Matrícula UFPE 2020: Processo Seletivo, Documentos e Mais

A UFPE é a Universidade Federal de Pernambuco: uma instituição de ensino superior pública com grande procura e uma das maiores do Nordeste. Para estudar nela, é preciso ser aprovado em seu processo seletivo e realizar a matrícula.

ufpe

Aqui, apresentamos informações sobre o processo de seleção e como fazer a matrícula UFPE 2020. Confira e saiba como proceder para garantir a vaga caso passe no vestibular.

Como é o processo seletivo UFPE 2020?

A Universidade Federal de Pernambuco utiliza como processo seletivo o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que classifica e elimina candidatos com base na nota que obtiveram no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

São oferecidos diversos cursos, como Direito, Engenharia, Medicina, Administração, Letras, Publicidade e Propaganda, todos com processo seletivo pelo SISU.

Somente os cursos de Dança, Música/Canto, Música/Instrumento, Licenciatura em Música e Letras – Língua Brasileira de Sinais, possuem processos seletivos paralelos e diferenciados.

Para concorrer a uma das vagas da graduação na UFPE em 2020, o candidato deverá ter feito o ENEM do ano anterior, efetuar sua inscrição no Sisu no site do programa, selecionar interesse na UFPE, o curso que deseja realizar, entre outras informações. Depois, é só aguardar o resultado final e divulgação da lista de aprovados.

Como funciona a matrícula UFPE 2020?

O processo é composto por dois momentos e etapas, um de pré-matrícula e outro de matrícula. Se não comparecer na pré-matrícula ou não apresentar os documentos solicitados, o candidato aprovado é eliminado e sua vaga liberada para outro.

Todos os aprovados no processo seletivo devem comparecer à universidade em local e data indicados no edital do processo seletivo 2020, apresentar documentos e realizar a pré-matrícula. A matrícula, por sua vez, é realizada automaticamente nas matérias do primeiro semestre correspondentes a cada curso.

Pré-requisitos para a matrícula UFPE 2020

A matrícula UFPE 2020 poderá ser realizada por candidatos que cumprirem pré-requisitos específicos, como os listados a seguir:

  • Ter realizado a inscrição no Sisu e sido aprovado no processo seletivo da UFPE,
  • Apresentar toda a documentação solicitada na pré-matrícula,
  • Ter finalizado o ensino médio.

Calendário matrícula UFPE 2020

campus ufpe

As datas oficiais de matrícula UFPE 2020 ainda não foram divulgadas, mas costumam ocorrer no final de janeiro e início de fevereiro.

Para saber exatamente quando o processo deve ser realizado, acesse a página da UFPE no campo das formas de ingresso.

Como fazer a matrícula UFPE 2020

Os aprovados devem fazer a matrícula pessoalmente no campus em que conseguiram uma vaga.

Na ocasião, devem apresentar os documentos solicitados no edital de entrega de documentos, que é disponibilizado no site oficial da universidade.

Documentação matrícula UFPE 2020

A documentação básica para matrícula UFPE 2020 envolve documentos pessoais e do ensino médio.

Confira, a seguir, quais devem ser apresentados (fotocópia autenticada ou fotocópia simples com original para verificação da autenticidade dos dados):

  • Carteira de identidade,
  • CPF (dispensável se o número estiver na carteira de identidade),
  • Certidão de nascimento ou casamento,
  • Certidão de reservista ou atestado de alistamento militar, para brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos,
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (pode ser substituído pelo certificado de supletivo, diploma registrado de ensino superior ou certificado do ENEM),
  • Certidão de quitação eleitoral,
  • Ficha de dados cadastrais/questionário socioeconômico,
  • 1 fotografia 3×4.

Um detalhe importante a ser ressaltado sobre a documentação é que essa lista é a básica. Pode ser que a UFPE solicite documentos específicos, principalmente se o candidato se inscreveu como cotista no processo seletivo. Neste caso, é importante verificar no edital se há algum outro documento a ser apresentado.

Matrícula UFPE 2020 para veteranos

Já é veterano da UFPE e precisa fazer a matrícula para um novo semestre? Então, o processo é diferente.

Para alunos da graduação, a matrícula 2020 será realizada de 13 de fevereiro a 17 deste mês. Da pós-graduação stricto sensu, de 2 a 5 de março.

Ambos os perfis deverão realizar o processo no [email protected], informando usuário e senha.

No que se refere à retificação da matrícula ou trancamento do curso, esses processos serão realizados de 2 a 11 de março de 2020.

A matrícula de retardatários, por sua vez, acontece em 9 e 10 de março.

Todas as informações sobre como fazer a matrícula UFPE 2020 para veteranos serão divulgadas em um edital a ser publicado no dia 10 de fevereiro, no site destinado a informações sobre matrículas, disponível aqui.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content