Matrícula Escolar São Luís 2020 → Inscrição, Calendário e Documentos

Todos os anos muitos pais de alunos acabam fazendo uma peregrinação em todas as escolas em busca de vagas para seus filhos. Ou ainda, mudam de bairro e sofrem para encontrar uma nova escola próxima à residência para seus filhos. Para facilitar, é possível fazer a matrícula São Luís 2020 online. Através do sistema disponível, os pais podem consultar a disponibilidade de vagas e demonstrar interesse em realizar a transferência do seu filho. Se conseguir, poderá formalizar a matrícula.

São Luís do Maranhão oferecerá milhares de vagas em escolas municipais e, os pais podem ver as vagas disponíveis em cada escola totalmente de graça e online. A matrícula também poderá ser feita pela internet, no entanto é necessário formalizar na escola desejada. Veja aqui mais detalhes sobre como funciona:

Matrícula Escolar São Luís

Matrícula Escolar São Luís 2020: Como funciona?

A prefeitura de São Luís procura, através da modernização, melhorar desde a gestão até a qualidade ensino. Além da matrícula escolar online, também foi disponibilizado equipamentos eletrônicos como notebooks para boa parte das escolas e está sendo realizado o cabeamento de fibra óptica para atender as instituições e os alunos com uma boa internet.

Procura-se, através da modernização do sistema de matrículas, facilitar a busca de vagas pelos pais e otimizar a gestão das escolas e da Secretaria de Educação. Com um sistema unificado, o controle na administração escolar irá fluir com bastante agilidade e amenizar grande parte dos problemas. Poderá ser realizada a consulta de vagas e a pré-matrícula. Estima-se que no futuro o mesmo sistema possa ser utilizado para lançar e consultar as notas e frequência dos alunos.

O sistema é bem simples. Através do site disponibilizado pela prefeitura, os pais poderão consultar a quantidade de vagas disponíveis nas escolas e, manifestar o interesse em matricular o ano em alguma delas. Contudo, a oferta de vagas é válida apenas para escolas municipais de São Luís, mas abrange desde as creches, Educação Infantil, Educação Fundamental e EJA (Educação para Jovens e Adultos) da rede pública.

A matrícula online São Luís 2020 é mais uma etapa do programa “Educar Mais”. O processo de modernização da gestão escolar visa melhorar toda a estrutura da educação, desde a gestão até a qualidade de ensino.

No sistema, os pais deverão manifestar o interesse em realizar a matrícula de transferência do filho em uma das escolas que possuam vagas e, sinalizar mais outras duas, sendo essas optativas. Feito isso, deverá aguardar a resposta da Secretaria da Educação sobre sua solicitação. Essa confirmação virá por email e será disponibilizada no site da prefeitura. E, se conseguir a vaga, deverá comparecer na Unidade Básica de Ensino (U.E.B) onde conseguiu a vaga com todos os documentos em mãos para oficializar a matrícula.

Os prazos e datas para o ano letivo de 2020 ainda não estão disponíveis. Serão divulgados no site da prefeitura e, devem ser respeitadas.

MATRÍCULAS ABERTAS: Colégio Militar Juiz de Fora 2020 (Inscreva-se Aqui)

Quem pode fazer matrícula escolar São Luís?

Os pais ou  responsáveis com filhos em idade escolar poderão realizar a matrícula escolar São Luís através do site.

No caso de muitos candidatos e poucas vagas, será utilizado alguns critérios para definir que ficará com a vaga. Esses critérios são: pessoas com deficiência na família, família com menor rendimento mensal, proximidade da residência com a escola, se há irmãos na mesma escola e Programa Bolsa Família.

Como fazer a matrícula escolar São Luís?

A matrícula São Luís 2020 online será feita através do Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar (SisLAME), um sistema criado especialmente para unificar e facilitar a gestão das matrículas. Para manifestar o seu interesse em matricular seu filho em alguma escola, deverá acessar o site: https://sislamema.caedufjf.net/sislamema/prematricula.faces?q=Xl9dvmpbyrw%3D dentro do prazo que a prefeitura divulgará em breve.

Quais são os documentos necessários?

Será necessário preencher os dados com as informações pessoais do aluno e dos responsáveis por ele. Esses mesmos documentos deverão ser levados na hora de formalizar a matrícula na Unidade Básica de Ensino desejada.

Os documentos para efetivar a matrícula do aluno são:

  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência (ou declaração);
  • Cartão do Bolsa Família (se for beneficiário do programa);
  • Declaração da escola de origem para o Ensino Fundamental (no caso de transferências).

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe seu Comentário

WebGo Content