Matrícula Osasco 2021: como funciona, requisitos, documentos, calendário

A Matrícula Osasco 2021 para a rede municipal e estadual é realizada todos os anos, por isso os pais e responsáveis precisam ter uma agenda planejada para conseguir cumprir os prazos de inscrições.

A boa notícia é que nos tempos atuais, a tecnologia oferece mais comodidade para garantir a vaga dos alunos no ensino público, sobretudo na rede estadual, que oferece a possibilidade de inscrever os interessados pela internet.

Como funciona Matrícula Osasco 2021?

Osasco é uma cidade grande. Com quase 700 mil habitantes, ela oferece uma rede de ensino pública bem expressiva no estado de São Paulo.

crianças desenhando

São muitos estudantes de escolas públicas que se deslocam diariamente para ganhar conhecimento e aprender um ofício para a vida profissional.

Entenda como fazer a matrícula Osasco 2021 e garantir a sua vaga!

🔹 Rede Municipal

São 142 escolas municipais em Osasco que possuem cerca de 65.182 alunos matriculados na educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os pais e responsáveis devem comparecer pessoalmente em uma unidade escolar municipal próxima de casa para realizar a matrícula Osasco 2021. Ao chegar na escola, eles preencherão um cadastro com todos os dados do aluno.

Se por acaso não haver vaga na unidade escolar próxima de casa, a Secretaria da Educação fará o encaminhamento do aluno para outra escola mais próxima.

Para ficar por dentro do calendário sobre matrícula da rede municipal de Osasco, fique de olho no portal da Prefeitura.

🔹 Rede Estadual

As escolas administradas pelo estado de São Paulo possuem recursos tecnológicos para que os pais possam garantir as inscrições de seus filhos.

Através do Aplicativo ” Minha Escola SP” (Android e iOS) é possível realizar a pré-matrícula nas escolas estaduais do estado. Basta baixar no dispositivo móvel e realizar o cadastro do aluno nas datas que as inscrições estão liberadas.

O site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo também traz informações importantes para os alunos do estado.

Vale lembrar que a inscrição dos estudantes online é uma pré-matrícula, ou seja, não garante a vaga.

Para fins de efetivação, é fundamental comparecer na unidade escolar pessoalmente quando chamados pela Secretaria da Educação. Nessa ocasião, os pais devem levar os documentos necessários para que a matrícula Osasco 2021 seja feita.

Quem pode se matricular?

Nas escolas de ensino municipal podem ser inscritos alunos do ensino infantil, fundamental e EJA.

adultos em sala de aula

Já no caso das redes estaduais, são oferecidos cursos do ensino fundamental e médio.

Podem se matricular nas escolas públicas os alunos que estão iniciando a vida escolar, que estão sendo transferidos de escolas particulares ou que estão se mudando de bairro, cidade ou estado.

Os alunos que já fazem parte de uma unidade escolar pública e assim pretendem permanecer para o próximo ano, devem procurar a Secretaria da escola e informar a decisão para que a rematrícula seja efetuada automaticamente.

Documentos necessários

Os documentos devem ser apresentados no ato da efetivação da matrícula na unidade escolar onde o estudante foi aceito.documento icon

É importante levar os originais e cópias simples. Confira!

✔️ CPF e RG dos alunos (jovens e adultos),

✔️ Certidão de nascimento (crianças),

✔️ Comprovante de residência atualizado (últimos 3 meses),

✔️ Histórico escolar (em caso de transferência de outras escolas),

✔️ Foto 3×4,

✔️ Declaração de transferência, se esse for o caso,

✔️ Documento de identificação dos pais ou responsáveis legais.

O não comparecimento no momento da efetivação da matrícula pode culminar na perda da vaga.

Calendário Matrícula Osasco 2021

As datas exatas para realizar as inscrições e matrículas são previamente divulgadas pelos sites da Prefeitura (escolas municipais) e Governo (escolas estaduais).

calendário

No geral, as transferências nas escolas públicas municipais começam no mês de dezembro, enquanto que as matrículas no começo de janeiro.

No caso das escolas estaduais, o processo de inscrições começa entre os meses de agosto e setembro.

Alunos que nunca foram inscritos na rede pública de ensino têm um prazo maior, podem fazer a solicitação até o final de outubro.

Para garantir que não haja a perda de oportunidade de estudar na rede pública de ensino, é fundamental que os pais fiquem atentos às notificações das escolas e também, dos informes no portal da Prefeitura (rede municipal) e Estado (rede estadual).

Quanto mais planejados os pais forem, maiores são as chances de conseguir fazer a Matrícula Osasco 2021 para seus filhos da rede pública de ensino.

Deixe seu Comentário

WebGo Content