Matricula Colégio Militar 2020 Recife: Como Funciona?

O Brasil possui treze colégios militares que são referência nacional pela sua qualidade de ensino e infraestrutura. E o Colégio Militar de Recife não é diferente. Com 60 anos desde sua fundação, o colégio é líder em qualidade de ensino no estado de Pernambuco.

O Colégio Militar de Recife possui 5 laboratórios, quadras poliesportivas e teatro que oferecem atividades além do tradicional. Para 2020, são ofertadas 30 vagas para o sexto ano do Ensino Fundamental e 5 vagas para o primeiro ano do Ensino Médio. Confira abaixo como realizar a inscrição e se matricular no Colégio Militar de Recife em 2020.

Como funciona?

Matricula Colégio Militar 2020 Recife: Como Funciona?

Ao contrário do que muitos imaginam, as vagas dos Colégios Militares não são apenas para filhos de militares. No entanto, todas as formas de ingresso exigem requisitos a serem cumpridos. Dentre as formas de ingresso, estão:

  • Participar de um processo seletivo, caso o aluno não seja filho de militares;
  • Através da transferência entre colégios militares;
  • Indicação de novos estudantes por pais militares.

ESCOLAS PÚBLICAS DE SALVADOR 2020 → Inscreva-se aqui

Pré requisitos

Dentre os requisitos para o ingresso no colégio militar, estão:

  • Os estudantes dever ter nacionalidade brasileira;
  • Os estudantes que queiram cursar o Ensino Fundamental II devem estar cursando ou terem completado o 5º ano do Ensino Fundamental para que possam iniciar os estudos no ano seguinte no Colégio Militar;
  • Os estudantes que queiram cursar o Ensino Médio no colégio militar devem estar cursando ou terem concluído o 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Para ingressar no Ensino Fundamental os estudantes devem ter entre 10 e 13 anos de idade;
  • Para ingressar no Ensino Médio os estudantes devem ter entre 14 e 18 anos de idade;
  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
  • Ter feito o pagamento da taxa de inscrição, se não estiver
    isento;
  • Ser portador de documento oficial de comprovação de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); e,
  • Ser portador de documento oficial de identificação com foto recente com no máximo 2 anos de expedição.

Calendário

Infelizmente, o período de inscrição para participar do Concurso de Admissão já expirou. O prazo era entre 22 de julho e 23 de agosto de 2019.

Como fazer

As inscrições são de responsabilidade de cada colégio militar. Para o Colégio Militar de Recife, acesse o link https://corporativo.thomasgreg.com.br/ConcursoColegioMilitar2020/CMR/UserInterfaces/Index/pgnIndex.aspx.

É possível também realizar a inscrição presencialmente junto à Comissão de Inscrição do CA. A inscrição de portadores de deficiências deve ser feita obrigatoriamente de forma presencial e portado das documentações médicas necessárias.

O concurso de Admissão (CA) é realizado todo ano na mesma data para todos os Colégios Militares. As etapas são:

  1. Exame Intelectual (EI), que possui caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos;
  2. Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório;
  3. Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

Ao solicitar a inscrição do estudante, o responsável legal deve estar ciente de que o aluno cumpre os requisitos exigidos para submissão no concurso de admissão. Caso contrário, se o aluno for eliminado, a taxa de inscrição não pode ser ressarcida. A inscrição fica válida somente para o ano da inscrição.

No site do Colégio Militar de Recife, é possível realizar a impressão do boleto para pagamento da inscrição. A taxa de inscrição é de R$95,00, mas é possível solicitar a isenção do pagamento. Estará dispensado do pagamento da taxa o responsável legal que comprovar carência socioeconômica através da apresentação de documento que ateste sua inscrição em programa social do governo, como declarado pelo Decreto 6.135/26 de junho de 2007.

O Manual do Candidato também deve ser impresso e lido com atenção antes da realização da prova. Além disso, o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) também deve ser impresso.

Veja como se inscrever em outros Colégios Militares:

Provas

As provas do Concurso de Admissão ocorrem dia 22 de setembro de 2019 e abrangem os conteúdos de Matemática e Português. A prova de matemática contém questões objetivas e de múltipla escolha, e duração total é de três horas. Essa prova é de caráter eliminatório, ou seja, para poder realizar a prova de português é necessário ter sido aprovado em matemática.

A prova de português é composta por questões objetivas e uma prova de produção textual, com duração máxima de 3 horas. A redação corresponde a 30% da nota em língua portuguesa.

Matrícula 2020

Somente poderão realizar a matrícula no Colégio Militar de Recife em 2020 os candidatos que forem aprovados em todas as provas. Os resultados podem ser vistos no portal do candidato, no site em que foi feita a inscrição. 

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content