Matrícula Londrina – Passo a Passo e Documentos – Datas

A matrícula Londrina tornou-se um processo muito mais simples de ser realizado. Agora, os pais podem contar com a facilidade de fazer parte do processo online, diretamente no site da Secretaria da Educação.

Confira, aqui, mais informações sobre como será o processo de matrícula Londrina 2021 online e se prepare para garantir uma vaga, seja na rede estadual ou municipal.

Como funciona a matrícula Londrina 2021

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Há duas possibilidades de realização da matrícula: presencialmente (da forma tradicional e enfrentando filas longas) e pela internet (opção mais prática, rápida e sem filas).

No caso específico da modalidade online, o que se faz é uma pré-matrícula. Os responsáveis legais pelo aluno realizam um cadastro no site da Secretaria da Educação, informando dados do estudante e a escola em que deseja tentar uma vaga.

É importante mencionar que o site exibirá uma lista de instituições de ensino com base no endereço de residência informado no cadastro. Basta selecionar a escola que tiver interesse.

Depois de realizar a pré-matrícula, será preciso comparecer na escola no dia informado no site para confirmar a matrícula e garantir a vaga definitivamente. Caso não faça isso, a vaga será disponibilizada a outros alunos.

Pré-requisitos matrícula Londrina 2021

A matrícula online Londrina 2021 poderá ser realizada apenas se o estudante cumprir alguns pré-requisitos estabelecidos pela Secretaria de Educação. Conheça, a seguir, quais são eles:

  • Morar em Londrina ou cidades próximas;
  • Ter idade mínima definida como padrão para cada modalidade de ensino (creche, educação infantil, ensino fundamental e médio);
  • Apresentar documentos pessoais do estudante e de seu responsável legal;
  • Ter histórico escolar ou certificado de conclusão de curso, exigido principalmente na transição entre educação infantil para ensino fundamental e deste para o médio.

É importante mencionar que se o estudante for maior de idade, ele próprio pode fazer sua matrícula online. Caso não seja, seu responsável legal terá de realizar o processo, bem como confirmar os dados e apresentar a documentação na escola no período definido pela Secretaria de Educação.

Calendário matrícula Londrina 2021

O calendário exato da matrícula Londrina 2021 ainda não foi divulgado, mas é possível fazer uma estimativa de quando o processo terá início, tendo como base períodos anteriores.

De modo geral, a matrícula para creche e educação infantil acontece no mês de setembro. Já os alunos do ensino fundamental e médio devem realizar sua matrícula entre o final de outubro e início de novembro.

O período de confirmação da matrícula na escola, etapa na qual serão apresentados presencialmente os documentos solicitados, normalmente ocorre no mês de janeiro de 2021.

Para saber as datas exatas do calendário matrícula Londrina 2021 é importante acompanhar o site oficial da Secretaria de Educação, disponível em http://www.educacao.pr.gov.br/index.php.

Como fazer a matrícula Londrina 2021

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A matrícula Londrina online é simples e rápida de ser feita. Abaixo, veja um passo a passo para realizá-la em casa. Certifique-se de utilizar um dispositivo conectado à internet de alta velocidade, para acelerar o processo:

  • Acesse https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br/;
  • Informe o CPF do responsável legal pelo aluno;
  • Informe o número do celular do responsável legal pelo aluno;
  • Clique em “enviar código de segurança”;
  • Preencha o formulário com dados do aluno e seu responsável legal;
  • Escolha a escola em que deseja fazer a matrícula;
  • Finalize o processo.

Assim que finalizar esses passos, uma mensagem será exibida na tela confirmando a matrícula, além de indicar a data de comparecimento na escola para apresentação da documentação.

Caso não consiga realizar a matrícula pelo site, faça o procedimento pessoalmente na escola que desejar, no entanto vale ressaltar que nesse caso será preciso enfrentar fila

Documentos matrícula Londrina 2021

No momento da matrícula online será preciso apresentar somente dados de documentos do aluno e seu responsável legal. No dia de confirmação é necessário ter consigo:

  • Certidão de nascimento, casamento ou RG do aluno;
  • Comprovante de residência atualizado (com 3 meses, no máximo);
  • Histórico escolar ou declaração de escolaridade da instituição de ensino de origem;
  • Carteira de vacinação;
  • RG e CPF do responsável legal.

Esses documentos precisam ser apresentados no prazo para garantir a vaga na escola. Se não tiver um desses itens, verifique na escola a possibilidade de apresentá-lo posteriormente, pois algumas instituições de ensino abrem essa opção, sobretudo quando o histórico escolar ainda não estiver pronto.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

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