Matrícula Colégio Militar 2020 Salvador: Como Funciona? Veja aqui!

As escolas militares são conhecidas por sua educação rígida e alta disciplina. São muitos candidatos a matrícula Colégio Militar 2020 Salvador. Se você ou seu filho quer ingressar nesse modelo de ensino, é necessário atentar-se aos prazos e a burocracia exigida.

Aqui neste texto você saberá como funciona a matrícula no Colégio Militar Salvador (CMS) e, como efetuá-la. Confira:

Colégio Militar 2020 Salvador

Colégio Militar 2020 Salvador

Os colégios militares são muito procurados, possuindo ao todo cerca de 20 mil candidatos participando da inscrição. No Brasil, existem apenas 13 Colégios Militares e, um deles está em Salvador.

Anualmente são abertas as vagas para que os alunos possam tentar ingressar e concluir seus estudos em uma escola militar. E, há duas formas de ingressar:

  • Através do concurso anual;
  • Ser filho de pais militares.

Anualmente abrem-se vagas para alunos que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental e alunos que vão para o 1º ano do Ensino Médio. As provas acontecem sempre na metade do ano anterior. Ou seja, quem pretende ingressar em 2020, deverá fazer a prova na metade do ano de 2019.

No caso de pais militares, os mesmos deverão realizar a solicitação de entrada do filho no Colégio Militar. Também é necessário realizar a inscrição.

>> Veja aqui como fazer a matrícula escolar em Salvador <<

Como ingressar no Colégio Militar Salvador

Basicamente, o concurso para ingressar em qualquer Colégio Militar é dividido em 3 etapas:

  1. Exame Intelectual (EI), ou seja, a prova, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório;
  3. Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

Para ingressar no Colégio Militar Salvador 2020, os alunos deverão realizar uma prova. Portanto, deve-se fazer a inscrição o quanto antes para não perder os prazos. É importante frisar que cada instituição poderá ter um sistema de seleção único.

A prova para ingressar no Colégio Militar Salvador 2020 é composta de 2 fases e, para participar é necessário pagar uma taxa de inscrição, que gira em torno de R$95,00.

Na primeira fase, o candidato deverá acertar ao menos 70% das questões, que são de matemática. Na segunda fase a prova envolve língua portuguesa e uma redação. Essa última etapa os alunos são classificados por nota e, quem tiver a maior nota, ganha uma vaga.

Contudo, além das duas provas, há ainda uma avaliação de saúde e testes físicos. Afinal, é um colégio militar. O aluno que não passar nesses testes, são desclassificados.

Como fazer a matrícula Colégio Militar 2020 Salvador

A matrícula Colégio Militar 2020 Salvador é realizada através da internet. Sendo assim, não é necessário dirigir-se até a unidade. Essa etapa é bem semelhante as matrículas de outras escolas tradicionais, onde os pais realizam a pré-matrícula online e, após a aprovação vão até a escola para finalizar o processo.

Para se inscrever, acesse o site do CMS dentro do período de inscrições. É importante ficar atento aos prazos e consultar o edital com regularidade antes e depois da sua inscrição. Somente assim ficará por dentro das atualizações e novas informações. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site: http://cms.idib.org.br/;
  • Clique no concurso desejado;
    Como fazer a matrícula Colégio Militar 2020 Salvador
  • Clique em “Área para candidatos”;
  • Clique em “Candidato não cadastrado”;
  • Preencha o formulário de inscrição;
  • Gere o boleto e faça o pagamento.

É importante salientar que o número de vagas é reduzido e, são para alunos ingressantes no 6º ano do Ensino Fundamental e para o 1º ano do Ensino Médio.

Para maiores informações ou tirar alguma dúvida, use o e-mail [email protected]

Posteriormente, para ver o resultado, o candidato deverá acessar a mesma página. Porém, ao abrir as informações do concurso Colégio Militar Salvador, deve clicar em “Área para candidatos”. Digite seu CPF e senha e clique em “Avançar”.

Caso ainda não tenha criado uma senha, clique em “Área para candidatos” e em seguida em “Criar nova senha” para cadastrar uma.

Pré-requisitos: quem pode fazer?

Para realizar a inscrição para o concurso Colégio Militar 2020, o candidato deverá:

  • Ser brasileiro;
  • Ter concluído ou estar cursando: o 5º ano do Ensino Fundamental (para quem irá ingressar no 6º ano); o 9º ano do Ensino Fundamental (para quem irá ingressar no 1º ano do Ensino Médio);
  • Se enquadrar nos limites de idade: para quem irá ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental: ter entre 10 e 13 anos no ano da matrícula; para quem irá ingressar no 1º ano do Ensino Médio: ter entre 14 e 18 anos no ano da matrícula;
  • Não ter sido expulso de outro Colégio Militar;
  • Ter CPF e documento oficial de comprovação;
  • Ter RG com no máximo 2 anos de expedição.

Veja como se inscrever em outros Colégios Militares:

Calendário: prazos

Para quem pretende ingressar em 2020:

  • Período de inscrição de 22/07/2019 até 23/08/2019;
  • Prova em 22/09/2019.

Para os próximos anos, estima-se que as datas de inscrição e prova sejam dentro dos mesmos meses.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content