Matrícula Curitiba 2020: instituição privadas, colégios, creches

Todos os anos são realizadas novas matrículas em todas as cidades e estados brasileiros. É importante ficar atento a data das inscrições e matrículas específicas, sejam elas de creches, escolas, universidades, instituições de ensino e muito mais.

Ficar atento as questões mais importantes relacionadas a matrícula do local que deseja é o primeiro passo para que o procedimento de inscrição seja realizado com sucesso, dessa forma, é importante prestar atenção nos primeiros passos e tudo que é requerido.

Quer saber mais sobre essas datas, o que você deve ficar atento e muito mais? Veja aqui informações completas sobre as matrículas de Curitiba, como funcionam e quais são as mais disputadas nessa região.

Cronograma Matrícula Curitiba 2020

Cronograma Matrícula Curitiba 2020

Universidades e instituições de ensino superior

Se você tem interesse em uma matrícula específica de ensino superior ou outros, é importante ficar atento a data de abertura da própria instituição, somente desse modo você poderá saber mais e não perder o prazo determinado.

Veja abaixo quais são os prazos mais comuns de matrícula ou inscrição das maiores universidades e instituições de Curitiba, caso seja do seu interesse. Lembre-se que as datas podem ser alteradas conforme o calendário anual:

  • UFPR: 12 de agosto até 10 de setembro;
  • PUCPR: ainda não há previsão da abertura das inscrições;
  • IFPR: 24 de junho até 14 de agosto;
  • UP: inscrições até 17 de julho.

Para saber sobre as outras instituições e quando estarão abertas as datas, é importante ficar atento ao site oficial do local ou por meio das redes sociais, desse modo, você terá menos riscos de perder a matrícula.

Existem várias instituições de ensino superior e aplicado em Curitiba que informam em seus canais oficiais mais sobre o assunto, procure mais sobre e entender melhor o procedimento específico.

MATRÍCULAS ABERTAS: Colégio Militar de Curitiba 2020 (Inscreva-se Aqui)

Escolas e creches

Quer saber mais sobre as datas de creches e escolas de Curitiba e sua data de matrícula? Geralmente elas costumam acontecer entre 23 de dezembro do ano anterior até o início de fevereiro do ano seguinte.

Como acontece o planejamento das matrículas escolares?

Cronograma Matrícula Curitiba 2020

Segundo a legislação, fica a critério das Coordenarias Regionais de Educação, as Unidades Escolares ou o Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, basta observar os seguintes critérios:

  • Prioridade da utilização das salas de aula com tamanho padrão de atendimento;
  • Preservar o espaço da sala de leitura/laboratórios de informática, salas de artes, laboratórios e outros tipos que atendem ao Ensino Fundamental;
  • Utilizar salas com metragem menor do que 25m² quando o prédio for adaptador e não existirem escolas próximas para receber os alunos.

Se já sou matriculado, preciso refazer a matrícula 2020?

Não é necessário, as crianças que já estão matriculadas no ano anterior estarão matriculadas automaticamente para o ano seguinte. Isso só acontece se acontece a transferência dos estudantes para outros locais.

Matrícula Online: Como funciona?

A matrícula online surgiu para facilitar a vida dos usuários dos serviços públicos ou privados de Curitiba, tudo isso quando a internet chegou a nossa vida. A matrícula online pode ser executada por meio dos portais online específicos de cada instituição.

Ou seja, é lá que você saber mais sobre data de matrícula, quais são os documentos necessários para realizar a respectiva inscrição, quais são os cuidados necessários para não perder a vaga, como o processo pode ser facilitado e muito mais.

Então, se você está de olho em uma vaga ou uma matrícula muito específica, acompanhar o portal de informações oficial dessa instituição pode ser uma boa ideia, da qual você tem informações em primeira mão o quanto antes desejar.

Quais são os documentos necessários?

Cronograma Matrícula Curitiba 2020

Os documentos são a parte mais importante no momento de realizar uma matrícula em algum colégio, instituição ou outro local de ensino, por isso, é sempre importante saber quais são os requisitados, somente assim você vai garantir a sua vaga nesse local desejado.

Geralmente os documentos que são comumente requeridos são:

  • A pré-matrícula realizada primeiramente online;
  • Histórico escolar;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de vacinação;
  • 2 fotos de 3×4.

É necessário levar essa documentação original e com a cópia para arquivo local. Por isso, fique atento a documentação, prazo e outras questões importantes do local que deseja realizar a matrícula, desse modo, você não precisa perder a viagem até realizar a inscrição desejada.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Um comentário

Deixe seu Comentário

WebGo Content