Matrícula Escolar em Nova Iguaçu (RJ) 2020: Como Funciona? Veja Aqui!

Próximo ao período do ano em que ocorrem as matrículas escolares, é necessário ficar atento aos meios de realizar tal processo. Na cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, as pré-matrículas escolares podem ser realizadas de forma online para a reserva de vagas nas instituições públicas. Nos particulares, tal processo é semelhante.

Para conhecer essa nova maneira de realizar a matrícula, vendo quais são as escolas, como funciona e quais são os documentos necessários, acompanhe o artigo a seguir e fique por dentro das informações necessárias.

Matrícula Nova Iguaçú

Como funciona

O processo de pré-matrícula escolar da cidade de Nova Iguaçu pode ser feito de maneira online. A prefeitura da cidade desenvolveu uma plataforma online, onde todas as escolas municipais estão cadastradas, dessa forma, as reservas de vagas na rede pública é realizada de forma rápida e prática.

São contemplados com tal ferramenta online os alunos das modalidades da Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em relação as escolas particulares, é possível realizar a matrícula online nas escolas que disponibilizam tal opção. A maioria colégios particulares oferecem nos sites da própria instituições esse meio de fazer a matrícula, o que também deixa o processo de matrícula mais prático e fácil. O colégio Millennium da cidade em questão, por exemplo, disponibiliza essa opção de pré-matrícula online para os pais e alunos interessados.

Já em escolas estatuais da rede pública, é necessário que se realize a matrícula de forma presencial.

Depois de realizada a pré-matrícula de forma online, é necessário a efetivação da matrícula de maneira presencial para todos os anos de escolaridade, tanto na rede pública quanto na rede particular. Dessa forma, é necessário levar os documentos necessários (expostos no tópico “documentos necessários” desse artigo) em junto ao comprovante de pré-matrícula.

Quais os pré-requisitos

Na rede pública municipal, todas as modalidades podem fazer a pré-matrícula 2020 pela internet. Além disso, o pré-requisito é ter todos os documentos necessários para a matrícula. Isso também se aplica nas escolas estaduais.

Na rede particular, é necessário consultar a instituição desejada, porém, geralmente tais pré-requisitos não se diferenciam dos das públicas.

Calendário para a matrícula

É previsto que a pré-matrícula na rede pública para o ano de 2020 seja realizada durante o começo do mês de dezembro de 2019. Enquanto que a efetivação presencial é prevista para o mês de janeiro de 2020.

Para o ano de 2019, por exemplo, o período de pré-matrícula foi realizado de 26/11/2018 a 30/11/2018 para a Educação Especial, e de 03/12/18 a 14/02/2018 para as outras modalidades. A matrícula presencial nas instituições foi realizada de 02/01/2019 a 09/01/2019.

Como fazer a pré-matrícula e matrícula

Para realizar a pré-matrícula de forma online nas redes municipais de Nova Iguaçu, é necessário acessar o seguinte site: http://novaiguacu.rj.gov.br/matricula/. Após isso, clique em “pré-matrícula” para ser direcionado até a página onde será necessário preencher as informações do aluno para a vaga. Nessa plataforma, será possível cadastrar o aluno, selecionar a escola pública desejada e o ano letivo do aluno. Depois de se realizar a pré-matrícula, será obrigatoriamente necessário fazer a matrícula presencial na escola selecionada na pré-matrícula.

Em relação às escolas particulares, é necessário verificar se a realização da pré-matrícula pode ser feita de forma online. Para isso, é indicado procurar o site da instituição e ver se há essa opção disponível. Se houver, será possível cadastrar o aluno na escola de forma online, e depois realizar a matrícula efetiva de maneira presencial.

Qual a documentação necessária

Os documentos necessários para a matrícula na rede municipal e estadual são os seguintes:

  • Comprovante da pré-matrícula realizada no site (nas redes municipais);
  • 2 fotos 3X4;
  • Original e cópia da certidão de nascimento do RG;
  • Original e cópia da identidade e do CPF do responsável;
  • Histórico escolar original ou declaração de escolaridade (tirado dentro de 30 dias);
  • Comprovante de residência atualizado referente aos últimos 3 meses;
  • Caderneta de vacinação do aluno menor de 7 anos de idade;
  • Documento comprovando a deficiência do aluno quando houver;
  • Cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Já para a rede particular, é esperado que a documentação seja a mesma com o acréscimo dos documentos necessários para realizar o pagamento à escola. Dessa forma, é necessário entrar em contato com a escola desejada para confirmar tal documentação.

 

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content