar em contato com a instituição de sua preferência e se informar acerca das possibilidades de matrícula para o ano de 2020.

Matrícula para Ensino Superior

Da mesma maneira, o ensino superior funciona com requisitos específicos – cada instituição irá oferecer formas de ingresso diferenciadas.

As universidades públicas de Belo Horizonte geralmente oferecem o vestibular ou nota do ENEM como ingresso para os estudantes. Já as universidades privadas dessa cidade possuem seu próprio vestibular.

A recomendação é entrar em contato com a instituição, verificar os requisitos e outros detalhes que possam influenciar no ingresso para concluir, posteriormente, a matrícula para 2020 com tranquilidade.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content