Matrícula Colégio Militar 2021 – Como fazer, Requisitos, Calendário, Prova

Colégios militares são bastante conhecidos no Brasil pelo diferencial dado não somente à educação, mas também no ensinar da vida a cada estudante.

É claro que as escolas militares são alvo de pais ou responsáveis que querem que os filhos aprendam mais sobre hierarquia e saiam de lá com uma educação totalmente diferente.

Por isso, é bem comum encontrarmos pessoas buscando informações sobre a Matrícula Colégio MIlitar 2021. Descubra aqui como fazer a inscrição!

Como funciona Matrícula Colégio Militar 2021?

Com milhares de alunos tentando as vagas abertas nos colégios militares, é interessante que você – se for um (a) desses candidatos – saiba como funciona o processo seletivo.

alunos de colégio militar enfileirados

Cada unidade militar possui uma quantidade de vagas ofertadas onde os alunos disputarão por meio de um concurso de admissão.

Ou seja, cada candidato irá se submeter a uma avaliação com duas opções de ingresso:

✔️ A primeira maneira é por meio de prova aplicada na data agendada,

✔️ A segunda é através do Amparo Regulamentar, isto é, que permite a oportunidade de ingresso em uma unidade militares aos dependentes (filhos) de militares.

Se você não possui pai ou mãe militar, saiba que a forma mais óbvia de ingressar em um colégio militar é realizando a prova.

Por ser caracterizado como um “concurso de admissão”, é essencial que você leia o edital da unidade em que você for prestar o exame, pois ali há informações gerais a respeito da prova, o cronograma sobre todas as etapas – incluindo quando sairá o resultado final.

Quem pode se inscrever?

jovens alunos de colégio militar

Além da questão da forma de ingresso, pais ou responsáveis e alunos devem entender que os seguintes critérios são levados em conta para decidir quem pode ou não se inscrever no colégio militar:

✔️ Ser brasileiro ou naturalizado com brasileiro,

✔️ Estudantes que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental no colégio militar,

✔️ Estudantes que irão ingressar ou irão concluir o 9º ano do Ensino Fundamental para ingressar ao 1º ano do Ensino Médio,

✔️ Idade mínima de 13 anos até a data da matrícula para o Ensino Fundamental,

✔️ Idade mínima de 18 anos completos até a data de Matrícula Colégio Militar 2021 para o Ensino Médio.

Outro critério é que o aluno não pode nunca ter sido expulso do colégio militar.

Como fazer Matrícula Colégio Militar 2021?

A inscrição para a Matrícula Colégio Militar 2021 pode ocorrer através da internet, no endereço que será disponibilizado pelo colégio militar de sua região.

alunos de colégio militar

Além disso, quem não possui acesso à internet em casa pode comparecer até a unidade de ensino e fazer a inscrição de maneira presencial.

Para a Matrícula Colégio Militar 2021 presencial, compareça aos horários de atendimento específicos da unidade com alguns documentos necessários, originais e cópia.

É preciso lembrar que a inscrição para a Matrícula Colégio Militar 2021 tem um custo de R$ 95,00 (o preço pode ou não sofrer alterações), sendo que o pagamento desta taxa confirma a presença do aluno na prova de seleção.

Em geral, as provas acontecem em outubro – fique de olho no edital de cada região, pois a data exata será informada nele, assim como o período de resultado das provas.

Como é a prova do Colégio Militar?

A prova de seleção é aplicada em 2 fases.

desfile de alunos de colégio militar

A primeira fase é composta por uma prova de matemática, onde os candidatos precisam acertar 70% das questões para seguir adiante na disputa.

A segunda (e última) fase envolve uma prova de língua portuguesa e uma redação.

Os candidatos com as maiores notas serão os selecionados como estudantes do Colégio Militar 2021.

E não para por aí: os estudantes aprovados precisam realizar testes de saúde e testes físicos. Se houver reprovação nesse momento, eles não serão alunos. Isso porque há treinamentos físicos juntamente com as aulas normais de uma escola, por isso quanto mais saúde e condicionamento físico, melhor.

Unidades Colégio Militar

Atualmente, o Brasil possui 13 colégios militares:

📍 Colégio Militar de Belém (CMBel),

📍 Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH),

📍 Colégio Militar de Brasília (CMB),

📍 Colégio MIlitar de Campo Grande (CMCG),

📍 Colégio Militar de Curitiba (CMC),

📍 Colégio Militar de Fortaleza (CMF),

📍 Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF),

📍 Colégio Militar de Manaus (CMM),

📍 Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA),

📍 Colégio Militar de Recife (CMR),

📍 Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ),

📍 Colégio Militar de Salvador (CMS),

📍 Colégio Militar de Santa Maria (CMSM).

A intenção do governo de Jair Bolsonaro é que se construa um colégio militar em todos os estados brasileiros.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content