Matrícula CEI 2021 – Quem tem Direito? Como Fazer? Calendário

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Por isso, ela é oferecida em creches e pré-escolas, sendo espaços institucionais públicos ou privados que educam crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno.

Seja pela jornada integral, seja parcial, é fundamental que um centro de educação infantil (CEI) seja corretamente regulado e supervisionado pelo órgão competente do sistema de ensino.

Veja como fazer a Matrícula CEI 2021, quem tem direito e outras informações importantes.

Matrícula CEI 2021: Como funciona?

A educação infantil é um direito de toda e qualquer criança do Brasil.

professora e alunos em centro de educação infantil

Em um CEI, os critérios de matrícula podem variar de acordo com:

🔷 Índice de vulnerabilidade social,

🔷 Faixa etária da criança,

🔷 Local de moradia,

🔷 Sorteio,

🔷 Atendimento a irmãos,

🔷 Mãe trabalhadora.

Obviamente, crianças com deficiência possuem vaga assegurada, conforme a lei.

Embora existam esses critérios, nenhum deles pode restringir, impedir ou dificultar o direito da criança à educação. Por isso, esses são critérios considerados de prioridade e não de exclusividade.

Quem tem direito?

Assim, é entendido que toda criança tem direito à educação básica e, portanto, pode ter sua vaga em um Centro de Educação Infantil.

Um requisito básico é residir no município em que tentará a vaga, ok?

Como fazer a matrícula CEI 2021?

Cada centro de educação infantil pode ter seu próprio processo, mas alguns passos são similares a todos os CEIs.

unidade de centro de educação infantil

Por exemplo, é necessário que os pais realizem o cadastramento ou a atualização de informações da criança como primeiro passo. Geralmente, essa tarefa é feita no próprio CEI ou no site da prefeitura do seu município quando ele já atua com a matrícula online para a educação infantil também.

Depois, se verifica o quadro das vagas disponíveis ou remanescentes para o ciclo de 2021 e a lista de pré-classificados.

Os pais precisam comprovar as informações para, por fim, cumprir com a Matrícula CEI 2021.

Calendário Matrícula CEI 2021

Ainda não é possível saber quando será aberto o processo de matrícula CEI 2021, mas é provável que os meses de dezembro e janeiro envolvam o período definitivo para conquistar a vaga desejada ou manter a já existente.

Fique de olho nas notícias de seu município ou entre em contato direto com o seu CEI. Você ainda pode ler como fazer corretamente a Matrícula Creche 2021 para não perder muito do seu tempo quando o dia chegar!

Documentos necessários

Na apresentação dos pais para a matrícula, alguns documentos são essenciais para comprovação das informações!documento icon

São eles:

✔️ RG e CPF dos pais,

✔️ RG da criança (se já tiver),

✔️ Certidão de nascimento,

✔️ Carteira de vacinação,

✔️ Comprovante de residência atualizado.

Lembrando que outra documentação pode ser solicitada pelo centro de educação infantil (CEI), então cheque com a instituição, está bem?

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content