Matrícula UFRN 2020 – Como fazer, Processo Seletivo e Documentação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi fundada em 1958 e foi criada a partir da Universidade do Rio Grande do Norte. Na época, era composta pela Faculdade de Farmácia e Odontologia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e pela Escola de Engenharia, entre outras.

ufrn

Em 1968, sua estrutura foi reformada e passou a ter os cursos e disciplinas que apresenta atualmente. Hoje, a UFRN oferece cursos de graduação e pós-graduação. Sua comunidade acadêmica é formada por mais de 43 mil estudantes e aproximadamente 5.500 servidores.

Para 2020, a universidade oferece vagas nos cursos de graduação através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Confira abaixo como deve ser feita a matrícula na UFRN em 2020.

Como fazer a Matrícula UFRN 2020?

Antes de realizar a matrícula propriamente dita, o aluno deve apresentar os documentos requeridos para verificação de conformidade conforme as exigências para ingresso na UFRN.

As datas para esse cadastramento em 2020 ainda não foram divulgadas. No entanto, no ano anterior o cadastro foi realizado entre janeiro e fevereiro para os candidatos de primeira e segunda chamada.

A matrícula dos alunos aprovados na UFRN 2020 será feita juntamente com a matrícula nas disciplinas no primeiro semestre do curso.

A matrícula automática será feita somente para os alunos que tenham feito o cadastro inicial ou daqueles que estão sendo remanejados nos cursos.

Esses alunos podem consultar a grade de disciplinas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Utilizando seus dados pessoais, os alunos tem acesso as turmas a quais foram matriculados, horários e locais de aula.

Alunos que irão cursar o primeiro semestre na UFRN serão matriculados nas turmas do primeiro ano e nas disciplinas que são estipuladas pela coordenação do curso no qual o aluno foi aprovado.

Depois de cadastrado e matriculado, o estudante poderá alterar o seu plano de matrícula pela plataforma SIGAA dentro do período determinado no Calendário Universitário 2020 da UFRN. O aluno que fizer alterações deve assumir inteira responsabilidade por eventuais prejuízos causados pela alteração.

Alunos que ingressem após as datas estipuladas no Calendário Universitário 2020 da UFRN não poderão efetuar mudanças no plano de matrícula.

É importante lembrar que devem realizar a matrícula tanto alunos regulares, quanto especiais – em mobilidade e complementação de estudos.

Pré-requisitos

O pré-requisito para realizar a matrícula na UFRN 2020 é portar algum documento de certificação de conclusão do ensino médio.

Calendário Matrícula UFRN 2020

A data para realização da matrícula na UFRN em 2020 ainda não foi divulgada. No entanto, os alunos são informados em janeiro sobre o calendário anual.

Documentação necessária

Para se matricular na UFRN 2020, o aluno deve portar o documento de identidade original com foto e o comprovante de conclusão do Ensino Médio.

Alunos que entraram pelo sistema de cotas devem conferir a documentação específica para cada caso no edital de 2020. Como exemplo, podem ser solicitados:

  • Comprovante no Cadastro Único para participação em Programas Sociais do Governo (CaD Único),
  • Comprovante de renda,
  • Comprovante de deficiência física,
  • Comprovante de matrícula em escolas públicas durante todo o Ensino Médio.

Inscrição no Processo Seletivo 2020

ufrn

O Processo Seletivo na UFRN para ingresso nas vagas dos cursos de graduação acontece através Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2020 e tem como base o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no exercício anterior.

Vestibular UFRN

A principal forma de entrada na UFRN é pelo Exame Nacional do Ensino médio (ENEM) e Sisu. Assim, as vagas serão destinadas aos candidatos que obterem nota superior a nota de corte estipulada para o curso que sejam cursar na UFRN.

Sistema de cotas

A UFRN reserva 12,5% de suas vagas para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas do sistema público de educação. Candidatos que comprovarem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas também podem entrar pelo sistema de cotas.

Ensino a distância

Além dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação, a UFRN oferece também o ensino a distância através da Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS). A seleção nesses cursos acontece através do sistema de vestibular.

Os cursos ofertados nessa modalidade são:

  • Administração,
  • Administração Pública,
  • Química,
  • Física,
  • Pedagogia,
  • Matemática,
  • Educação Física,
  • Letras,
  • Geografia,
  • Ciências Biológicas.

 Boa sorte na Matrícula UFRN 2020 e não esqueça de estudar muito!

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content