Matrícula Macapá 2020 – Requisitos, Como Fazer, Documentos!

A educação é um direito de todos os brasileiros que podem cursar, desde criança, as instituições públicas de ensino. Sejam elas municipais, federais ou estaduais, fazer a matrícula é o primeiro passo para começar essa caminhada de aprendizado e insistência que gera conteúdo e muito conhecimento nas crianças.

Mesmo assim, fazer a matrícula é um processo que pode ser cansativo e causar até a exaustão ao organizar filas para garantir as vagas das crianças nas escolas.

Se você mora em Macapá e quer fazer a matrícula do seu filho ou de uma criança em 2020, confira algumas informações que podem lhe ajudar nesse processo sem grandes problemas e também saiba quais documentos são necessários!

Matrícula Online em Macapá 2020

matrícula escolar macapá

Acredite: agora é possível adiantar grande parte da matrícula Macapá 2020 pela internet. Isso porque a Prefeitura da cidade criou, recentemente, o seu sistema de pré-matrícula Macapá 2020 online para novos estudantes das escolas (na realidade do estado inteiro).

Por meio desse sistema de matrícula, a Secretaria de Educação ajuda a diminuir as filas que se formavam em frente das escolas sempre que as vagas abriam.

Diferente de antigamente, quando os pais e responsáveis de alunos precisavam ir até a escola obrigatoriamente para conseguir finalizar o processo de inscrição dos filhos, agora é possível realizar um cadastro online, informando alguns dados que já ajudam a adiantar a matrícula.

Além disso, agora as crianças podem ser matriculadas por agendamento, gastando menos tempo e sendo mais objetivos dentro desse processo burocrático.

Requisitos Matrícula Macapá 2020

O período de inscrições para 2020 ainda não foi divulgado pela Prefeitura, mas deve acontecer próximo ao início das aulas, para que os alunos consigam ter suas vagas confirmadas e não ficarem para trás na escola.

Podem se matricular os estudantes que vem de escolas particulares, ou ainda de outras escolas públicas, desde que tenham em mãos o certificado de transferência carimbado pela secretaria da antiga instituição.

Estudantes novatos também podem realizar a Matrícula Macapá 2020, seja na educação infantil ou mesmo no ensino fundamental.

Além desses, meninos e meninas de outras cidades do estado de Amapá ou de estados diferentes também serão incluídos nesse processo ágil.

Vale lembrar aqui que os alunos que pretendem continuar a estudar na mesma escola, independentemente se foram aprovados ou reprovados, já terão as matrículas feitas novamente de forma automática.

Como fazer a Matrícula Macapá 2020?

Feita somente pela internet, a Matrícula Macapá 2020 é realizada somente pelo site oficial de inscrições da Secretaria Estadual do Amapá. Dessa forma, ir até uma escola não irá adiantar para fazer esse processo.

Pais e responsáveis precisam fazer a matrícula por meio do portal, clicando nesse link.

Dentro do site, você precisa escolher a opção na qual se encaixa.

matrícula escolar macapá

Depois, ao ser redirecionado (a) para uma nova página, basta você preencher corretamente todos os campos indicados com as informações que serão solicitadas.

Ao final, envie o formulário de inscrição e guarde o código de confirmação que será enviado por um e-mail. Lembrando que essa senha será cobrada no momento da matrícula presencial em Macapá 2020.

Depois, devem ir até a escola escolhida para oficializar a matrícula com a documentação necessária. Com os documentos pessoais e dos responsáveis em mãos – e o código de confirmação, é claro – é possível fazer a matrícula definitivamente.

Além disso, na maioria das vezes, os responsáveis são encaminhados para as escolas que sugeriram no processo online. Sendo que, em caso de excesso de vagas, as crianças são remanejadas para colégios próximos às suas residências respectivas.

Documentação necessária

Não tem segredos na documentação exigida pela Secretaria de Educação de Macapá. Ao ir até a escola do filho, você precisa ter em mãos documentos básicos, como:

  • CPF e Identidade de todos os responsáveis pelo estudante,
  • Comprovante de residência,
  • Histórico escolar completo e carimbado pela secretaria da última escola (para alunos transferidos nesse caso),
  • 2 fotos 3×4.

A educação é o nosso bem mais importante. Por isso, preste atenção aos prazos e funcionamento da Matrícula Macapá 2020 para não perder sua oportunidade!

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content