Matrícula Uberlândia 2021: como fazer, documentos, requisitos, calendário

A Matrícula Uberlândia 2021 é um processo indispensável para assegurar a vaga de alunos no próximo ano letivo. Seja em escolas estaduais ou municipais, a matrícula deve ser feita com antecedência, dentro do prazo estabelecido para cada cidade.

Além disso, o procedimento, realizado por pais ou responsáveis no caso de alunos menores de idade, ainda requer atenção em alguns outros pontos.

Sendo assim, aqui você confere tudo o que você precisa saber para não perder a vaga do seu filho em uma das escolas da cidade!

Matrícula Escolar Uberlândia 2021

Apesar de a pré-matrícula ser um procedimento que deve ser realizado online, ou seja, pela internet, o mesmo não se pode dizer da matrícula em si.

sala de aula com alunos

Isto é, para realizar a Matrícula Uberlândia 2021, os pais ou responsáveis pelo aluno devem comparecer diretamente na instituição de ensino para regularizar a matrícula.

Porém, pare saber em qual escola a matrícula deve ser realizada, é preciso consultar a instituição para qual o aluno foi designado, que, em geral, é uma daquelas escolhidas durante a pré-matrícula.

No caso dos alunos que continuarão os estudos na mesma escola, esta será a instituição onde a matrícula deverá ser feita.

Como fazer pré-matrícula?

Sendo assim, para realizar a pré-matrícula, e ficar informado sobre os processos da Matrícula Uberlândia 2021, realiza-se o procedimento pela internet.

Ou seja, para garantir a vaga do aluno, os pais ou responsáveis, podem fazer todo a inscrição pela internet. Fazer isso é bem simples. Confira:

1- Primeiramente, acesse o site da Secretaria Estadual de Educação, e clique na opção “Inscrição Escolar”.

seduc uberlândia mg

2- Em seguida, selecione a opção de matrícula e preencha os dados solicitados,

3- Após concluir a inscrição, é necessário aguardar pela divulgação dos resultados de designação.

Por fim, para concluir a Matrícula Uberlândia 2021, o aluno ou seu responsável devem comparecer na escola selecionada para efetivar a matrícula.

Dessa forma, para confirmar a matrícula escolar do aluno, é necessário comparecer na escola designada com alguns documentos em mãos.

Além disso,  o procedimento de Matrícula Uberlândia 2021 para escolas estaduais e municipais, mesmo com algumas diferenças, é o mesmo.

Documentos necessários

Como comentamos acima, para que seja possível concluir o processo de Matrícula Uberlândia 2021, é necessário comparecer na escola para qual o aluno foi designado com certos documentos em mãos.documento icon

Dentre eles, podemos citar:

✔️ RG,

✔️ CPF,

✔️ Certidão de nascimento,

✔️ Comprovante de residência,

✔️ Documento de identidade dos pais,

✔️ Transferência de matrícula, caso haja.

Para alunos que estão passando do ensino fundamental para o ensino médio, ainda é preciso levar o histórico escolar.

O mesmo vale para aquelas que estão saindo de uma escola municipal para uma estadual.

Quem deve se matricular?

Em resumo, a Matrícula Uberlândia 2021 deve ser feita para os alunos do ensino fundamental ou médio, que darão continuidade nos estudos ou vão iniciá-los neste ano letivo.

alunos concentrados em sala de aula

Além disso, a matrícula escolar também deve ser feita para os alunos que participarão do EJA – Educação de Jovens e Adultos, tanto no ensino fundamental quanto do ensino médio.

Para esses casos, a matrícula pode ser feita pelo próprio aluno, caso seja maior de 18 anos.

Outro grupo que deve realizar a matrícula escolar em 2021 são os alunos transferidos de outras instituições.

Calendário Matrícula Uberlândia 2021

calendário

Assim como nos últimos anos, a Matrícula Escolar Uberlândia em 2021 deve seguir o mesmo calendário. Em geral, o prazo para realizar o procedimento vai de janeiro a fevereiro.

Contudo, é importante que a pré-matrícula já tenha sido efetuada. O prazo para a pré-matrícula começa a correr, geralmente, entre os meses de outubro a dezembro do ano anterior.

No caso dos alunos que perderam o prazo da Matrícula Uberlândia 2021, é necessário efetivar a vaga em uma escola onde ainda existam vagas disponíveis.

Dessa forma, não há a escolha de instituição, e o aluno, obrigatoriamente, será matriculado em alguma das quais ainda tenham vagas abertas.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content