Matricula Colégio Militar 2020 Porto Alegre: Como Funciona?

O Brasil possui treze colégios militares espalhados pelo país, e o de Porto Alegre é um deles. Por serem escolas muito tradicionais, que ensinam valores relacionados a hierarquia, respeito e disciplina, os pais costumam procurar por esses colégios para educação de seus filhos. Os Colégios Militares são mantidos pelas Forças Armadas Brasileiras.

Para 2020, o Colégio Militar de Porto Alegre oferece 35 vagas para o sexto ano do Ensino Fundamental e 5 vagas para o primeiro ano do Ensino Médio. Confira abaixo como proceder para fazer a matrícula.

Como funciona

Matricula Colégio Militar 2020 Porto Alegre: Como Funciona?

As vagas dos colégios militares não são apenas destinadas aos filhos de militares. Para entrar, é possível também participar do processo seletivo que consiste em duas fases. A primeira etapa é uma prova de Matemática e a segunda, de Português. Além da participação no processo seletivo, é possível realizar a transferência de outros colégios militares para o Colégio Militar de Porto Alegre e também ser indicado por pais militares.

Caso o aluno necessite de condições específicas para realizar os exames, o responsável legal deve apresentar o atestado médico indicando quais as necessidades e quais atendimentos devem ser prestados ao candidato logo no momento da inscrição.

ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO ALEGRE 2020 → Inscreva-se aqui

Pré requisitos

Para se inscrever no processo seletivo os requisitos exigidos pelo colégio militar são:

 

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Estar cursando ou terem completado o 5º ano do Ensino Fundamental para que possam iniciar os estudos no ano seguinte no Colégio Militar;
  • Estar cursando ou terem concluído o 9º ano do Ensino Fundamental para cursar o Ensino Médio em 2020;
  • Ter entre 10 e 13 anos de idade para ingressar no Ensino Fundamental;
  • Ter entre 14 e 18 anos de idade para ingressar no Ensino Médio;
  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
  • Ter realizado o pagamento da taxa de inscrição, se não estiver
    isento;
  • Ser portador de documento oficial de comprovação de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); e,
  • Ser portador de documento oficial de identificação com foto recente com no máximo 2 anos de expedição.

Calendário

Infelizmente, a data limite para inscrição no processo seletivo para 2020 já foi encerrado em 23 de agosto de 2019. A prova será realizada em 22 setembro de 2019.

Como fazer

As inscrições podem ser feitas pela internet, através do link https://corporativo.thomasgreg.com.br/ConcursoColegioMilitar2020/CMPA/UserInterfaces/Index/pgnIndex.aspx.

Há também a opção de se inscrever pessoalmente junto à Comissão de Inscrição. Os candidatos que apresentam alguma deficiência física, devem obrigatoriamente fazer a inscrição pessoalmente portando os documentos necessários. A inscrição fica válida somente para o ano da inscrição.

O Concurso de Admissão (CA) é realizado na mesma data para todos os Colégios Militares e as etapas são:

  1. Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos;
  2. Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório; e
  3. Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

O responsável legal deve estar ciente de que o aluno cumpre os requisitos exigidos para submissão no concurso de admissão no ato da inscrição. Se o aluno for eliminado em função do descumprimento dos requisitos, a taxa de inscrição não pode ser ressarcida.

A taxa de inscrição é de R$95,00, mas é possível solicitar a isenção do pagamento. O responsável legal que comprovar carência socioeconômica através da apresentação de documento que ateste sua inscrição em programa social do governo, como declarado pelo Decreto 6.135/26 de junho de 2007, fica isento do pagamento da taxa. Caso contrário, boleto deve ser impresso pelo site e pago.

O Manual do Candidato também deve ser impresso pelo site e lido com atenção antes da realização da prova. Além disso, Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) também deve ser impresso e apresentado no dia da prova.

Veja como se inscrever em outros Colégios Militares:

Matrícula colégio militar Porto Alegre 2020

Apenas os candidatos aprovados no processo seletivo poderão se matricular no Colégio Militar de Porto Alegre em 2020. Pelo site da inscrição é possível conferir os resultados no portal do candidato.

Se você perdeu o prazo de inscrição, fique atento às datas no próximo ano. Em geral, o período de inscrição ocorre entre julho e agosto de cada ano. 

Se mesmo após a leitura cuidadosa do manual do candidato ainda houverem dúvidas quanto ao Concurso de Admissão, estão disponíveis o e-mail ([email protected]) e o telefone 3191-6075 para contato. 

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content