Matrícula Colégio Militar 2020 Brasília: Como funciona? Veja aqui!

O Colégio Militar de Brasília (CMB) é uma das instituições mais prestigiadas do país que atende a Educação Básica, nos Ensinos Fundamental e Médio, sendo ministrada para os filhos de militares das três Forças Armadas e Forças Auxiliares do Brasil.

O Colégio Militar de Brasília também aceita estudantes provenientes do meio civil, mas é necessário ingressar de outra forma.

Descubra como o Colégio Militar de Brasília funciona, seus pré-requisitos, o calendário de matrícula, como realizar essa tarefa e a documentação necessária para 2020!

Como funciona Colégio Militar de Brasília 2020

Como funciona Colégio Militar de Brasília 2020

O Sistema Colégio Militar do Brasil possui 13 Colégios. No Brasil inteiro, há cerca de 14.500 alunos de ambos os sexos – destes, 3 mil estudantes estão no Colégio Militar de Brasília!

Basicamente, existem duas formas de ingresso no Colégio Militar de Brasília para o ano de 2020:

  • Amparo Regulamentar: para os dependentes de militares;
  • Concurso: para civis que não tenham militares na família.

A educação de qualidade oferecida pelo ensino militar está, portanto, disponível para qualquer jovem e adolescente.

Embora seja um funcionamento diferenciado de outras escolas para níveis Fundamental e Médio, o processo de matrícula para 2020 será tranquilo.

ESCOLAS PÚBLICAS DE BRASÍLIA 2020 → Inscreva-se aqui

Pré-requisitos Matrícula Colégio Militar Brasília 2020

Para ser capaz de realizar o concurso e tentar uma vaga e a consequente matrícula é necessário conhecer os pré-requisitos básicos que o Colégio Militar de Brasília provavelmente irá listar em 2020.

Em geral, os pré-requisitos são:

  • Ser brasileiro(a);
  • Ter concluído ou estar cursando: o 5° ano do Ensino Fundamental para os estudantes que queiram ingressar no 6° ano; o 9° ano do Ensino Fundamental para os estudantes que queiram ingressar no 1° ano do Ensino Médio;
  • Ter menos de 13 anos em 1° de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula – para o 6° ano do Ensino Fundamental;
  • Ter menos de 18 anos em 1° de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula – para o 1° ano do Ensino Médio;
  • Não ter sido excluído de forma disciplinar de qualquer outro Colégio Militar;
  • Possuir documento oficial de identificação com fotografia.

Lembrando que os pré-requisitos estarão disponíveis no edital do concurso.

Calendário Matrícula Colégio Militar Brasília 2020

O processo seletivo para o Colégio Militar de Brasília para o ano de 2020 possivelmente abrirá suas inscrições a partir do começo de agosto e pode ir até metade de setembro.

A inscrição é feita de maneira exclusiva pela internet no site oficial do CMB. O responsável pelo estudante (que é provavelmente de menor) tem a responsabilidade de preencher o cadastro com as informações.

No fim do cadastro, há a emissão do boleto de pagamento da taxa de inscrição (o valor fica em torno de R$95,00). A isenção pode ser feita pela internet ou na secretaria da unidade de ensino.

Todo o processo de seleção irá ser composto por quatro etapas:

  • Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório que se configura em provas de matemática e português.

A primeira prova acontece em um dia estipulado pela instituição. A partir dos resultados, somente os candidatos aprovados poderão dar seguimento para a próxima prova, também marcada para um dia específico.

  • Revisão médica e odontológica;
  • Comprovação dos requisitos biográficos.

Com todos esses passos, o estudante poderá fazer a matrícula no Colégio Militar de Brasília para o ano de 2020 em um período que, conforme os anos anteriores, ficou estabelecido a partir do primeiro dia útil do mês de janeiro e até um certo dia de fevereiro.

Como fazer Matrícula Colégio Militar de Brasília 2020?

A matrícula no Colégio Militar de Brasília para 2020 acontecerá em um período específico de janeiro a fevereiro.

Os estudantes classificados no concurso deverão comparecer à instituição munidos de seus documentos para comprovação.

Tenha em mente que é seu dever cumprir com as datas indicadas para a matrícula para 2020, assim como apresentar quaisquer documentos que forem solicitados.

Veja como se inscrever em outros Colégios Militares:

Documentos necessários Matrícula Colégio Militar Brasília 2020

Ao se dirigir à unidade do Colégio Militar de Brasília para fazer a matrícula de 2020, procure estar com alguns documentos seus em mãos que poderão ser úteis para que o processo seja realizado de forma rápida e eficiente.

Por exemplo:

  • Documento de identificação original com fotografia;
  • Comprovante de inscrição juntamente com o comprovante de pagamento da taxa;
  • Comprovante de residência (declaração assinada pelo responsável do estudante);
  • Registro escolar da antiga escola.

Se puder, faça cópia dos documentos para melhor atendimento.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content