Matrícula Rio de Janeiro 2020 – Calendário e como se inscrever online na rede municipal e estadual

Todos os anos é preciso ficar atento as datas de matrículas das instituições de ensino, sejam elas colégios, creches, universidade ou outros locais de ensino, somente assim, poderá se garantir a tão desejada vaga no local que se quer estudar.

Muitas matrículas podem ser feitas rapidamente por meio da internet, já outras, precisam ser realizadas por meio do preenchimento cadastral ao vivo, por isso, é necessário saber quais são os períodos em que esse processo está sendo realizado, caso contrário, há grandes de se perder por entre as datas.

Como funciona a Matrícula na Rede Municipal e Rede Estadual do Rio de Janeiro 2020

Felizmente, com o sistema Matrícula Fácil 2020 é possível fazer todo o processo de pré-matricula online. É por lá que poderá pedir a transferência do aluno ou averiguar em que unidade de ensino da rede municipal ou da rede estadual deseja realizar a matrícula. Depois, com os documentos já aprovados os pais só precisam ir até a instituição para formalizar a matrícula.

Se você mora no Rio de Janeiro e quer ter a vaga do seu filho na rede pública de ensino garantida aqui está o passo a passo do que precisa fazer nos mínimos detalhes!

Matrícula Online Rio de Janeiro: como funciona?

Conhecida por ser uma plataforma online de inscrição da matrícula apenas para as escolas públicas do Rio de Janeiro, por meio dela é possível fazer a inscrição dos estudantes do Ensino Fundamental, médio e também do EJA, além da educação especial para estudantes que tem algum tipo de deficiência, isso sem falar para crianças que estão na creche.

Se a criança ou estudante já está cadastrado nesse portal de forma online, terá automaticamente a renovação feita, só é preciso realizar o procedimento desde o início quem não está cadastrado ainda ou em caso de transferência.


Passo a passo da matrícula escolar do Rio de Janeiro

O processo para fazer sua matrícula online é dividido em algumas fases, veja abaixo quais são elas:

  1. Acessar o site oficial da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro disponível na seguinte URL (www.matricula.rio);
  2. Clique em “Fazer Matrícula” lembrando que a opção estará disponível somente durante o período de inscrição que é entre o início e final de cada ano letivo;
    Inscrição escola estadual de Duque de Caxias RJ
  3. Complete as informações requeridas sobre o aluno como o RG, CPF e o colégio da rede pública que deseja ser matriculado. Se for o caso somente de uma rematrícula basta escolher a mesma instituição e seguir os passos para confirmação da inscrição;
  4. Ao ser divulgado o resultado após o período de inscrição basta fazer a avaliação presencial  e comparecer à instituição para entrega da documentação que confirmará a matrícula para a unidade de ensino no Rio de Janeiro.

Esse sistema não costuma funcionar para instituições privadas ou de ensino superior, é preciso ir até a instituição e verificar qual é a forma de matrícula mais correta para esse local, caso contrário, poderá perder essa data de matrícula e a tão querida vaga.

MATRÍCULAS ABERTAS: Colégio Militar do Rio de Janeiro
→ (Clique aqui para se Inscrever)


Pré requisitos da matrícula

Se você já é aluno da rede pública de ensino no Rio de Janeiro e quer continuar na mesma escola, não é necessário refazer a matrícula, ela acontecerá de maneira automática no sistema. Mas, se quer fazer a transferência para outra instituição, é preciso fazer a matrícula novamente.

Não é necessário pagar nenhum valor para utilizar o matrícula online, totalmente gratuito oferecido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por isso, fique tranquilo que não será necessário desembolsar nada.

Creche e berçário

  • Crianças de até 5 anos;
  • Ter o calendário de vacinação em dia.

Matrícula no Ensino fundamental

  • Alunos a ingressar entre o 1° ao 8° ano;
  • Alunos que querem fazer a educação de jovens e adultos (EJA).

Matrícula no Ensino Médio

  • Alunos do 1° ao 3° ano;
  • Alunos que estejam cursando EJA;
  • Alunos matriculados em cursos profissionalizantes;
  • Alunos que estejam cursando cursos normais para formação de professores.

Calendário de Matrícula Online Rio de Janeiro 2020

Para conseguir estudar nas unidades públicas de ensino, será preciso ficar atento as datas de inscrição e matrículas para o ano de 2020, que são:

  • Educação especial: inscrições começam no dia 22/11 até 28/11;
  • Creche (crianças até 3 anos): a partir do dia 22/11 até 28/11;
  • Pré escola/Ensino Fundamental/EJA (transferência interna de crianças e jovens a partir dos 4 anos): inscrições começam a partir do dia 08/01 até 11/01;
  • Pré escola/Ensino Fundamental ou EJA (alunos novos): inscrições a partir do dia 17/01 até 22/01.

Cada uma dessas categorias tem sua data de inscrição e forma de divulgação dos resultados, por isso, siga o passo a passo da matrícula do Rio de 2020 específica.

Calendário de Matrícula Rio de Janeiro

MATRÍCULAS ABERTAS: colégios públicos de Duque de Caxias 

MATRÍCULAS ABERTAS: colégios públicos de São Gonçalo (RJ)


Documentação necessária

Documentos para matrículaDepois que os resultados forem divulgados, é necessário ir até a instituição de ensino presencialmente e assim, confirmar sua vaga. Desse modo, é necessário levar alguns documentos específicos, que são:

  • Certidão de nascimento ou RG do aluno;
  • RG e CPF dos pais e/ou responsáveis se o aluno for menor de idade;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Ficha de transferência preenchida pela secretaria da escola.

Desse modo, tudo deve estar legível e em estado bom de conservação, caso contrário, será necessário pegar novos documentos atualizados. Agora que você já sabe como funciona o processo de matrícula, não há mais problemas na hora de realizar o seu ou de outras pessoas, quaisquer demais dúvidas podem ser sanadas por meio do nosso guia completo que você acabou de ler.


Resultados da matrícula escolar

Resultado pré matrícula

Tanto para quem está fazendo a inscrição de um novo aluno, se matriculando pela primeira vez na rede pública do Rio de Janeiro ou então fazendo somente um processo de transferência os alunos são divulgados no início do ano letivo. Para conferir basta ter em mãos os dados de acesso ao sistema.

Veja, abaixo, como fazer para conferir:

  1. Acesse o site oficial da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no site:
  2. No menu lateral esquerdo clique em “Ver Resultado”;
    Inscrição escola municipal duque de caxias (Rio de Janeiro)
  3. Informe seus dados de login e senha;
  4. Na tela que segue confira para que instituição o aluno foi aprovado, quando começam as aulas, qual é a proposta pedagógica da escola e mais detalhes sobre a documentação que precisa ser entregue presencialmente na instituição.

Com o resultado basta entregar a documentação para confirmar de vez a matrícula escolar do aluno no estado do Rio de Janeiro em 2020.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content