Matrícula Porto Alegre 2020: instituição privadas, colégios, creches

Todo início de ano é o momento em que os pais e responsáveis por crianças devem começar a procurar pelo processo de matrícula das escolas que querem inscrever seus filhos. É nesse momento que muitas dúvidas surgem: devo ir até o colégio, dá para resolver isso pela internet ou de outra maneira mais fácil?

Recentemente o Governo está disponibilizando pelo site oficial Matrícula Fácil a opção para que alunos ou seus responsáveis façam o seu cadastro de maneira fácil, rápida e simples. Quer saber mais sobre? Acompanhe aqui.

Como funciona a matrícula escolar Porto Alegre 2020?

Matrícula Porto Alegre 2020: instituição privadas, colégios, creches

O começo do ano é o período em que as matrículas costumam ser feitas, desse modo, é preciso que os pais ou responsáveis por crianças fiquem de olho nas datas disponíveis para que não percam o primeiro processo para a tão desejada vaga.

Isso porque antigamente era normal que tivessem que se dirigir para um local específico do colégio e enfrentar filas compridas para então ter acesso ao processo de matrícula. Porém, tudo ficou mais fácil com o acesso da matrícula fácil, onde o processo é iniciado pela internet e posteriormente, levado para o colégio ou instituição desejada.

Vale lembrar que esse procedimento é usado para colégios da rede pública e não para instituições privadas ou colégios privados. Se esse for o seu caso, é necessário ficar de olho na página da instituição específica para saber mais sobre o procedimento.

Quem pode fazer a matrícula fácil Porto Alegre?

Para você que quer fazer a matrícula fácil na cidade de Porto Alegre, é importante ficar atento a algumas instruções específicas para que não se perca no procedimento, como:

  • Ela é disponibilizada para quem está começando a vida escolar;
  • Para alunos que foram transferidos de outros estados;
  • Alunos que abandonaram os estudos em qualquer ano letivo;
  • Para alunos de escolas estaduais, municipais, particulares que querem estudar em escolas municipais;
  • Para jovens que tenham no mínimo 15 anos e querem se inscrever no EJA.

Caso algum desses seja seu caso, a matrícula pode ser feita de maneira gratuita pelo site, sem perder mais tempo ou ter que ficar em filas de espera. Outro ponto que vale ser lembrado é que a criança ou jovem que já está matriculado em escolas municipais não tem que repetir esse procedimento, sendo que ele é automaticamente renovado.

MATRÍCULAS ABERTAS: Colégio Militar de Porto Alegre 2020

Como fazer a matrícula escolar Porto Alegre 2020?

Se você já viu que se enquadra dentro das possibilidades de matrícula de Porto Alegre pela matrícula fácil, veja abaixo como é possível realizar o procedimento de forma fácil, sem possíveis complicações e tudo pela internet (a primeira fase):

  1. Vá até o site do Matrícula Fácil, que é: https://goiania.portal.gier.com.br/
  2. Agora, clique na opção desejada, que vai estar entre “Matrícula” ou “Transferência”;
    Como fazer a matrícula escolar Porto Alegre 2020?
  3. Preencha então o formulário com as informações necessárias e requisitadas;
  4. Escolha a unidade que você quer fazer sua matrícula, o ano letivo que o estudante vai cursar e então clique para enviar a solicitação.

Você receberá um código de confirmação de reserva da vaga da escolar que escolheu, nesse caso, fique sabendo que o procedimento de inscrição não está completo ainda, agora é preciso que você vá até a escola que escolheu com todos os documentos requeridos, desse modo, você irá oficializar a sua vaga.

Quais os documentos você deve levar?

Matrícula Porto Alegre 2020: instituição privadas, colégios, creches

Agora que você já sabe fazer a sua pré-matrícula inteiramente pela internet, você precisa ir até a unidade de estudo, assim como os da pessoa responsável pelo estudante. É depois dessa entrega de documentos e do código recebido que você terá a vaga completamente disponibilizada para você.

Veja abaixo quais são os documentos e itens necessários para finalizar a inscrição:

  • 2 fotos 3×4;
  • Certidão de Nascimento;
  • RG e CPF do aluno;
  • RG e CPF do responsável pelo estudante;
  • Cartão do Sistema Único de Saúde;
  • Carteira de vacinação atualizada, somente para os alunos do 1º ao 5º ano;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Caso o estudante tenha cadastro no Bolsa Família, deverá levar o cartão;
  • Histórico escolar da antiga escola com carimbo da secretária, em caso dos alunos transferidos.

Desse modo você tem todas as instruções para realizar a sua inscrição nos colégios e instituições localizados em Porto Alegre, fique atento as datas!

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content