Matrícula Seduc (Secretaria de Educação) – Como fazer online passo a passo

Hoje em dia, é comum as Secretarias de Educação de cada Estado disponibilizarem, através de seus portais on-line, um serviço de matrícula on-line para facilitar e agilizar o processo de inscrição, pré-matrícula e matrícula.

Se você deseja saber um pouco mais sobre a matrícula SEDUC on-line para este ano de 2020, confira este guia que preparamos para você, compreendendo os sites da Secretaria de Educação de cada um dos estados brasileiros!

O que significa Seduc

“SEDUC” é uma sigla empregada para se referir às várias Secretarias de Educação estaduais. Portanto, não há apenas uma SEDUC, mas uma para cada Estado. Há, portanto, a SEDUC do Rio Grande do Sul, a SEDUC de Goiás, a SEDUC do Amazonas e assim por diante.

Para cada Secretaria de Educação há um site correspondente, que oferece uma série de serviços à população de cada estado. Dentre os serviços mais buscados está a solicitação de matrícula de novos estudantes na rede pública de educação, que é justamente sobre o que trataremos aqui.

Convém observar que, obviamente, todo estado tem uma Secretaria de Educação, mas nem todos têm um site com “SEDUC” no endereço, como veremos.

Secretaria de Educação de cada Estado

Seduc

Dá para fazer matrícula online em todo o Estado?

A resposta é não. Nem todo site de Secretaria de Educação conta com matrículas on-line. É possível que, a depender do estado em que você mora, seja necessário comparecer diretamente na secretaria da escola ou do colégio desejado para realizar a matrícula escolar.

Convém informar-se na escola a respeito dos procedimentos necessários para a matrícula, perguntando se ela pode ser realizada on-line, ou ficar atento às notícias relacionadas à educação.

Além disso, mesmo para os estados que disponibilizam a matrícula on-line, em algum momento será necessário comparecer presencialmente à instituição, a fim de efetivar a matrícula. Em muitos deles, só é possível realizar a pré-matrícula, ou seja, indicar interesse em matricular algum estudante em uma determinada escola ou em determinado colégio, a fim de possivelmente garantir a vaga.

Inscrição SEDUC

Como fazer a matrícula

Uma vez que cada estado conta com seu próprio site da Secretaria de Educação, bem como com seus próprios procedimentos, não há uma fórmula geral para se realizar a matrícula on-line.

Porém, geralmente os sites de Secretaria de Educação já mostram, assim que os usuários os acessam, se há algum processo de matrícula ou pré-matrícula em vigor.

É caso, por exemplo, do site da Secretaria de Educação de Minas Gerais, como você pode ver na imagem abaixo:

Ou, ainda, o site da Secretaria de Educação de Pernambuco, que conta com o serviço “Matrícula Expressa 2020”:

Recomendamos, portanto, que você acesse com frequência o site da Secretaria de Educação de seu estado a fim de ficar por dentro das últimas novidades relacionados ao processo de matrícula. Além disso, convém entrar em contato com a secretaria do colégio em que você almeja matricular seus filhos para saber como funciona o processo de inscrição e matrícula.

Também recomendamos que você leia nossos outros artigos, falando especificamente sobre o processo de matrícula em cada um dos estados brasileiros para este ano de 2020!

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content