Como funciona a matrícula em Caxias do Sul 2020? – Dicas

O processo de matrícula escolar em Caxias do Sul é bastante organizado e a inscrição é muito fácil de ser realizada. Ela pode ser realizada, segundo o site da Prefeitura de Caxias do Sul: a) diretamente na escola pública em questão; b) em uma das Centrais de Matrículas espalhadas pelo estado; c) diretamente pelo site da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.

Veja aqui como fazer matrícula em Curitiba, São Bernardo do Campo e Londrina

Como funciona a matrícula em Caxias do Sul 2020?

Caso você pretenda fazer a inscrição diretamente na escola, basta se dirigir até a secretaria dela para conseguir mais informações a respeito do processo.

Caso você opte por fazer a inscrição na Central de Matrículas de Caxias do Sul, será preciso comparecer presencialmente nela. Ela está localizada no seguinte endereço: Avenida Júlio de Castilhos, 2555, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Para mais informações, você pode ligar para o número (54) 3901-1442.

Por fim, caso você escolha fazer a inscrição na comodidade de seu lar, ou seja, inscrever-se pela internet, confira a seguir o nosso passo a passo de como realizar a inscrição on-line para garantir uma vaga nas escolas e colégios públicos de Caxias do Sul.

Para saber as datas certas de cada uma das etapas do processo de inscrição e matrícula escolar em Caxias do Sul no ano de 2020, recomendamos que confira o calendário no site da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, que pode ser acessado através deste link e descendo até a parte intitulada “calendário de inscrições e matrículas”.

Como realizar a inscrição online

Para realizar a inscrição on-line, siga os passos a seguir:

  • Acesse o site da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, que pode ser acessado através deste link.
  • Na parte de cima da página inicial, aperte em “serviços e informações” e, em seguida, “Matrícula na Escola Pública”, como mostrado na imagem abaixo.
  • Na página que abrir, desça até encontrar a opção “ficha de inscrição”. Clique nela e em seguida em “clique aqui para fazer a sua inscrição”.
  • Você estará agora na página de inscrição. Nela, basta selecionar a série escolar desejada, clicar sobre ela e preencher o formulário de inscrição com os dados requisitados!

O que faço depois que me escrever?

A inscrição é apenas o primeiro passo e não é garantia de que você ou o seu/sua filho(a) conseguirá a vaga na escola em questão. O órgão responsável analisará as inscrições e determinará em que escola ele estudará, levando em consideração uma série de fatores, como a distância da escola. O resultado é divulgado na própria página da Secretaria de Educação.

Para consular, após o período de inscrições, geralmente no final de dezembro, a escola para a qual você ou o seu filho foi designado, siga os seguintes passos:

  • Acesse o site da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, que pode ser acessado através deste link.
  • Na parte de cima da página inicial, aperte em “serviços e informações” e, em seguida, “Matrícula na Escola Pública”, como mostrado na imagem abaixo.
  • Na página seguinte, desça até a opção “consulta de candidato”, clique nela e, em seguida, em “clique aqui para consultar candidato”, como indicado na imagem abaixo.
  • Na página que abrir, você terá duas opções: consultar informando o número da inscrição; ou consultar informando o nome do aluno (consulta fonética). Escolha uma das duas, selecione o município de Caxias do Sul, informe o número da inscrição ou o nome do aluno, que deve ser escrito corretamente, e aperte em “envia”. Assim, você conseguirá a informação que deseja!

Depois disso, você precisará ir até a escola, no período de matrículas, a fim de efetivar a matrícula e de fato garantir a vaga de seu filho ou sua filha (ou a sua própria vaga) na escola em questão. Nessa visita, você entregará a documentação exigida, que varia de acordo com a série. É justamente sobre a documentação que trataremos a seguir.

Quais os documentos necessários?

Após se inscrever e conferir a escola para a qual seu filho ou sua filha foi selecionado, você precisará entregar a documentação exigida pela Secretaria da Educação a fim de realizar a matrícula. É preciso que um responsável, com mais de 18 anos, entregue a documentação.

Convém observar que algumas escolas podem solicitar documentos a mais. Convém informar-se, portanto, diretamente com a secretaria da escola em questão a fim de economizar tempo.

Para o ensino fundamental, ou seja, do 1º ciclo, a documentação solicitada é a seguinte:

  • Certidão de nascimento do candidato (cópia e original);
  • Documento de identidade, com foto, do responsável legal (cópia e original);
  • Comprovante residencial do responsável legal (cópia e original).

Para o ensino médio, os documentos solicitados são os seguintes:

  • Carteira de identidade ou certidão de nascimento do candidato (cópia e original);
  • Para candidatos menores de idade, documento de identidade, com foto, do responsável legal (cópia e original);
  • Comprovante residencial do candidato maior de 18 anos ou do representante legal (cópia e original);
  • Certificado de conclusão do ensino fundamental do candidato;

Convém indicar que este texto não tem qualquer fundamento legal, servindo apenas como um guia para facilitar o processo de matrícula em escolas da rede pública de Caxias do Sul no ano de 2020

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content