Matricula Niterói 2020 – como fazer – DICAS

Com o advento da tecnologia muitos estados do Brasil estão oferecendo a alternativa dos pais e estudantes realizem a sua matrícula para escolas estaduais e municipais pela internet. O estado do Rio de Janeiro já está a frente e também estipulou que a matricula Niterói 2020 será dessa forma para agilizar o processo.

Abaixo, conheça como fazer isso de maneira fácil e rápida sem a necessidade de se deslocar a instituição de ensino ou pegar longas filas.

Veja aqui como fazer matrícula em Curitiba, São Bernardo do Campo e Londrina

Como funciona a matrícula Niterói 2020?

O sistema criado pelo estado do Rio de Janeiro visa melhorar a vida dos pais e estudantes de Niterói e demais cidades. As inscrições municipais começam a ser liberadas no início de Dezembro e vão até Janeiro, geralmente o cronograma divide os dias para:

  • Educação Infantil – de 4 meses a 3 anos de idade;
  • Vagas remanescentes para educação infantil entre 4 e 5 anos;
  • Vagas para o ensino fundamental
  • Creches comunitárias

É importante salientar que após realizar a matrícula online, é necessário efetivar ela na unidade de educação escolhida. Caso o estudante seja menor de idade, isso deve ser feito pelo responsável.

Para a rede estadual de ensino, as matriculas são feitas entre 4 de Novembro a 5 de Dezembro através do site. Depois, é necessário que os candidatos fiquem atentos para saber se a recolocação foi feita com sucesso.

Quais são os pré requisitos para matrícula Niterói 2020?

O edital da prefeitura informa as existência de vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e creches comunitárias.

Os responsáveis devem ficar atentos porque as datas de inscrição mudam de acordo com a idade dos alunos. A primeira etapa geralmente começa no final de Novembro e vai até início de Dezembro, é destinada para os alunos do ensino infantil ( entre 4 e 5 anos) e ensino fundamental.

No caso da segunda etapa, que acontece normalmente entre o dia 12 a 16 de Dezembro, é destinado a crianças de 4 a 3 anos ( creches comunitárias).

Com relação as datas, é sempre importante consultar a plataforma, pois elas podem mudar de acordo com a Fundação Municipal de Educação.

No caso da rede estadual, as inscrições online são destinadas aos alunos do Ensino Médio, Técnico,Vocacional, EJA e Ensino Fundamental.  Todo o processo é feito online, depois de preencher o formulário, os alunos devem aguardar o resultado comprovando a efetivação da vaga.

De qualquer forma, depois, é necessário comparecer a unidade de ensino para levar os documentos solicitados no site.

Como fazer a matrícula em Niterói 2020 – Passo a Passo

Para fazer a pré matrícula na rede municipal de Niterói, basta seguir o procedimento citado abaixo:

1- Acesse o site

2- Clique em ” Cadastrar”, o sistema vai perguntar se é o primeiro acesso, se for, clique em ” Passo 1 – cadastrar”, caso não seja, apenas clique em ” Passo 2 – candidatar-se”.

3- Preste atenção nas datas previstas, pois as inscrições são liberadas somente nelas. Após se inscrever, é importante aguardar informações para comparecer na Instituição de Ensino escolhida para efetivar a matrícula e apresentar toda a documentação.

Para a rede estadual, o procedimento para inscrição é:

1- Acesse o site 

2- Clique em ” Faça Sua Inscrição”

3-  Preencha  os dados do aluno corretamente. Inclusive, no site, eles perguntam se é transferência de escola ou se já é aluno da instituição. Não omita nenhum detalhe.

4- Depois, é só aguardar o resultado de alocação no próprio site, geralmente isso acontece no dia 20 do mês de Dezembro. Juntamente com esse resultado, é informada a data em que o aluno deve comparecer na instituição para levar os documentos.

Conforme citado acima, tanto a matricula Niterói 2020 para rede municipal ou estadual podem ser feitas pela internet. No entanto, ela não garante uma vaga para o candidato.

Na rede municipal, é uma pré matrícula, para efetivar, é necessário comparecer a  unidade escolar levando os documentos do aluno como: CPF e RG dos responsáveis, documento de identificação do aluno e se o caso for transferência, será necessário o histórico escolar.

Para a rede estadual, os candidatos devem aguardar o aviso de recolocação na escola pretendida. Portanto, é fundamental ficar de olho nas plataformas.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content