Matrícula UFMA 2020 – Como fazer – Dicas

Muitos estudantes sonham em fazer o curso superior em uma Universidade Federal, por isso, a competição por uma vaga é bastante concorrida. O  Brasil tem mais de 100 instituições de ensino Superior públicas, uma delas é no Maranhão, somente aqueles que passaram no vestibular podem fazer matrícula UFMA 2020.

A UFMA foi fundada em 1958 e desde então, tem formado muitos profissionais em diversas áreas de conhecimento.

Veja aqui como fazer matrícula em Curitiba, São Bernardo do Campo e Londrina

Matrícula UFMA 2020 – Como funciona?

A Universidade Federal do Maranhão oferece cursos de graduação e pós graduação para os estudantes, porém, para conseguir uma vaga é necessário participar do processo seletivo que acontece anualmente, o famigerado ” vestibular”.

No geral, os cursos são bastante concorridos, pois a Universidade é pública e os alunos que conseguirem ingressar não precisam pagar nenhuma mensalidade.

A matrícula UFMA 2020 só pode ser feita depois da aprovação do candidato.

Além disso, existe a matricula do graduado, que se trata da entrada da pessoa que já possuem um diploma de curso superior nacional reconhecido ou estrangeiro revalidado para obtenção de mais um grau no curso de graduação. Nesse caso, o estudante também precisa de aprovação no processo seletivo de preenchimento de vagas ociosas.

Pré requisitos para fazer a matrícula UFMA 2020

Todos os estudantes que terminaram o ensino médio podem realizar o processo seletivo de uma Universidade Federal. Aqueles que tiverem boas notas no vestibular, poderão ingressar no curso escolhido.

Além disso, existem outras formas facilitadas que ajudam alguns estudantes, como é o caso do SISU ( Sistema de Seleção Unificada), uma forma que permite a entrada na Universidade Pública usando a nota do Enem.

Nesse caso, o aluno precisa fazer a inscrição no sistema do SISU em duas opções de curso na Universidade do Maranhão, depois disso, é só acompanhar o resultado pela internet.

Por fim, outra forma de adentrar a Universidade é através da política de cotas que representam  uma boa porcentagem das vagas por curso para alunos que tenham realizado o Ensino Médio em escolas públicas.

As cotas são dadas para candidatos negros, pardos e indígenas, a proporção é definida de acordo com a população onde a Universidade está instalada.

Quais os documentos necessários?

Para fazer a matrícula UFMA 2020, os candidatos devem ter atenção com relação a documentação ( originais e cópias). Ela deve ser apresentada para efetivação da vaga no dia e hora marcada na Comissão de Matrículas.

Caso o candidato não leve a relação de documentos exigida, a matricula poderá ser indeferida. Confira a relação completa, segundo o edital de matrícula da UFMA:

  • CPF
  • Duas fotos coloridas e recentes ( de frente, iguais não utilizadas);
  • Documento de identidade com foto e dentro da validade;
  • Para homens entre 18 e 45 anos ( comprovante de regularidade no serviço militar);
  • Titulo de eleitor e a Certidão de quitação eleitoral ( pode ser impressa no site do TSE);
  • Histórico escola do ensino médio;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  • Comprovante de residência ( período máximo de 90 dias);
  • Preenchimento do formulário fornecido pela Universidade;

A matrícula UFMA 2020 pode ser feita por procuração, mas é fundamental que o documento seja feito no cartório com firma reconhecida. O procurador deve levar seus documentos pessoais originais para comprovação.

Como fazer a matrícula UFMA 2020?

Para realizar a matrícula, os candidatos que foram aprovados no vestibular devem comparecer na Universidade para apresentação dos documentos e formalização da entrada no curso requerido.

A matricula não é um processo feito pela internet.

O processo seletivo da UFMA 2020 ainda não foi divulgado, mas assim que o edital sair, as informações serão disponibilizadas no site da Instituição (https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/sub_itens.jsf?id=930)

Os cursos mais concorridos na UFMA são: Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Administração e Ciências Biológicas.

As unidades que oferecem cursos presenciais estão nas cidades de: São Luis, Imperatriz, Chapadinha, Pinheiro, São Bernardo, Balsas, Grajaú, Bacabal e Codó.

A UFMA ainda oferece cursos à distância pelo EAD, são eles: Administração, Administração Pública, Ciências Biológicas, Pedagogia, Artes Visuais, Teatro, Química e Matemática.

Os candidatos interessados devem ficar de olho no edital de divulgação das datas do  processo seletivo se quiserem ter uma oportunidade de entrarem na Universidade Pública do Maranhão.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content