Matrícula Escolar Brasília 2020 → Inscrição, Calendário e Documentos

Para os pais, o início de ano é um período marcado pela necessidade de efetuar a matrícula dos filhos nas creches e colégios públicos e privados, e a mesma coisa para os estudantes interessados em ingressar no ensino superior.

Normalmente, esse é um processo um tanto quanto burocrático e cansativo, principalmente em grandes cidades como Brasília. A boa notícia é que as matrículas para a rede pública podem ser feitas online. Caso queira saber mais informações sobre os procedimentos necessários para as matrículas Brasília 2020, continue a leitura do texto.

Matrícula Escolar Brasília 2020

Como funciona?

As matrículas para o ano letivo de 2020 ainda não começaram, mas você já pode ficar atento aos procedimentos e datas. Caso não haja grandes mudanças, os procedimentos devem ser os seguintes:

Matrículas de Creche para Brasília 2020

A inscrição deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis legais através da Central Única de Atendimento Telefônico (156), de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

No ato da inscrição, os pais ou responsáveis deverão indicar a Região/Sub-região para a qual desejam a vaga (é permitida a inscrição para uma única Região/ Sub-região), bem como informar os critérios de prioridade de atendimento que possui. A inscrição também pode ser feita online, através do site da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Após efetuar a inscrição, será necessário validá-la, e para isso é preciso que os pais ou responsáveis legais compareçam à Unidade Regional de Planejamento Educacional e de Tecnologia na Educação (UNIPLAT), localizada na Coordenação Regional de Ensino (CRE), conforme a Região/Sub-região indicada, em qualquer dia útil do mês.

MATRÍCULAS ABERTAS: Colégio Militar de Brasília 2020

Documentos necessários

No dia que for fazer o seu cadastro será preciso levar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou documento de identificação da criança com foto;
  • CPF e RG da mãe, pai ou responsável legal;
  • Comprovante de residência da mãe, pai ou responsável legal;
  • Documentos que comprovem os Critérios de Prioridade informados no ato da inscrição.

Após a divulgação dos resultados, que poderão ser consultados através do site da SEEDF, será necessário comparecer à Unidade Educacional escolhida para efetuar a matrícula, portando os seguintes documentos:

  • Documento de encaminhamento para a efetivação de matrícula expedido pela UNIPLAT;
  • Certidão de nascimento ou documento de identificação da criança com foto;
  • Cartão de vacinação atualizado;
  • CPF e RG da mãe, pai ou responsável legal;
  • Comprovante de residência da mãe, pai ou responsável legal.

Matrículas da Rede Pública em Brasília 2020

Para os estudantes da rede pública, será preciso fazer uma pré-matrícula para garantir a vaga. Ela pode ser feita através da Central Única de Atendimento Telefônico (156), de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Se preferir, a pré-matrícula pode ser feita online:

  1. Acesse o site da SEEDF, disponível em http://www.se.df.gov.br;
  2. Clique no banner de inscrição que estará disponível durante o período determinado;
  3. Preencha a ficha cadastral com as informações solicitadas;
  4. Informe um telefone para contato, um e-mail válido e digite o código de validação solicitado;
  5. Anote o número do protocolo que será informado;
  6. Aguarde o resultado no final do mês de Dezembro, que estará disponível no site da Secretaria da Educação.

Documentos necessários

Após a divulgação dos resultados, será necessário ir até a escola selecionada para efetuar a matrícula. Para isso serão necessários os seguintes documentos:

 

  • RG e CPF do estudante ou Certidão de nascimento;
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis legais;
  • Histórico escolar atualizado;
  • Comprovante de residência atual;
  • Caderneta de vacinação (alunos do Ensino Fundamental);
  • Duas fotos 3×4;
  • Documento de transferência escolar quando for o caso;
  • Documento comprovando a deficiência do aluno quando houver.

Matrículas na Rede Particular

As instituições de ensino privadas costumam ter seus próprios métodos de matrícula e acesso. Portanto, caso você queira matricular seu filho em uma instituição de ensino privada, deve escolher aquela de sua preferência e buscar informações diretamente, ou através dos canais de atendimento disponibilizados.

Matrículas para o Ensino Superior

As instituições de ensino superior costumam funcionar de acordo com requisitos próprios. AS universidades públicas utilizam vestibular ou ENEM  como forma de ingresso para os estudantes, enquanto as privadas, geralmente, têm vestibulares específicos.

Por isso, após escolher a instituição de sua preferência, procure por mais informações a respeito das datas, documentação e procedimentos de inscrição e matrícula para 2020 através dos canais de atendimento disponibilizados.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content