Matrícula Escolar Manaus 2020 → Inscrição, Calendário e Documentos

Início de ano letivo pode ser bastante frustrante para muitos pais e alunos, por isso é sempre bom ficar atento ao calendário de matrícula ou rematrícula para garantir a vaga escolar na instituição desejada.

O mais bacana é que Manaus utiliza a tecnologia para modernizar seu sistema e facilitar a matrícula dos estudantes – isso se tratando, é claro, da rede pública de ensino.

Conheça mais sobre a matrícula em Manaus para o ano de 2020!

Matrícula Escolar Manaus

Como funciona a matrícula

O Estado do Amazonas apostou na tecnologia para proporcionar um único local para reservar vagas nas escolas da rede pública de todo estado.

Por isso, com Manaus não é diferente – o site criado para tal função, é possível cadastrar o aluno, solicitar transferência e visualizar uma série de informações que irão ajudar no período de matrícula.

O público-alvo do site é para alunos da rede público, novos alunos – que querem ingressar em instituições públicas, que nunca estudaram ou ainda que são de outros municípios –, além de reingresso.

MATRÍCULAS ABERTAS: Colégio Militar de Manaus 2020

Matrícula Manaus 2020: como fazer?

Para o ensino público – Educação Infantil, Ensino Fundamental (1° ao 9° ano), Ensino Médio (1ª a 3° série) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) –, a matrícula para o ano de 2020 em Manaus é feita pela internet, através do site https://www.matriculas.am.gov.br/.

Nele, você tem a possibilidade de conferir o cronograma de cadastro para garantir a vaga desejada, além de verificar o que ainda é necessário para o dia da matrícula.

Para fazer a pré-matrícula (que no caso seria o cadastro no site), siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site citado acima,
  2. Clique em “Cadastre-se”, localizado no topo direito da página,
  3. Na nova aba, clique em “Fazer cadastro”,
  4. Depois, você precisará informar o nome completo do pai, mãe ou responsável legal pelo aluno (caso for menor de 18 anos), assim como um endereço de e-mail, uma senha, data de nascimento, CPF e o município,
  5. Concorde com os termos e finalize clicando em “Cadastrar”,
  6. Logo, preencha os dados solicitados e escolha a escola que deseja que seu filho ingresse ou seja transferido (se for o caso).

O processo é finalizado nesse momento.

Depois de alguns dias úteis, o aluno ou responsável legal poderá fazer a confirmação da matrícula na escola selecionada.

Vale mencionar que a reserva de vaga para a educação infantil só está disponível para as crianças com quatro anos que nasceram até o dia 31 de março.

Documentos necessários

Comparecendo à instituição escolar desejada, você precisará apresentar determinados documentos para garantir a vaga. Se ultrapassar o período da pré-matrícula e não houver confirmação por parte dos pais ou do aluno de maior, a reserva é cancelada.

Confira quais são os documentos que são exigidos na matrícula para 2020 em Manaus:

  • 2 fotos 3×4,
  • Cartão de vacinação,
  • Certidão de nascimento,
  • Comprovante de escolaridade – histórico ou transferência,
  • Comprovante de residência,
  • RG e CPF do aluno,
  • RG e CPF dos pais ou responsável legal.

Tenha em mãos as versões originais e suas cópias.

É fundamental avisar que a matrícula para 2020 em Manaus para essas redes públicas é gratuita! É proibida qualquer cobrança de taxa de contribuição ou exigência de ordem material ou financeira.

Matrícula na Rede Particular

Instituições de ensino privado não contam com matrículas realizadas no mesmo site que a rede pública. Cada escola possui seus próprios métodos de ingresso e da matrícula em si.

Para matricular seu filho em alguma escola privada de ensino, basta se deslocar até tal instituição e se informar sobre qual é a melhor forma de ingresso para posterior matrícula.

Dê preferência para uma instituição confiável e próxima de sua casa.

Matrícula para Ensino Superior

Para o ensino superior, a matrícula acontece do mesmo modo que o ensino da rede particular. A diferença é que as universidades públicas oferecem formas mais acessíveis de ingresso para os alunos, como o uso da nota do ENEM e vestibulares específicos.

As instituições privadas de ensino superior geralmente trazem somente o vestibular tradicional como maneira de ingresso.

Com as informações em mãos da instituição de seu interesse, fique atento (a) às datas, documentação e procedimentos de inscrição e matrícula para 2020.

Utilize os canais de atendimento da universidade para tirar dúvidas!

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content