Matrícula UFMT 2020: Pré-requisitos, como fazer e documentação

A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) é uma das mais renomadas instituições de ensino superior público do país. Possui um campus em Cuiabá, além de outros em Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Sinop e Várzea Grande.

Curiosamente, seus processos de seleção de estudantes e de matrícula são diferenciados. Veja, a seguir, como eles funcionam e como fazer a matrícula UFMT 2020 corretamente.

Como é o processo seletivo UFMT 2020?

A principal forma de se tornar estudante da UFMT é adotar seu sistema de seleção feito por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), que tem como base a nota atingida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pelo candidato.

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São oferecidos vários cursos de graduação, como Ciências Biológicas, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil e Elétrica, entre outros. Confira a lista completa no link clicando em “Termo de Adesão”.

Basta fazer a inscrição diretamente no site do SISU e cadastrar o interesse na UFMT e nos cursos oferecidos pela universidade federal. Caso cumpra os requisitos estabelecidos pela instituição de ensino, é só fazer a matrícula 2020 no site da universidade.

Como funciona a matrícula UFMT 2020?

O processo de matrícula é exclusivamente realizado no site da UFMT. O candidato aprovado deve acessar uma área restrita e encaminhar os documentos solicitados pela universidade.

Tal processo deve ser realizado no prazo indicado pela instituição de ensino com o intuito de não perder a vaga. Será preciso digitalizar todos os documentos e anexá-los à página para finalizar o procedimento.

Pré-requisitos

A matrícula UFMT 2020 só poderá ser feita se alguns pré-requisitos forem cumpridos. Abaixo, listamos todos eles.

Confira e saiba se seu perfil está adequado ao que é solicitado pela UFMT:

  • Ter feito a inscrição no SISU e atingido nota suficiente para ocupar o curso,
  • Apresentar todos os documentos solicitados,
  • Ter finalizado o ensino médio.

Calendário de Matrícula UFMT 2020

O calendário de matrícula UFMT 2020 é flexível e a universidade realiza diversas chamadas durante o ano, tanto para início no primeiro semestre como no segundo.

Para não perder datas de matrícula, verifique o calendário oficial disponível aqui, no menu SISU 2020.

Como fazer a matrícula UFMT 2020?

A matrícula UFMT 2020 é um processo simples de ser feito, mas toma um pouco de tempo porque é preciso digitalizar os documentos para enviá-los para a universidade. Veja o passo a passo explicado exclusivamente para você:

site ufmt

  • Clique em “formulário para matrícula de calouros SISU 2020” correspondente à sua chamada convocatória (o link ainda não está disponível no site, por isso fique de olho quando abrir),
  • Clique em “formulário para matrícula”,
  • Informe seu CPF e selecione a selecione a caixa de recaptcha. Clique em “Acessar”,
  • Preencha o formulário, digitalize e encaminhe os documentos solicitados.

Agora, finalize a matrícula UFMT 2020.

As informações sobre lista convocatória e formulário para matrícula são atualizadas periodicamente conforme novos processos seletivos forem realizados. Por isso, é importante sempre acompanhar o site e ficar de olho em seu e-mail para novidades sobre o SISU e aprovação.

Documentação

A documentação para matrícula UFMT 2020 é indicada no termo de adesão na página de ingresso da instituição.

Para facilitar a organização desses itens, listamos quais devem ser apresentados:

  • Documento oficial de identidade com foto,
  • CPF,
  • Comprovante de residência,
  • Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição ou certidão de quitação eleitoral,
  • Certificado de alistamento militar/reservista, para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos,
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou diploma,
  • Histórico escolar do ensino médio registrado,
  • Certificado de habilidade específica, se aprovado para o curso de música.

O certificado ou diploma de conclusão do ensino médio, bem como o histórico escolar do curso, devem ser apresentados no setor de registro escolar da universidade, para conferência da versão digital com a original.

Essa apresentação terá de ser feita em data indicada posteriormente no site da universidade, ok?

É importante ressaltar que a não apresentação desses documentos originais implicará no cancelamento automático da matrícula e na perda da vaga, portanto, cumpra esse requisito dentro do prazo estipulado.

Outro ponto a ser enfatizado é que essa é a lista de documentação básica. Pode ser que a universidade exija mais documentos, especialmente se o candidato tentou vagas destinadas às cotas, como famílias de baixa renda, negros, pardos ou indígenas, entre outros.

Patrícia Fischer

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