Matrícula Digital 2020 – Passo a Passo de como fazer na sua cidade!

O sistema de matrícula digital é o método oficial da Secretaria da Educação do Governo do Brasil para realizar o cadastramento de pais e alunos na rede pública do ensino. É por meio desse sistema online, muitas vezes também chamado de Matrícula Fácil, que os pais podem fazer a inscrição de seus filhos do ensino fundamental ao ensino médio.

Em 2020 o sistema de Matrícula Digital inicia em 28 de outubro e vai até o início do ano letivo. Durante o período de inscrição os pais de alunos podem escolar as escolas do sistema que deseja estudar para realização da matrícula ou pedir a transferência de alunos.

Para fazer a inscrição basta acessar ao sistema e seguir o passo a passo do cadastramento escolar para a cidade do residente, tudo isso sem precisar enfrentar filas de espera nas prefeituras ou unidades da Secretaria da Educação. Feito a pré-matrícula basta aguardar o resultado para saber onde o seu filho irá estudar em 2020.

Como fazer a matrícula Digital em 2020

Primeiramente é preciso se cadastrar no programa Matrícula Fácil para conseguir acessar ao sistema digital dos municípios. Para fazer isso basta conferir o passo a passo completo no nosso conteúdo sobre o Matrícula Fácil. 

Infelizmente, ainda não são todos os lugares do Brasil que possuem essa praticidade.O ideal é que os pais e alunos consultem o site da Secretaria da Educação do seu estado para ver se existe essa possibilidade de agilizar as coisas online.

Clique na cidade onde reside no menu, abaixo, para ver o passo a passo do cadastramento escolar e calendário do ano letivo previsto para o estado onde você mora. O tutorial irá te guiar até

Alguns estados já estão divulgando para todos os estudantes essa nova forma de se matricular, alguns deles são:

Mato Grosso

Santa Catarina

Bahia

Minas Gerais

Goiás

Rio de Janeiro

São Paulo 

Pernambuco

Sergipe

Piauí

Paraíba

Mato Grosso do Sul

Alagoas

Maranhão

Amazonas

Ceará

Pará

Brasília

Rio Grande do Sul

Paraná

Outros estados já estão trabalhando para disponibilizar a matricula digital e facilitar a vida de toda a população estudantil, bem como suas famílias.

Em linhas gerais, a realização da matrícula exige somente completar um formulário com documentos pessoais dos pais e do aluno. Após, deve-se escolher a instituição de ensino pretendida. Passado o período de inscrição basta levar a documentação exigida na escola para completar a matrícula e dar início de vez ao ano letivo de 2020.

Documentos necessários

Documentos para matrículaO processo ainda não é feito 100% online, por isso, no momento da matricula digital não é necessário enviar nenhuma documentação anexada, basta preencher os dados corretamente.

No momento da concretização do processo, que se dá pessoalmente na instituição de ensino, é necessário apresentar os documentos. Nesse caso, serão necessários:

  • Documentos de identificação do aluno e também dos pais ou responsáveis legais ( Cópia e originais). Se ainda o estudante não tiver RG, pode levar certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência, deve ter no máximo 3 meses. São aceitos contas de água, luz, contrato de aluguel, IPTU, conta de telefone, conta de cartão de crédito;
  • Histórico escolar ( dependendo da série e se for aluno novo);

Vale lembrar que poderão ser solicitados documentos opcionais de acordo com as exigências de cada estado.

Documentação para comprovação da matrícula na escola

  • Pré RequisitosNúmero de Inscrição;
  • Original e cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia da caderneta de vacinação para os anos iniciais do ensino fundamental (Lei 13.770 de 13.05.2009);
  • Cópia do Comprovante do tipo sanguíneo e Fator RH (Lei 15.058 de 03.09.2013);
  • Documento Original de transferência (para os que estiverem sendo transferidos);
  • Cópia do Comprovante de residência atualizado com o CEP;
  • 01 foto 3X4 recente.

Período de inscrição

O período de inscrição muda conforme o estado, por isso, é preciso estar de olho nas vagas enas quantidades identificadas.

Lista de Espera

A lista de espera é aplicada quando há muitas inscrições para aquela unidade de ensino. A confirmação se conseguirá ter uma vaga na rede deve ser divulgada até o início do ano letivo e poderá ser conferida via consulta no site da Matrícula Digital 2020.

No site é possível navegar para saber quais são as vagas disponíveis para matrícula e as escolas participantes, suas respectivas vagas e quantidades.

Como usar o sistema de Matrícula Fácil Digital 2020?

Para reduzir a burocracia documental e também o deslocamento das pessoas, muitas escolas, sobretudo as públicas estão realizando o cadastro dos interessados pela internet.

O mecanismo funciona como se fosse uma pré matricula, com isso, após os pais ou alunos demonstrarem interesse em estudar naquela instituição, os mesmos são chamados para apresentar a documentação e efetivar o pedido de matricula dentro de um determinado período.

Essa simples ação reduziu as filas e também, ajudou muitas instituições de ensino se organizarem melhor com relação ao cadastro de novos alunos e rematriculas.

Tanto instituições privadas, como as públicas, estão investindo nesse método de trabalho.

Para conseguir realizar a matricula e demais consultas online, é necessário se cadastrar no site ou no aplicativo que cada estado desenvolveu para os seus estudantes.

Todas as informações que os estudantes e os pais precisarem para acompanhar a vida escolar estão nos aplicativos ou sites criados pelos estados. Veja os serviços disponíveis:

Para os Pais

  • Pré matrícula de alunos novos;
  • Pedido de transferência de alunos já cadastrados;
  • Solicitação de novas vagas em creches, ensino fundamental e ensino médio;
  • Programação de atividades escolares;
  • Acompanhamento de pedidos de matrícula e transferências;
  • Escolas cadastradas no sistema (estaduais e municipais);
  • Acompanhar sua inscrição na rede pública;
  • Acompanhar o desenvolvimento do aluno como avisos, boletim e ocorrências;
  • Inscrição para o EJA (Educação de Jovens Adultos);
  • Consulta por região de todas as escolas do ensino estadual;
  • Consulta de vagas e editais de concursos para a rede púnblica de ensino;
  • Base Curricular Comum adotada pelas escolas;
  • Espaço para tirar dúvidas.

Matrícula Fácil 2020

Para professores e profissionais da rede pública

  • Cadastramento de notas, avisos e outros;
  • Acompanhamento de notificações da escola;
  • Acompanhamento de editais de concursos e novas vagas;
  • Consultar designação de aulas e calendário acadêmico.

As informações adicionais se diferem conforme o estado e são de grande ajuda para que os estudantes sejam mais assistidos pelas famílias.

Tipos de Matrícula

Para conseguir fazer a matrícula usando o sistema são aceitos os seguintes casos:

  • Matrícula de renovação: alunos já matriculados no ano anterior e que querem somente fazer a renovação do contrato com a escola;
  • Inscrição de continuidade: alunos matriculados até 2018 numa escola que não oferta o curso ou série de continuidade e, portanto, será preciso fazer transferência para outra unidade de ensino;
  • Matrícula de recepção ou transferência: alunos matriculados até 2018 que queiram fazer transferência para outra unidade de ensino;

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content