Matrícula UFPB 2020: Como funciona, como fazer e Documentos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) surgiu a partir da junção de algumas escolas de ensino superior deste mesmo estado. Atualmente, é vista como a instituição do Norte e Nordeste do país que oferece o maior número de vagas nos processos seletivos.

Também, a UFPB aparece como uma referência quando se fala em pesquisa e produção científica.

Para você que está interessado em ingressar nesta universidade, é importante que você saiba todos os passos até finalizar na Matrícula UFPB 2020. Vamos lá?

Como funciona a Matrícula UFPB 2020?

ufpb

A Matrícula UFPB 2020 é a etapa final de todo um processo que se inicia antes mesmo da inscrição ao vestibular da Universidade Federal da Paraíba.

Esta matrícula é o momento em que você se dirige até a instituição e garante sua vaga para dar início ao curso escolhido.

Por isso, antes mesmo de fazer a Matrícula UFPB 2020, você precisa se inscrever no vestibular! No caso, a entidade oferta o vestibular tradicional e também o ingresso dos alunos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A prova do vestibular UFPB 2020 é o Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, ela consiste em ensinamentos que foram passados aos estudantes durante o Ensino Médio, tanto em escolas públicas quanto privadas.

Na grande maioria das universidades, o exame de vestibular é realizado em dois tempos distintos – um onde os alunos fazem uma prova com questões de múltipla escolha, e no outro uma redação.

Já pelo Sisu, o candidato à Matrícula UFPB 2020 deve ter feito o ENEM para se inscrever por meio dessa modalidade. É o próprio Sisu que vai selecionar e avaliar os candidatos, ok?

Pré-requisitos Matrícula UFPB 2020

Como foi comentado, a matrícula na UFPB em 2020 é direcionada apenas para quem prestou o vestibular ou se inscreveu por meio do Sisu e obteve aprovação.

Ou seja, o pré-requisito máximo é ser o mais novo calouro da universidade.

Calendário

O período de Matrícula da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para 2020 vai acontecer em dois momentos do ano, pois seguem o padrão das outras universidades, da mesma maneira que existem os vestibulares de verão e de inverno.

Ainda não existem datas divulgadas oficialmente, mas é possível prever que as matrículas ocorrerão em maio e outubro de 2020.

Dúvidas sobre a Matrícula podem ser sanadas através do telefone 83 3216.7136 ou pelo e-mail.

Como fazer a Inscrição UFPB 2020?

Para participar da Inscrição UFPB 2020 e ser um dos novos alunos da universidade, você precisa seguir alguns passos, dando início pela busca dos resultados da prova do Enem.

Veja como fazer a sua Inscrição UFPB 2020:

1- Após ter em mãos o resultado do ENEM, você precisa acessar o site oficial do Sisu,

2- Na página, clique em “Pesquisar vagas”.

sisu

3- Por lá, você deverá selecionar o tipo de curso que deseja e a universidade (UFPB).

Obviamente, escolha um curso que seja oferecido por esta instituição, ok?

Além disso, escolha uma opção de curso que se adeque ao seu perfil e sua localidade.

Para se inscrever no vestibular tradicional da UFPB 2020, você deve acessar o site oficial da instituição e acompanhar as orientações dadas por eles. Infelizmente, não há ainda a existência de um passo a passo dessa etapa, afinal não estamos em período de inscrição, mas saiba que é um processo descomplicado!

Documentos Matrícula UFPB 2020

No dia da Matrícula, você precisará se dirigir até a UFPB para confirmar sua vaga depois de tantos estudos e de sua aprovação no vestibular.

Tenha em mãos os seguintes documentos para agilizar seu processo de matrícula:

  • Documento de identificação, como RG, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou a CNH,
  • CPF,
  • Certidão de nascimento ou de casamento,
  • Prova de quitação com o Serviço Militar (para quem é do sexo masculino maior de 18 anos),
  • Certidão de quitação eleitoral (você emite pelo site do Tribunal Superior Eleitoral),
  • Histórico Escolar do Ensino Médio.

Outros documentos podem vir a ser solicitados – estes são apenas uma prévia do que poderá ser pedido, está bem?

Preste atenção às datas e faça a Matrícula UFPB 2020 tranquilamente!

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content