Matrícula Online 2020: Como Funciona? Veja Aqui!

Conseguir uma vaga em creche e escola pública sempre exigiu enfrentar filas longas e cansativas. Mas, hoje isso mudou: dá para fazer parte do processo online, o que agiliza e assegura a matrícula.

E como isso é feito? A seguir, indicamos como funciona a matrícula online 2020 e como fazê-la. Confira e fique por dentro de todo o processo para conseguir uma vaga.

Como funciona a matrícula online 2020

Como funciona a matrícula online 2020

O que se faz inicialmente é uma pré-inscrição, na qual é possível escolher a escola de sua preferência e assegurar uma vaga nela. Funciona da seguinte maneira: no período indicado pela Secretaria de Educação do estado e munícipio, os pais ou alunos (somente os maiores de idade) fazem a pré-inscrição no site do governo/prefeitura.

Nesse momento, será possível escolher uma creche ou escola próxima à residência do aluno e uma vaga nessa instituição. Depois, será preciso comparecer à unidade eleita e confirmar a matrícula, apresentando documentos dos alunos e seus responsáveis legais.

Esse momento de confirmação presencial é importante, porque somente ao realizá-lo é possível afirmar com toda certeza que a vaga é do aluno. Se a confirmação não for realizada, a vaga é liberada para outro estudante.

De modo geral, são disponibilizadas vagas para creches, pré-escolas, escolas municipais (ensino fundamental) e estaduais (ensino médio), todas com possibilidade de realizar matrícula online.

Pré-requisitos para a matrícula online 2020

A matrícula online 2020 pode ser feita somente se o aluno cumprir alguns pré-requisitos estabelecidos pela Secretaria de Educação do estado ou município. Entre eles, destaque para:

  • Ser residente da região que disponibiliza a vaga ou de cidades adjacentes. Por exemplo, se quiser tentar uma vaga numa escola de São Paulo, o aluno deve morar nessa região;
  • Ter idade mínima indicada para cada modalidade de ensino. Crianças de zero a 3 anos devem ser matriculadas na creche. De 4 a 5 anos na pré-escola. A partir de 6 anos no ensino fundamental e de 15 anos na modalidade ensino médio;
  • Possuir e apresentar documentos pessoais do aluno e seu responsável legal.

Calendário matrícula online 2020

A matrícula online 2020 tem calendário específico em cada região do país. Mas, de modo geral costuma ser da seguinte maneira:

  • Novembro: período de rematrícula;
  • Dezembro: período de matrícula de alunos novos;
  • Janeiro: confirmação da matrícula presencialmente na escola, com apresentação de documentos.

É possível saber as datas exatas ao entrar no site da Secretaria da Educação do seu estado ou município de residência. Nele, são informadas as datas de matrícula, bem como demais detalhes sobre o processo.

Como fazer a matrícula online 2020

Trata-se de um processo simples de ser realizado, basta ter acesso a um computador (ou tablet e celular) com internet. Veja como é fácil iniciar a matrícula online 2020:

  • Acesse o site oficial da matrícula em seu estado ou município, disponível na página da Secretaria da Educação da região;
  • Clique na opção “matrícula”. Se preferir, também existe a possibilidade de realizar transferências, basta clicar nesta opção;
  • Informe dados sobre o aluno, entre eles o endereço de residência, para que o site exiba as unidades de ensino disponíveis próximas;
  • Selecione a creche, pré-escola ou escola em que tem interesse;
  • Informe o aluno letivo do aluno;
  • Finalize o processo de pré-inscrição/matrícula.

Assim que esses procedimentos forem realizados, um código de confirmação de reserva é exibido na tela ou encaminhado para o e-mail. Guarde bem essa informação, porque ela é o comprovante de que a pré-matrícula foi realizada.

Depois, em data estabelecida pelo governo ou prefeitura os responsáveis legais pelo aluno devem comparecer à instituição escolhida e apresentar documentos do aluno e pais, para finalizar o processo.

Documentação matrícula online 2020

Para pré-inscrição online somente dados de documentos são solicitados. Pessoalmente será preciso apresentar a seguinte documentação:

  • Certidão de nascimento;
  • 2 fotos 3×4;
  • RG e CPF do aluno (se tiver) e de seus responsáveis legais;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carteira de vacinação atualizada (exigida de alunos na creche e pré-escola);
  • Histórico escolar ou certificado de conclusão do curso (solicitado em casos de transferência ou mudança do ensino fundamental para médio).

Um ponto importante: essa é a documentação geral solicitada. Pode ser que a escola peça outros papéis. Sempre confirme antes no site da Secretaria da Educação o que precisa ser apresentado.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content