Matrícula EJA 2021: Como funciona, como fazer, datas e informações

O projeto EJA (Ensino de Jovens e Adultos) é destinado a toda e qualquer pessoa que por razões adversas precisou interromper ou abandonar de vez os estudos, possibilitado a essa pessoa o retorno à sala de aula para conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A seguir, veja como fazer Matrícula EJA 2021!

Como funciona o EJA 2021?

eja

O EJA é uma iniciativa que partiu do MEC (Ministério da Educação) como uma forma de reinserir os brasileiros que abandonaram a vida escolar, servindo como uma alternativa para aqueles que precisam conciliar tempo de trabalho e escola, ou que encontram-se desempregados e querem se adequar à competitividade do mercado de trabalho com a conclusão do Ensino Médio.

Assim sendo, são oferecidas diversas vagas para aqueles interessados em conseguir o tão sonhado diploma na busca de melhores oportunidades,.

O EJA está disponível em grande parte dos Estados e Municípios, estando a quantidade de vagas diretamente relacionada à infraestrutura de cada unidade participante, ou seja, o número de vagas é limitado pelo número de turmas/salas disponíveis e corpo docente de professores capacitados para lecionar em sala.

Existe um limite mínimo de idade para todos interessados em realizar a matrícula no EJA, para cada respectiva modalidade do programa:

🔶 Para ingresso no ensino fundamental: é necessário possuir acima de 15 anos,

🔶 Para ingresso no ensino médio: é necessário possuir acima de 18 anos.

A idade mínima é o único requisito para aderir ao EJA, por isso não se aplica qualquer limite máximo de idade, bastando apenas a vontade em aprender e se aperfeiçoar.

Como fazer matrícula no EJA 2021?

Para realizar as inscrições do EJA 2021 é preciso que o interessado compareça à escola que oferece a modalidade de ensino, sendo necessário que os menores de 18 anos estejam acompanhados de um responsável maior de idade.

alunos eja

Além disso, tanto para a matrícula quanto rematrícula, o interessado deverá comparecer ao local portando a documentação necessária, manifestando interesse em qual série deseja ingressar.

São necessários alguns documentos pessoais para confirmar o procedimento de Matrícula EJA 2021:

✔️ Documento de identificação com foto (RG ou CNH),

✔️ CPF do aluno ou responsável no caso de menor de idade,

✔️ Comprovante de endereço,

✔️ Certidão de Nascimento,

✔️ Histórico Escolar,

✔️ Carteira de Trabalho.

As aulas ocorrem no período noturno de forma a não colidir com o horário de trabalho dos alunos que trabalham durante o periodo diurno.

Datas Inscrição do EJA 2021

As datas costumam seguir um calendário específico do município ou do estado dependendo do tipo de instituição.

alunos eja em sala de aula

Ou seja, para realizar a Matrícula EJA 2021, fique atento e consulte a instituição de ensino que deseja ingressar.

Tendo em vista que a conclusão de cada série se dá de forma semestral, a inscrição também ocorre semestralmente, durante dois períodos do ano:

🔶 1º Período de Inscrições: janeiro a fevereiro,

🔶 2º Período de Inscrições: junho a julho.

A modalidade EJA permite ao aluno cursar duas séries de ensino em 1 (um) ano letivo, por exemplo: o ensino médio que é composto de 3 anos no total pode ser concluído em 1 ano e meio se o aluno estiver em dia com o currículo de ensino e frequentar as aulas regularmente.

Matérias do EJA

Seguindo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), todas as matérias disponíveis na grade curricular do EJA seguem os padrões do ensino convencional.

adulto estudando

Aos alunos do Ensino Fundamental são ofertadas as matérias de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes e Inglês.

Já para os alunos do Ensino Médio são oferecidas aulas de Língua Portugues, Matemática, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Artes e Inglês.

Todo conteúdo é programado para ser ministrado se adequando à carga horária em módulos de 6 (seis) meses para conclusão de cada série.

Certificado do EJA

O diploma obtido por meio da conclusão do Ensino de Jovens e Adultos possui a mesma finalidade de um certificado adquirido por meio do Ensino Regular, ou seja, servirá como comprovante do seu nível escolar e poderá servir também para a continuação de seus estudos, caso pretenda ingressar em uma instituição de ensino superior, prestar vestibulares ou concorrer a cargos em concurso públicos.

Não perca sua chance de conquistar melhores oportunidades e faça logo sua inscrição no EJA.

Para mais informações, você pode acessar o site do EJA do seu estado.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content