Matrícula UFRR 2020: Como fazer? Passo a Passo e Outras Informações

A Universidade Federal de Roraima é o sonho de ingresso de muitos estudantes, é uma universidade grande e oferece variados cursos, conta com 42 cursos de graduação, entre eles licenciaturas e bacharelados. Também possui 10 cursos próprios de Mestrado e diversas áreas de conhecimento, além de ter excelentes programas de Doutorado. A UFRR está situada no extremo norte do país e possui os campi de Paricarana e Caumé, ambos situados na capital, Boa Vista.

A principal forma de ingresso na UFRR é a Prova Integral (PI), que possui apenas uma única etapa para ter acesso aos cursos superiores. Os candidatos também podem recorrer ao processo seletivo seriado (PSS), que, por sua vez, é dividido em três etapas.

Matrícula UFRR 2020

Processo Seletivo – Vestibular

O vestibular é realizado todo ano pela UFRR para selecionar candidatos para os cursos de graduação. Geralmente, as inscrições para o vestibular são abertas em agosto e as provas realizadas em dezembro.

Processo Seletivo Seriado (PSS)

O processo seletivo seriado é dividido em três etapas. Nas duas primeiras (E1 e E2), os candidatos precisam responder três questões de cada disciplina, sem a necessidade de fazer redação. Na última etapa (E3), o exame é um pouco mais extenso, com nove questões de cada matéria e uma proposta de produção de texto.

As provas são realizadas no mesmo dia, sendo a E1 e E2 no período da manhã e a E3 no período da tarde.

Prova Integral (PI)

Os candidatos que escolhem essa modalidade fazem o vestibular de uma única vez. A prova integral conta com nove questões de cada disciplina e uma redação.

A prova integral, que concorre a uma das vagas na UFRR também é realizada no dia da PSS, no horário da E3.

Sistema de Seleção Unificada (SISU)

O Sisu é um sistema eletrônico do Ministério da Educação onde as universidades públicas de todo o país oferecem vagas para estudantes que concluíram o Ensino Médio e obtiveram nota diferente de zero no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A UFRR utiliza o Sisu para preenchimento das vagas restantes das chamadas regulares. Se depois das chamadas regulares do vestibular, PSS e PI sobrarem vagas, são convocados os estudantes da lista de espera do Sisu.

Como fazer minha matrícula UFRR 2020?

Geralmente, a lista de aprovados do vestibular UFRR é divulgada no mês de janeiro. Para o vestibular 2020, a data ainda não foi divulgada, mas acredita-se que o resultado sairá neste mesmo mês.

O resultado fica disponível no site oficial da UFRR.

Após os resultados, será divulgado também o período para matrículas UFRR 2020, disponibilizado pelo Derca (Departamento de Registro e Controle Acadêmico). Fique atento para que não perca nenhuma data.

Quando a data for divulgada os candidatos deverão comparecer com a documentação completa, conforme local e horário definido pelo Derca. Lembre-se que a matrícula UFRR 2020 só pode ser realizada no campus do curso escolhido.

Matrícula UFRR 2020

Quais documentos devo levar para realização da matrícula?

Para realização da matrícula devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • Documento de identificação ou fotocópia autenticada em cartório;
  • Certidão de nascimento ou casamento ou fotocópia autenticada em cartório;
  • Histórico escolar de ensino médio (completo) ou equivalente e certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente ou fotocópia autenticada em cartório;
  • Comprovante impresso de situação cadastral no CPF – deverá ser impresso pelo site da Receita Federal.

Lembrando também que:

  • São aceitos como documento de Identificação Carteira Nacional de Habilitação, Carteiras Funcionais, Carteiras Expedidas por Ordens ou Conselhos de Classe, Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Candidatos estrangeiros devem levar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) Permanente ou fotocópia autenticada em cartório. O RNE-Temporário ou Protocolo será aceito com o compromisso de substituição pelo RNE-Permanente até o prazo de vencimento do documento apresentado;
  • Os candidatos aprovados em categorias de inclusão, que exigem renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo, precisam apresentar também os documentos exigidos para comprovação de renda.

Para que o registro de matrícula UFRR 2020 seja válido, é necessário que o representante legal esteja com documento de Identificação oficial.

Depois de entregue as documentações, deverá aguardar sair a confirmação de matrícula. O período para confirmação fica previsto na declaração assinada no momento em que é realizado o registro de matrícula, na secretaria da coordenação do curso.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content