Matrícula UFRJ 2021 – Como funciona, como fazer e Documentação

A matrícula UFRJ 2021 deve ser realizada pelos candidatos que tiveram uma boa colocação no processo seletivo da instituição. A Universidade Federal do Rio do Janeiro é uma das mais concorridas do País, por isso a disputa pelas vagas é acirrada.

Portanto, vale a pena ficar por dentro de todas as dicas para conseguir se inscrever no processo seletivo e tentar uma vaga em algum curso de graduação.

Como funciona a matrícula UFRJ 2021?

ufrj

A matrícula UFRJ 2021 é a última etapa para o aluno ingressar no curso de graduação escolhido por ele no momento do vestibular.

Antes disso, ele precisa conseguir uma boa pontuação no processo seletivo que é realizado anualmente na Instituição. As provas serão realizadas no mês de outubro de 2020 para ingresso no ano letivo de 2021.

Alunos que estão terminando o ensino médio ou já se formaram podem se inscrever para o processo seletivo.

Além disso, existem oportunidades pelo programa Sisu (Sistema de Seleção Unificada), porém é necessário entender que o candidato deve ter boas notas no Enem de 2020 e não tirar zero na redação para concorrer a uma vaga.

Nesse caso, é necessário se inscrever pelo site oficial do Sisu.

Outro detalhe importante é que o candidato vai precisar da senha do Enem para conseguir se inscrever. Nesse portal, é permitido escolher duas opções de curso na UFRJ.

No entanto, isso não é uma garantia de conseguir a vaga: é fundamental acompanhar a nota de corte do curso escolhido. Essa nota muda diversas vezes ao longo do dia.

Sendo assim, as chances do candidato se renovam diariamente, pois ele pode mudar as opções de curso para atingir a pontuação até que as inscrições sejam encerradas.

Alunos deficientes, indígenas e autodeclarados negros podem participar do sistema de quotas na UFRJ.

Como fazer a matrícula UFRJ 2021?

Os alunos classificados do ano de 2020 serão chamados para a matrícula UFRJ em março de 2021. As datas e horários exatos são fornecidos no momento da convocação ou através do edital da Universidade.

A primeira coisa que o candidato deve fazer é a sua pré-matrícula no site da UFRJ. Depois disso, eles fazem o chamado para que o mesmo compareça na unidade munido de todos os documentos para efetivar o processo.

Veja como fazer a pré matrícula UFRJ 2021!

1- Acesse o site,

2- Preencha o CPF e sua senha (a senha já foi criada no sistema quando você fez a inscrição do vestibular). Caso não lembrar, clique em “Recuperar Senha”.

matrícula ufrj

3-  Um questionário será aberto, preencha e veja as recomendações para prosseguir com a matrícula.

Nesse portal, todas as informações sobre a efetivação da matrícula na unidade da UFRJ serão repassadas ao estudante.

Documentos necessários

Primeiramente, o candidato vai realizar a pré-matrícula UFRJ 2021. Nessa etapa online, basta preencher todas as informações solicitadas e averiguar o resultado e informações para realizar a matrícula de fato.

Com relação a matrícula presencial, o estudante deve comparecer no local e data informada durante a pré-matrícula.

Nesse caso, é fundamental imprimir o comprovante de realização da pré-matrícula juntamente com outros documentos. São eles:

  • CPF original,
  • Documento de identificação, pode ser RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte,
  • Titulo de eleitor,
  • Histórico escolar do ensino médio,
  • Certificado do ensino médio,
  • Certificado de reservista ( homens maiores de 18 anos),
  • Foto 3×4.

A lista completa de documentos para matrícula UFRJ 2021 estará disponível no edital e também no site da instituição.

Principais Cursos da UFRJ

ufrj

São muitas vagas ofertadas em cada processo seletivo, contudo elas são divididas para participantes do Sisu e não participantes. Além disso, existem as cotas para deficientes, indígenas e autodeclarados negros.

Os cursos mais concorridos da UFRJ são:

  • Medicina,
  • Engenharias (diversas modalidades),
  • Odontologia,
  • Direito,
  • Administração,
  • Relações Internacionais,
  • Psicologia,
  • Nutrição,
  • Enfermagem,
  • Química.

Porém, é importante lembrar que a UFRJ possui cerca de 179 cursos de graduação e 345 cursos de pós graduação.

Se você está se preparando para realizar a matrícula UFRJ 2021 é porque passou no processo seletivo. Parabéns e boa sorte nessa nova empreitada da sua vida!

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content