Matrícula PUC Campinas 2020 – Como fazer? Documentos e Calendário!

Ainda há tempo para quem quer fazer um curso de graduação. Muitas universidades estão com matrículas abertas, seja para a primeira chamada seja para vagas remanescentes. Por isso, é importante ficar atento aos comunicados e especialmente aos prazos fixados pelas instituições de ensino.

É o caso da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, que está com o processo seletivo aberto para selecionar novos candidatos, após encerrar a primeira fase de provas e matrículas. Saiba mais aqui sobre como fazer a matrícula na PUC Campinas em 2020.

Matrícula PUC Campinas 2020: como funciona?

puc campinas logo

A PUC Campinas abriu o segundo edital de vagas remanescentes para o primeiro semestre de 2020. Nesse edital abriu-se o processo seletivo para candidatos interessados nas vagas que sobraram para os cursos de graduação da instituição de ensino.

Os candidatos aprovados têm até o dia 13 de janeiro de 2020 para fazer as inscrições para o vestibular, que poderá ser feito de duas formas: na primeira modalidade será levado em conta a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os anos de 2013 e 2018, exceto para os cursos de Direito. Já a segunda modalidade corresponde a uma prova, a ser realizada no dia 15 de janeiro de 2020.

A partir daí, os candidatos aprovados neste processo seletivo poderão realizar por meio do site a matrícula para a PUC Campinas 2020.

Quem pode fazer matrícula na PUC Campinas?

Os postulantes a entrar na PUC Campinas em 2020 serão escolhidos a partir do seguinte critério, conforme o edital divulgado pela instituição:

  • A classificação do candidato que optar pela primeira modalidade ocorrerá por curso, turno e local de oferecimento, em ordem decrescente da pontuação obtida no ENEM, em uma das edições, de 2013 a 2018, exceto para o Curso de Direito,
  • A classificação daquele que optar pela segunda modalidade será feita por curso, turno e local de oferecimento, em ordem decrescente da pontuação obtida na: a) prova específica para o curso de Direito; b) prova geral, para os demais cursos.

Como fazer a matrícula na PUC Campinas 2020?

Após ser convocada para a matrícula por meio do site oficial – que dará todos os detalhes de data, local e documentação a ser entregue –, a pessoa deverá se dirigir à PUC Campinas para apresentar seus documentos pessoais e também escolares (veja mais no item a seguir).

campus puc campinas

Além disso, o estudante precisará assinar o contrato de prestação de serviços educacionais com a instituição de ensino. Por fim, será necessário pagar o boleto da primeira parcela da anuidade, sendo que esta é dividida em 12 parcelas. A exceção fica para o ingressante do curso de Medicina, que adentrará à universidade no segundo semestre de 2020, logo, pagará seis parcelas.

O candidato que não concretizar a sua matrícula dentro dos prazos determinados pela universidade perderá o direito à vaga.

Quais são os documentos necessários para a matrícula?

A PUC exige os seguintes documentos para a execução da matrícula em 2020:

  • Documento de identidade (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) para pessoas com nacionalidade estrangeira,
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF),
  • Certidão de nascimento ou de casamento, no caso de alteração do nome de solteiro(a),
  • Certificado de conclusão do ensino médio encerrado antes de 1º de fevereiro de 2020, para ingressantes no 1º semestre, assinado pela Diretoria da Escola e com identificação da assinatura,
  • Histórico escolar do ensino médio em que conste a informação de conclusão do curso, datado, assinado e com identificação da assinatura,
  • Atestado médico para candidato convocado para matrícula no curso de Educação Física, que comprove estar habilitado à prática esportiva com a indicação de eventuais restrições,
  • Não será aceito atestado ou declaração de eliminação de matérias da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso supletivo, ou outro documento que declare conclusão parcial de qualquer nível de Ensino Médio,
  • Candidato que cursou o ensino médio no exterior deve apresentar documento que ateste a equivalência dos estudos expedido pela Diretoria de Ensino de sua região, sob pena de nulidade da matrícula.

Calendário de matrícula PUC Campinas 2020

As inscrições para a matrícula das vagas remanescentes começam tão logo encerre o processo seletivo. A primeira convocação para a matrícula será feita no dia 20 de janeiro após as 17h por meio do site oficial

A matrícula para os chamados na primeira convocação será entre os dias 22 e 23 de janeiro. O horário e o local serão informados no ato de convocação.

Após a primeira chamada poderão ser realizadas outras convocações para matrícula, devendo os candidatos estarem atentos ao site da PUC Campinas, que irá informar tão logo sejam divulgadas novas vagas disponíveis.

A PUC Campinas informa que as chamadas das vagas remanescentes são contínuas, isto é, os candidatos aprovados serão chamados até acabarem as vagas ou se encerrar o prazo para matrícula deste processo seletivo.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content