Matrícula Serra 2020 – Veja aqui como funciona – Dicas

Com o fim do ano letivo se aproximando, é hora de fazer as rematrículas ou para quem ainda não ingressou, é o momento de decidir em que escola estudar e se matricular.

A demanda está cada vez maior, a cada ano cresce os números de estudantes. Então para que tudo corra bem é necessário que as coisas sejam feitas com organização. Sendo assim, o governo e prefeitura disponibilizam as datas marcadas para que possam ser realizadas as rematrículas, transferências e matrículas 2020 de novos alunos.

Matrícula-SERRA

Veja aqui como fazer matrícula em Curitiba, São Bernardo do Campo e Londrina

Matrícula Serra 2020, como funciona?

O estado do Espírito Santo ampliou as vagas, serão mais de 250 mil vagas para os Ensinos Fundamental e Médio Regular e 44 mil para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso haverá mais vagas para matrículas Serra 2020.

Entre os dias 29 de Outubro e 26 de Novembro estão abertas as rematrículas e solicitações de transferências de escolas públicas.

Já os dias 27 de Novembro a 13 de Dezembro estão separados para realização de pré-matrículas daqueles que ainda não ingressaram na escola.

As devolutivas de rematrículas e transferências serão divulgadas até o dia 15 de Janeiro de 2020, já a efetivação das mesmas ocorrerá até o dia 31 de Janeiro.

Mas como e onde fazer?

Tudo isso pode ser feito on-line, por meio do site Sedu. É só o aluno ou o responsável acessar o site Sedu, entrar com o login e senha (nos casos de rematrícula ou transferência), e realizar o procedimento indicado na página principal, a partir da próxima terça-feira (29). Para aqueles que farão a pré-matrícula, não são necessários login e a senha.

Calendário

  • 29/10 a 26/11

Rematrícula e/ou solicitação de transferência interna, ou seja, para os alunos que já estudam;

  • 27/11 a 13/12

Pré-matrículas para aqueles que desejam ingressar na escola;

  • 15/01/2020

Divulgação do resultado da rematrícula, transferência interna e pré-matrícula;

  • 31/01/2020

Efetivação das matrículas dos alunos provenientes das etapas de transferência interna e pré-matrícula.

Os serviços on-line de rematrículas, transferências e matrículas 2020 têm como principal função garantir a vaga para os estudantes nas escolas públicas de ensino.

Vale lembrar que a matrícula só é realmente efetivada quando confirmada pessoalmente, ou seja, mesmo realizando o cadastro pelo site, após o resultado os alunos ou seus responsáveis, só conseguirão a vaga se apresentarem os documentos obrigatórios na escola.

Podem efetuar o cadastro:

  • Estudantes de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
  • Estudantes do EJA

DOCUMENTOS necessários no momento da EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

O fato de fazer o cadastro no site não é garantia de que a sua matrícula está garantida. Importante lembrar que para isso ocorrer é necessário apresentar os documentos obrigatórios na escola, que são eles:

  • Certidão de nascimento dos alunos menores de idade;
  • Certidão de casamento, quando for o caso;
  • Certificado de conclusão de série/ano ou Histórico Escolar;
  • Comprovante atualizado de residência de no mínimo 3 meses;
  • Título de eleitor;
  • Certificado de alistamento militar para alunos do sexo masculino e maiores de 18 anos;
  • Laudo médico devidamente assinado para os alunos com transtornos globais do desenvolvimento ou deficiência;
  • Em caso de alunos menores de idade, apresentar RG e CPF do responsável.

Matrícula Serra 2020 – Rede Municipal

Diferente da Rede Estadual, as rematrículas, transferências e matrículas 2020, são realizadas através do preenchimento de um formulário próprio, nas Unidades de Ensino da Rede Municipal, e será finalizada mediante apresentação dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou outro documento que comprove a identidade;
  • Comprovante de escolaridade, histórico escolar ou declaração;
  • Comprovante de residência original (IPTU, fatura de água, de energia elétrica, de telefone ou contrato de locação).

Para a realização dessas demandas, as escolas mantém um horário de atendimento diferenciado no mês de Janeiro, o horário fica exposto em local de fácil acesso aos pais ou responsáveis na escola.

As matrículas ofertadas são para crianças a partir de 6 anos de idade, completados até 31 de março de 2020.

É muito importante lembrar, que se por ventura os pais ou responsáveis não conseguirem vaga na escola mais próxima à sua residência, a própria Unidade de Ensino fará encaminhamento dos dados do estudante à Secretaria de Educação para que seja encontrada uma vaga em outra escola (municipal ou estadual) mais próxima possível.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content