Matrícula UFPI 2020: Como fazer, Documentação e Requisitos

A UFPI é a Universidade Federal do Piauí – uma das principais instituições de ensino públicas do país. Uma das formas de entrar num dos cursos de graduação da universidade é participar de seu processo seletivo e fazer a matrícula.

ufpi

A seguir, apresentamos informações essenciais sobre esse processo de seleção, além de dados sobre como fazer a matrícula UFPI 2020. Confira e saiba tudo sobre o assunto!

Como é o processo seletivo UFPI 2020?

O processo seletivo da Universidade Federal do Piauí é feito pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, que tem como base a nota dos candidatos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

A UFPI oferece cursos de diversas áreas, como Administração, Medicina, Direito, Comunicação Social, Engenharia, entre outros, sempre com seleção pelo SISU.

Só há dois casos que o programa não é utilizado, nos cursos de licenciatura em Artes Visuais e em Música: para seleção, utiliza-se teste de habilidades específicas e notas do ENEM.

Para participar do processo seletivo UFPI 2020 é simples, basta realizar a inscrição no SISU, selecionar a universidade, o curso que deseja fazer e se quer tentar uma vaga como cotista.

São aprovados os candidatos que atingirem a nota indicada pela UFPI. Neste caso, é só realizar a matrícula conforme apontado no edital do processo seletivo e de confirmação de interesse na vaga.

Como funciona a matrícula UFPI 2020

ufpi

A matrícula UFPI 2020 deve ser feita pessoalmente, como recomendado no edital. Faz-se necessário comparecer no campus no dia indicado e apresentar toda a documentação solicitada.

Caso não compareça na data ou não apresente a documentação, o candidato é automaticamente eliminado e sua vaga é liberada para outros que estejam na fila de espera.

Pré-requisitos para a matrícula UFPI 2020

Para realizar a matrícula, é preciso cumprir alguns pré-requisitos estabelecidos pela UFPI. Veja, a seguir, quais são eles:

  • Ter se inscrito no Sisu e sido aprovado no processo seletivo específico para a UFPI;
  • Apresentar a documentação solicitada no edital;
  • Ter finalizado o ensino médio.

Calendário matrícula UFPI 2020

O calendário de matrícula UFPI 2020 ainda não foi liberado, mas é possível estimar um período em que esse processo será realizado com base em anos anteriores. Nestes casos, a matrícula sempre foi feita em fevereiro e essa tendência deve ser mantida em 2020.

Para saber a data exata da matrícula, verifique o site da universidade, especificamente no menu de editais.

Como fazer a matrícula UFPI 2020

A matrícula UFPI 2020 é dividida em duas etapas. A primeira é a institucional, que é presencial e os candidatos aprovados devem se dirigir ao campus do curso para o qual foram selecionados e apresentar os documentos indicados no edital.

A segunda etapa da matrícula é a curricular, que consiste na adesão propriamente dita às atividades acadêmicas. Essa etapa deve ser feita na Coordenação ou Chefia do Curso ou no sistema acadêmico SIGAA.

Se optar por fazer a matrícula curricular online, é só acessar o SIGAA no período indicado no edital (normalmente em fevereiro).

Veja um passo a passo para fazer o processo:

1- Acesse o site da SIGAA,

2- Informe usuário e senha e clique em “entrar”.

sigaa ufpi

3- Caso não tenha cadastro no site, clique em “cadastre-se” (abaixo dessa caixa de login você encontra a opção), preencha o formulário e clique em “cadastrar”,

4- Identifique, no menu de serviços, a opção de matrícula,

Siga as recomendações dadas na página e finalize o processo.

Documentação matrícula UFPI 2020

A matrícula UFPI 2020 só será concretizada se o candidato aprovado apresentar documentos presencialmente na ocasião. Será necessário ter consigo:

  • 1 fotografia 3×4 recente;
  • Cópia autenticada de cédula de identidade;
  • Cópia autenticada de CPF (dispensável se a informação estiver na cédula de identidade);
  • Cópia autenticada do título de eleitor e prova de quitação com a Justiça Eleitoral (para maiores de 18 anos);
  • Cópia autenticada do certificado de conclusão do ensino médio registrado pela Secretaria Estadual de Educação ou certidão de conclusão do ensino médio expedida pela direção da escola e assinada pelo diretor;
  • Cópia autenticada da prova de quitação com o serviço militar (para aprovados do sexo masculino e maiores de 18 anos);
  • Cópia autenticada do certificado de conclusão do ensino fundamental ou histórico escolar do ensino fundamental (para aprovados que se inscreveram em cotas exclusivas para quem estudou integralmente em escolas públicas).

Realizando todo esse processo, você está oficialmente matriculado na UFPI em 2020!

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content