Matrícula Unifesp 2020 – Datas, Documentos e Como Fazer?

Um dos momentos mais marcantes e desejados na vida de uma pessoa é a conquista de uma vaga no ensino superior, especialmente para aqueles que buscam uma vaga nas disputadas universidades federais como é o caso da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.

A Unifesp é uma das três universidades federais do Estado de São Paulo, sendo bastante prestigiada. Por isso, anualmente as vagas são bastante disputadas através do vestibular e das vagas destinadas para o Sisu (sistema misto de seleção).

unifesp

Para que você fique por dentro de todos os passos para realizar sua matrícula 2020 e não perder nenhuma data, continue acompanhando o artigo.

Como funciona a matrícula Unifesp 2020?

Candidato, para realizar a matrícula é importante entender como funciona o vestibular da Unifesp.

Por ser uma universidade com sistema de seleção misto, existem duas opções para ingressar: através do Sisu, com a nota do Enem, e através do vestibular da Unifesp.

Dependendo da escolha, o processo de matrícula pode ser um pouco diferente, com exigências de documentos e comprovantes diferentes. Se for uma matrícula pelo Sisu, é possível esclarecer as duas no próprio site da Unifesp, através do link do site oficial.

A matrícula para alunos regulares aprovados no processo seletivo comum devem passar por duas etapas.

A primeira parte é a pré-matrícula 2020 e posteriormente a matrícula 2020. Se todos os passos, documentos e prazos forem feitos corretamente, a matrícula é garantida e o aluno só precisa se preparar para o ano letivo.

Confira o passo a passo em ambos os casos.

Pré-matrícula 2020

1- Acessa a página da Unifesp para começar a pré-matrícula,

2- Nos campos indicados, coloque seu número de CPF e data de nascimento, posteriormente clique em “entrar”.

matrícula unifesp 2020

3- Na nova seção, preencha completamente todo o formulário com seus dados conforme estiver indicado,

4- Depois de preencher todos os campos, clique onde está indicado “Conferir”, na parte superior da página,

5- Se tiver tudo certo, basta clicar no botão “Imprimir/enviar”,

6- Depois que estiver com a ficha impressa, é necessário colher a assinatura do orientador ou orientadora.

Matrícula 2020

1- Com a ficha da pré-matrícula assinada, o candidato deve comparecer à Secretaria de Pós-graduação com toda a documentação original e cópias para finalizar a matrícula.

Se for a matrícula para mestrado ou doutorado, a documentação pode ter algumas variações, confira aqui se for o seu caso.

Documentos Matrícula Unifesp 2020

Para concluir a matrícula na Unifesp 2020, é necessário apresentar uma série de documentos – um procedimento comum em todas as universidades.

unifesp campus osasco

Devem ser apresentados tanto os originais como as cópias. Confira a lista e não esqueça de nenhum!

  • 1 fotografia 3×4 recente e sem data. O nome completo deve constar no verso,
  • 2 fotocópias da identidade RG ou RNE,
  • 2 fotocópias do certificado de conclusão do ensino médio com o histórico escolar anexado,
  • 2 fotocópias do CPF,
  • 2 fotocópias da certidão de nascimento ou de casamento (se houver),
  • Para todos os brasileiros com mais de 18 anos, 2 fotocópias do título de eleitor com o comprovante de votação (se for o caso, certidão de quitação eleitoral emitido pelo site do TSE),
  • 2 fotocópias do certificado de reservista ou atestado de alistamento militar para brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino.

Fiquem atentos a qualidade das fotocópias. É importante que estejam legíveis para a confirmação de todas as informações dos documentos.

Também é importante destacar que a matrícula só vale para alunos que não estão matriculados em outros cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior no território brasileiro.

Assim como o processo seletivo, a fase de matrícula 2020 e entrega de documentação é tão importante quanto. Ao não comparecer no prazo, horários ou se houver a falta de algum documento a vaga não é garantida.

Datas e Locais Matrícula Unifesp 2020

O período para realizar a pré-matrícula e matrícula dos novos alunos da Unifesp em 2020 começaram ainda ao final do ano de 2019, no dia 2 de dezembro.

O fim do período de matrículas acontece em 13 de fevereiro para os alunos regulares.

Para os alunos especiais (alunos em matérias isoladas), as matrículas se encerram no dia 15 de fevereiro.

Para fazer a pré-matrícula, os alunos devem acessar o site, como explicado no passo a passo acima.

A conclusão da matrícula e entrega dos documentos e fotocópias devem ocorrer na Secretaria Acadêmica de Graduação da Unifesp, Campus São José dos Campos – 1º andar – Parque Tecnológico, no endereço Avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes, 1201 – Parque Tecnológico – Eugênio de Melo.

Todas as datas do calendário acadêmico podem ser conferidas através do site.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content