Matrícula São Paulo 2020: instituição privadas, colégios, creches

Todo início de ano é a mesma coisa: momento de parar e começar a lidar com as matrículas, sejam elas de instituições de ensino superior, de colégios, de creches e de tantas outras instituições de ensino.

Na cidade de São Paulo não é diferente, na verdade, pode ser um procedimento mais complicado do que parece pelo excesso de pessoas, pela concorrência em alguns lugares e muito mais;

Se você quer saber mais sobre a matrícula São Paulo 2020, como funcionam os procedimentos padrões, datas estimadas e muito mais, acompanhe aqui um compilado e fique de olho nas atualizações de acordo com divulgações dos locais oficiais.

Matrícula Online São Paulo 2020: Como Funciona?

Matrícula Online São Paulo 2020: Como Funciona?

Um dos sistemas que mais facilita no momento da matrícula de um aluno, é uma plataforma onde são feitas pré-matrículas de alunos novos ou a renovação de alunos que já estão ali cadastrados.

O sistema facilita o processo de inscrição para quem tem interesse de estudar em uma escola de ensino público no estado de São Paulo. Lá é possível escolher a vaga no ensino fundamental, ensino médio ou até no caso do EJA.

O procedimento não é o mesmo para creches ou instituições de ensino superior, visto que alguns são privados e tem um cadastro diferente do esperado. No caso das creches, você deve se informar sobre diretamente na Secretaria de Educação de São Paulo, já nas instituições de ensino superior, é necessário verificar se o processo de entrada é feito por meio do vestibular, ENEM ou outra forma.

MATRÍCULAS ABERTAS: colégios públicos de Campinas

MATRÍCULAS ABERTAS: colégios públicos de Guarulhos

Quais são os pré-requisitos da matrícula?

No caso da rede pública de ensino de colégio, o aluno pode usar a matrícula fácil para mudar de escola, usando o sistema para designar a escola de origem para a de destino. Já para realizar um cadastro novo, quem pode realizar o procedimento são apenas os pais ou responsáveis com mais de 18 anos.

As pré-matrículas e matrículas ainda não estão disponíveis para o ano de 2020, por isso, vale a pena ficar de olho nos canais informativos das instituições, somente assim você não perderá o prazo designado e consequentemente, a tão desejada vaga.

Depois que a matrícula é feita no colégio ou instituição, é comum que se tenha um código de acesso disponível para o ano letivo inteiro, do qual os responsáveis podem ter acesso a todas as notas, frequência do aluno e todas as informações referentes ao mesmo.

Documentos necessários para matrícula escolar São Paulo

Os documentos que você deverá levar para realizar a matrícula no estado de São Paulo são:

  • Certidão de nascimento (estudantes menor de idade);
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (caso o aluno seja casado).

Como fazer a consulta de matrícula online?

Depois de ter feito o cadastro e ter comparecido na instituição de ensino desejada, você terá todos os dados necessários para fazer o acompanhamento da matrícula online. Desse modo, veja como realizar esse processo pelo passo a passo abaixo:

  1. Acesse o link oficial do site, que é: https://sed.educacao.sp.gov.br/;
  2. Depois, digite o nome do usuário cadastro e a senha cadastrada;
  3. Clique então no botão “Acessar”.
    Como fazer a consulta de matrícula online?

Fique atento aos resultados que são divulgados na data específica da Secretaria de Educação.

Matrícula de ensino superior: como funciona?

A matrícula do ensino superior funciona de acordo com os requisitos de cada instituição, seja por meio do vestibular, do ENEM e de outros métodos de entrada. Depois de ter o seu nome aprovado no local que deseja, é necessário ficar atento a matrícula que terá data inicial e limite.

Geralmente, se a instituição é privada, é necessário realizar o pagamento do boleto inicial e preencher alguns documentos específicos, somente assim a sua matrícula estará valendo e garantindo a sua vaga.

Por isso, procure pelos canais de atendimento da instituição desejada, verifique quais são os prazos, documentos necessários, requisitos e muito mais, só assim você terá acesso ao local que quer estudar sem maiores problemas posteriormente.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content