Matrícula Maceió 2020 → Inscrição, Calendário e Documentos

Realizar a matrícula Maceió 2020 ficou bem mais fácil! Agora a pré-matrícula é feita online e, após a confirmação o estudante e um responsável deve ir até a escola para formalizar sua inscrição.

O processo é inovador e muito simples. Com poucos cliques a pré-matrícula Maceió AL está prontinha! Quer saber como matricular seus filhos e garantir a vaga para o ano escolar de 2020? Continue a leitura:

Matrícula escolar Maceió 2020: Como funciona?

Matrícula escolar Maceió 2020: Como funciona?

Muitos estados brasileiros já adotaram o sistema de matrícula online. Essa mudança está acontecendo com o intuito de otimizar a gestão escolar. As informações dos alunos ficarão disponíveis em apenas um sistema. Além da matrícula, será possível acompanhar o histórico escolar, frequência e nota dos alunos.

Para os pais, o sistema online também facilitará na hora de garantir uma vaga para seus filhos. Antes dessa inovação era necessário enfrentar filas e ir de escola em escola em busca de uma vaga para o ano letivo.

Com o sistema de pré-matrícula, os pais dos estudantes precisarão apenas criar um cadastro e se inscrever para a escola desejada. Se houver vagas disponíveis, o estudante será informada e terá um prazo para efetivar a matrícula na escola desejada.

O processo é muito simples, com poucos passos e irá melhorar consideravelmente todo o procedimento de matrícula e gestão das mesmas.

MATRÍCULAS ABERTAS: Colégio Militar de Campo Grande 2020 (Inscreva-se Aqui)

Quem pode fazer a matrícula Maceió 2020

A matrícula online pode ser feita por estudantes maiores de 18 anos ou por responsáveis dos alunos menores de idade. As vagas disponíveis são para a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação para jovens e adultos (EJA), todas em escolas públicas.

O sistema de pré-matrícula funciona para alunos novatos, que irão começar a vida escolar e também transferências. A escola de origem, no caso de transferências, pode ser pública, particular ou ainda uma mudança de cidade.

Como fazer a pré-matrícula online Maceió AL

A pré-matrícula é realizada exclusivamente no site da Matrícula Online de Alagoas no endereço eletrônico: http://www.matriculaonline.al.gov.br/.

Ao acessá-lo, poderá observar dados e informações importantes sobre a matrícula escolar, como por exemplo o calendário com as datas da pré-matrícula, resultado e efetivação da matrícula.

Para efetuar a pré-matrícula, procure o campo de inscrições para 2020 e clique. Preencha a ficha de inscrição com todos os seus dados pessoais. No campo indicado, selecione a escola que pretende estudar.

Ao finalizar a inscrição, será preciso aguardar o prazo informado no calendário para saber sobre o resultado. Em alguns casos, quando não há vagas disponíveis naquela escola, a matrícula será redirecionada para outra instituição.

Para efetivar a matrícula na escola designada, será necessário comparecer à essa instituição munido de todos os documentos pessoais.

Quais documentos são necessários para a matrícula online?

É necessário comparecer a escola para confirmar a matrícula. Caso essa etapa não seja feita, o aluno perderá aquela vaga, que se tornará uma vaga remanescente para novos candidatos.

Os documentos para matrícula Maceió 2020 que deverão ser levados à escola são:

  • 1 foto 3×4;
  • Certidão de Nascimento ou RG e CPF do aluno caso possua;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão/Transferência original da última Unidade de Ensino em que o aluno estudou, emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias;
  • Documento original e cópia do RG e CPF do responsável legal (para estudantes menores de 18 anos);
  • Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
  • Documento original e cópia do comprovante de residência atualizado;
  • Carteira de vacinação atualizada, para os alunos do 1º ao 5º ano;
  • Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental;
  • Cartão do Bolsa Família (original e cópia) (se for o caso);
  • Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS (original e cópia);
  • Declaração de ciência do cumprimento do horário de funcionamento da escola que oferta ensino integral, matutino e vespertino, assinado pelo estudante, ou seu responsável.

O sistema online foi criado para facilitar o processo e gestão de matrícula dos alunos nas instituições públicas de ensino. Para garantir a vaga do seu filho, atente-se aos prazos para não perder nenhuma data. O calendário ficará disponível no site da Secretaria de Educação de Maceió próximo ao fim do ano letivo atual (2019).

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content