Matrícula Fortaleza 2021 – Como fazer, Documentos, Calendário

A Matrícula Fortaleza 2021 se tornou mais fácil com o passar dos anos. Vale mencionar que fazer a Matrícula Fortaleza 2021 tanto para a rede pública municipal quanto a estadual requer o auxílio dos pais, ainda mais quando a criança é menor de idade.

Aqui, damos todas as informações sobre a matrícula Fortaleza 2021, com dicas para realizar o processo, prazos e outros dados importantes.

Confira e saiba como garantir uma vaga para seu filho!

Como funciona Matrícula Fortaleza 2021?

A Matrícula Fortaleza 2021 pode ser realizada de diferentes formas, dependendo do tipo de vaga a ser pleiteada.

criança escrevendo em sala de aula

Para escolas municipais e estaduais (ensino fundamental e médio), por exemplo, existe a possibilidade de fazer o processo pessoalmente e online.

No caso específico da opção online, o que se faz é uma pré-matrícula, que garante uma vaga para o seu filho. Posteriormente, o pai ou responsável legal do estudante deve comparecer à escola, apresentar documentos e confirmar a matrícula.

Já para tentativa de vaga em creche, o procedimento de Matrícula Fortaleza 2021 é outro. O pai ou responsável legal deve comparecer a uma unidade escolar municipal e realizar um registro único.

Quando houver vaga disponível, um funcionário da creche entra em contato para comunicar a novidade e efetivar a matrícula definitivamente.

Quem deve se matricular?

A Matrícula Fortaleza 2021 é especialmente indicada para alunos de creches, educação infantil, todas as séries do ensino fundamental e médio.

Quem abandonou os estudos e já ultrapassou a idade regular para cada nível, mas deseja retomar a formação, pode se inscrever no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

É válido citar que se o aluno tiver menos de 18 anos, seu pai ou responsável legal deve realizar a matrícula. Se já alcançou a maioridade, o procedimento pode ser feito pelo próprio aluno.

A matrícula escolar em Fortaleza pode ser feita pessoalmente em qualquer unidade de ensino, preferencialmente na que deseja conquistar uma vaga.

Além disso, também dá para realizar o processo pelo site da Secretaria Educação da região.

Como fazer Matrícula Fortaleza 2021?

O procedimento de Matrícula Fortaleza 2021 pode ser feito a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet ou celular) que tenha conexão à internet.

alunos

Para efetuá-lo, siga este passo a passo:

1- Acesse o site específico,

2- Durante o período de inscrição, a opção “matrícula” será disponibilizada. Clique sobre ela,

3- Faça um cadastro inicial informando dados sobre a pessoa que fará a matrícula,

4- Preencha o formulário com informações sobre o seu filho,

5- Escolha uma escola para tentar a vaga. Finalize a matrícula.

No período indicado no site, compareça à instituição de ensino para apresentar a documentação solicitada pela escola e confirmar o interesse na vaga e matrícula.

Documentos necessários

As escolas solicitam os documentos necessários para que a matrícula 2021 seja realizada. Veja, abaixo, o que deve ser levado à unidade de ensino:

✔️ Certidão de nascimento do aluno,

✔️ 3 fotografias 3×4 do estudante,

✔️ Comprovante de residência atualizado, com 3 meses, no máximo. Contas de energia elétrica, água e serviços de telefonia são válidas,

✔️ Cartão de vacinação atualizado, no caso da educação infantil e ensino fundamental,

✔️ CPF e RG do aluno,

✔️ Documento de transferência (histórico escolar ou declaração de escola de origem), exceto para quem irá se matricular no EJA,,

✔️ CPF ou RG do responsável, aplicável para aluno menor de idade,

✔️ Cartão de identificação social do responsável legal (NIS).

Calendário Matrícula Fortaleza 2021

O calendário de Matrícula Fortaleza 2021 oficial ainda não foi liberado, porém é possível fazer uma estimativa de quando o processo será iniciado com base em anos passados.

mãe fazendo matrícula

Geralmente, a matrícula tem início no mês de dezembro e se estende até janeiro, o que provavelmente acontecerá para o ano de 2021.

Saiba o período exato de matrícula no site oficial da Secretaria de Educação de Fortaleza.

O que fazer para não perder a vaga?

Faça a Matrícula Fortaleza 2021 e confirmação no prazo indicado pela Secretaria de Educação.

Assim, será possível garantir a vaga efetivamente, minimizando o risco de perder a oportunidade.

Separe a documentação total com antecedência. Caso não tenha a lista completa, apresente somente o que conseguiu até o momento. Posteriormente, será preciso encaminhar os documentos faltantes para a secretaria escolar.

Se o aluno não tiver documentos de identificação básicos (RG, por exemplo), é necessário acionar o Conselho Tutelar da região para regularização dessa pendência.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content