Matrícula Fácil 2020: Como Funciona? Veja Aqui!

Matrícula Fácil é o nome de um portal utilizado por todos os pais interessados em matricular seus filhos em determinada escola do município em que residem. Assim, é uma forma mais rápida e tranquila para auxiliar os pais sobre as disponibilidades e na menor burocracia.

Entenda como funciona o Matrícula Fácil 2020, quais são os pré-requisitos, o calendário, como fazer a matrícula e a documentação necessária.

Como funciona o Matrícula Fácil 2020?

O Matrícula Fácil 2020 é um reforço decorrente da tecnologia que diminui toda a parte burocrática onde os pais necessitavam correr para as escolas e permanecer em filas de longas horas para conseguir aquela tão sonhada vaga em uma escola.

Ao invés disso, todo o processo é feito pela internet, sem precisar sair de casa.

Disponível em quase todos os estados brasileiros, o Matrícula Fácil 2020 vem sendo cada vez mais procurado e se tornando mais popular – muitas pessoas ainda não conhecem essa opção. Conforme ele vai se expandindo, esse panorama irá mudar, com certeza.
Como funciona o Matrícula Fácil 2020?
Pelo portal, os responsáveis realizam um cadastro onde está declarando interesse por uma vaga em determinada escola. Quando esta vaga fica disponibilizada, dentro do período de inscrições, ela será distribuída.

Ou seja, a inscrição pela Matrícula Fácil 2020 será como uma lista de espera – cada cadastro de aluno será distribuído, em quantidade exata pelas vagas disponíveis em cada série, para as escolas do estado.

Além da seleção da escola de preferência do aluno e dos pais, é possível colocar outras opções de ensino – caso a primeira escola não tenha vagas suficientes, o aluno entrará na outra alternativa escolhida na inscrição.

Pré-requisitos Matrícula Fácil 2020

O uso do Matrícula Fácil 2020 é principalmente voltado para a matrícula de alunos que estarão fazendo parte do Ensino Fundamental, afinal a quantidade de estudantes que precisam de matrícula é sempre bem superior às demais modalidade.

No entanto, o Matrícula Fácil 2020 se encaixa para casos de:

  • Matrícula de Renovação, isto é, são alunos já matriculados no ano anterior, mas que precisam ter a matrícula renovada para dar continuidade aos estudos na mesma escola;
  • Matrícula de Continuidade, onde determinado aluno que estava matriculado no ano anterior não tem mais a oferta de seu curso ou série para 2020 e precisa de encaminhamento para outra escola para dar continuidade aos seus estudos;
  • Matrícula de Recepção, que se configura para um aluno que também não tem mais em sua escola a oferta de curso ou série para 2020 e tem seu encaminhamento, através de uma forma colaborativa entre o Estado e o Município, para uma escola destino que a possua, dando continuidade aos seus estudos;
  • Transferência por interesse próprio, ou seja, para alunos que já estão matriculados em outra escola, porém intencionam por seu próprio interesse, transferir-se para outra escola em 2020.

A definição desse tipo de matrícula é realizada no ato de inscrição no Matrícula Fácil 2020.

Calendário Matrícula Fácil 2020

Cada estado pode estipular uma data distinta, porém é consenso que os processos de inscrição por meio do Matrícula Fácil 2020 ocorram no mês de janeiro, como sempre aconteceu.

É recomendável que os pais sempre acompanhem o portal Matrícula Fácil 2020 de seu estado para possíveis alterações de datas ou notícias pertinentes ao assunto.

Geralmente, são quase duas semanas de prazo para inscrição.

Como se inscrever Matrícula Fácil 2020?

Feitas de maneira única através do portal Matrícula Fácil 2020 de seu estado, tudo o que você precisa fazer é acessar o site oficial do mesmo e realizar alguns passos simples.

Procure na página inicial do Matrícula Fácil 2020 do seu estado a opção de inscrição, quando estiver dentro do período liberado para tal ação.

A partir disso, você tem informações para ler e um possível formulário para preenchimento com as identificações do aluno.

Pode ser que o site exija um cadastro para login no site. Isso pode ser feito tranquilamente seguindo os passos sugeridos na página.

No formulário, lembre-se de selecionar a opção de ensino do filho, sempre tomando total cuidado com a digitação de todas as informações do estudante. Por sorte, você pode fazer alterações no cadastro depois, bastando fazer login na mesma página.

Quanto mais cedo se inscrever no Matrícula Fácil 2020, mais chances existem na conquista da vaga favorita em suas opções.

Documentação Matrícula Fácil 2020

Quando feita a inscrição e o período de espera passar, haverá o contato da escola onde o responsável deverá comparecer à instituição munido com certos documentos para efetivar a matrícula do estudante.

Tenha em mãos os documentos que serão solicitados, como:

  • Foto 3×4 do aluno;
  • Comprovante de residência;
  • Documento original de transferência, se for o caso;
  • Cartão de vacinação, dependendo a idade do filho;
  • Certidão de Nascimento;
  • RG e CPF do aluno;
  • RG e CPF do pai/responsável.

Se há alguma documentação faltante, não se preocupe. A Matrícula Fácil 2020 será efetivada da mesma maneira. Porém, procure repassar aquilo que ficou pendente o mais rápido possível, está bem?

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content