Matrícula João Pessoa 2020: Como Funciona? Veja Aqui!

A tecnologia favorece a agilidade de muitos serviços para a sociedade. Nas escolas, esse fator está sendo muito bem utilizado não somente no ensino dentro das salas de aula, mas também nos processos burocráticos, como pré-matrículas e matrículas.

Na cidade de João Pessoa, as escolas estão dando passos adiante e otimizam o tempo dos pais e da própria instituição de ensino.

Saiba todas as informações acerca da Matrícula João Pessoa 2020, quais documentos são necessários e datas para que não se perca o prazo.

Como funciona Matrícula João Pessoa 2020

Como funciona Matrícula João Pessoa 2020

O começo do ano é um período repleto de tarefas para os pais, afinal é necessário realizar a compra de materiais escolares, realizar matrícula, preparar uniforme.

Entre esses exemplos é a matrícula que mais pode causar confusão e dúvidas, afinal é comum imaginarmos os pais durante várias horas na fila esperando para conseguir uma das sonhadas vagas no colégio desejado.

Seja para a rede estadual, seja para a rede municipal, a Matrícula João Pessoa 2020 é indicada para os alunos das seguintes séries:

 

  • Do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental;
  • Do 1° ao 3° ano do Ensino Médio;
  • EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Para ter certeza de que a vaga será do seu filho em uma escola em João Pessoa para 2020, aproveite a tecnologia.

Matrícula João Pessoa 2020: Rede Estadual

As vagas na rede estadual de ensino em João Pessoa para 2020 podem ser obtidas a partir da internet.

O processo acontece através do site da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia do estado da Paraíba.

O endereço de acesso é: https://paraiba.pb.gov.br/?s=educa%C3%A7ao

O cadastro virtual (a pré-matrícula) para obter uma vaga na escola mais desejada acontece em um período específico no ano, mas não é uma garantia total da mesma, afinal em janeiro os pais precisam apresentar vários documentos que comprovem o que eles atestaram no preenchimento do formulário.

No dia da matrícula João Pessoa 2020, é fundamental que os pais tenham em mãos os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento do aluno caso ele não possua os outros documentos de identificação;
  • Certificado de reservista (para o sexo masculino);
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Foto 3×4 recente do aluno;
  • Histórico escolar ou Certificado de conclusão preenchido pela secretaria da escola;
  • RG e CPF do aluno;
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis legais.

Outros documentos podem ser exigidos para comprovar as informações. Com eles, há efetivação da matrícula João Pessoa 2020.

Na cidade, são mais de 53 escolas da rede estadual que funcionam em tempo integral. A oferta de vagas pode ultrapassar as 45 mil vagas – os dados oficiais só serão publicados pela Prefeitura de João Pessoa.

Matrícula João Pessoa 2020: Rede Municipal

Nas instituições de ensino da rede municipal de João Pessoa, as matrículas de alunos novatos acontecem em 2020 em todo o mês de janeiro. São em torno de 60 mil vagas, sendo que destas, para os alunos novatos, a quantidade é de 4.500 vagas!

A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa possui até hoje 95 escolas e 85 creches em tempo integral. Esse número pode aumentar para 2020, por isso fique de olho no site oficial da Secretaria Municipal de Educação.

Ainda não há a aplicação dos benefícios da tecnologia nesse ponto, por isso os pais precisam se dirigir até a escola – formar as famosas filas – para conseguir a vaga.

O mesmo vale para as creches da rede municipal.

No ato da matrícula, é preciso que os documentos listados abaixo sejam apresentados:

  • 2 fotos 3×4;
  • Cartão de vacinação – para alunos dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Histórico escolar.

Caso haja esquecimento de algum desses documentos, a matrícula João Pessoa 2020 ainda pode ser realizada, porém é obrigatório o envio da documentação faltante em um prazo de 45 dias, após o início do ano letivo.

A renovação de matrículas para 2020 em João Pessoa tende a ocorrer no mês de novembro – o foco são os alunos veteranos do Ensino Fundamental I e II, da EJA e dos Creis.

O calendário oficial das matrículas das escolas estaduais e municipais ainda não está disponível, os períodos do ano acima informados só servem como uma referência para que os pais e alunos se planejem com antecedência.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content