Matrícula Natal 2020 → Inscrição, Calendário e Documentos

Com o intuito de otimizar a gestão escolar e ajudar os pais, é possível realizar a Matrícula Natal 2020 através da internet. O processo é bem simples e, basta um computador ou celular com conexão para realizar a pré-matrícula para mais um ano letivo. Esse passo, além de economizar tempo, garante a vaga para o ensino infantil, fundamental e também o EJA nas escolas de Natal.

Desde 2019, as matrículas da rede de ensino em Natal só são realizadas através da internet. Com isso, os pais não precisam enfrentar filas ou ainda percorrer escola por escola atrás de vagas, basta acessar o site oficial da matrícula online. Essa inovação permite à Secretaria da Educação mais controle sobre as vagas disponíveis e também sobre o histórico escolar de cada aluno.

Entenda melhor como funciona e saiba onde e como fazer a matrícula escolar:

Matrícula Escolar Natal 2020: como funciona?

Matrícula Escolar Natal 2020: como funciona?

Todas as matrículas serão feitas online, o que significa centralizar a informação de todos os alunos em um só lugar. Para os pais, o processo também otimiza o tempo, já que verá se há vagas disponíveis sem precisar sair de casa.

Além disso, a mesma plataforma será utilizada para que os professores lancem as notas dos alunos. Com isso, com apenas um login os pais podem conferir tanto a nota quanto a frequência. Consequentemente, o histórico do aluno ficará disponível em apenas um lugar e no formato digital.

Natal só aceitará matrículas realizadas pela internet e, para quem não possui acesso, poderá ir até a Secretaria da Educação e usar a Central de Matrículas. Dessa forma, todos os alunos irão possuir as mesmas chances de conseguir uma vaga na escola que deseja.

A matrícula online Natal 2020 funcionará da seguinte forma: através do site, o aluno ou o pai/responsável deverá preencher os dados solicitados e indicar até cinco escolas, sendo três obrigatórias. Como critério, o aluno poderá usar a distância entre sua residência ou ainda se já tem irmãos estudando naquela escola.

Feito isso, aguarde a confirmação da instituição onde conseguiu a vaga. Após a confirmação, o estudante tem um prazo de 4 dias úteis para ir até essa escola com todos os documentos em mãos para formalizar a matrícula. Caso contrário, perde a vaga e a mesma será destinada para as vagas remanescentes.

Quem pode fazer a matrícula escolar Natal?

A matrícula online Natal pode ser feita pelo aluno ou pelos pais ou responsáveis. É válido para estudantes novatos e transferências. As transferências podem ser de origem particular, estadual, federal ou ainda de outros municípios. Quem não for trocar de escola, não precisa realizar o processo de matrícula, pois já tem a vaga garantindo na mesma escola.

Contudo, é importante frisar que a formalização da matrícula deve ser feita pelo adulto responsável pelo menor de 18 anos, na escola onde o estudante irá frequentar as aulas.

Como fazer a matrícula escolar Natal 2020?

Assim como todos os serviços prestados via internet, a matrícula online Natal 2020 é bem simples para fazer. Comece acessando o site oficial: https://natal.rn.gov.br/sme/matriculaonline/.

No site será possível visualizar as escolas e seus respectivos endereços, visualizar as dúvidas mais comuns, acompanhar a pré-matrícula e ainda conferir o calendário com todas as datas referentes a matrícula 2020.

É importante estar atento às datas, disponíveis no calendário, pois cada nível de educação tem um período específico. A matrícula online é realizada até o 9º ano de Ensino Fundamental, além do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Para prosseguir, será preciso criar um login utilizando seus dados. Posteriormente, esse login será usado para acompanhar sua solicitação de pré-matrícula, consultar boletim, a frequência e outros dados importantes sobre a vida escolar do estudante.

Documentos necessários para a matrícula

Para realizar a pré-matrícula Natal 2020 online e, posteriormente a confirmação da matrícula na instituição, o aluno, pai ou responsável deverá ter em mãos os seguintes documentos:

 

  • Certidão de Nascimento da criança;
  • CPF do estudante;
  • CPF do responsável legal;
  • Carteira de Identidade do responsável legal;
  • Cartão do Bolsa Família (se for o caso);
  • Comprovante de residência;
  • Número de telefone de contato.

O sistema irá solicitar alguns dados, que devem ser informados corretamente. Ao ir confirmar a matrícula na instituição, lá será necessário apresentar os documentos originais para que os dados sejam confirmados e a matrícula efetivada.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content