Pré-Matrícula 2021 – Como Funciona? Requisitos e Documentos

Antigamente, fazer matrícula para alunos na rede pública de ensino era um verdadeiro pesadelo para os pais, afinal era preciso enfrentar filas longas, o que nem sempre garantia a vaga.

Pensando em facilitar esse processo, a Secretaria de Educação de vários estados e municípios do país adotaram um sistema de pré-matrícula, que ainda não é conhecido por todos os pais.

Esse é o seu caso? Então, confira como funciona, quem pode fazer e como realizar a pré-matrícula 2021 para garantir uma vaga em uma instituição de ensino da rede pública.

Para que serve a pré-matrícula 2021?

A pré-matrícula tem como finalidade garantir temporariamente uma vaga para um estudante na rede pública de ensino.

pré-matrícula 2021

Quem faz esse procedimento automaticamente entra no sistema e é alocado em uma escola correspondente ao seu grau de instrução.

No entanto, não pense que é só fazer a pré-matrícula para a vaga estar assegurada: os pais ou responsáveis legais dos alunos devem confirmar a matrícula, processo que é feito presencialmente na escola.

Como funciona a pré-matrícula 2021?

A pré-matrícula é feita online em site ou outra plataforma digital (como aplicativo) oferecida pela Secretaria de Educação local. É só escolher e acessar seu canal preferido e realizar o processo.

acesso online

Quem não tem acesso à internet também pode fazer a pré-matrícula: basta se dirigir a uma escola e solicitar apoio para fazer o processo em um dos computadores da instituição de ensino.

Depois que a pré-matrícula é finalizada, os pais devem comparecer à escola em que o aluno estudará para apresentar documentos e confirmar a matrícula, garantindo a vaga definitivamente.

Quem não faz esse processo de apresentação de documentos e confirmação perde a vaga e deve se inscrever novamente para conseguir outra oportunidade.

Porém, há uma grande chance de não encontrar vagas na escola inicialmente escolhida.

É importante mencionar que esse é o procedimento padrão, mas pode ser que isso varie entre os estados do país. Portanto, sempre confira no site da Secretaria de Educação como funcionará o processo em sua região de residência.

Recomendamos a você a leitura da Matrícula Web 2021, que explica como funciona também o procedimento da matrícula em si do aluno.

Quem tem direito à pré-matrícula 2021?

Todos os estudantes da rede pública de ensino têm direito ao serviço de pré-matrícula 2021, desde a creche, passando pela educação infantil, até o ensino fundamental e médio.

Casos específicos, como o de educação especial (oferecida a portadores de deficiência física) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), também são contemplados pela pré-matrícula.

Como fazer a pré-matrícula 2021?

A pré-matrícula 2021 deve ser realizada diretamente no canal indicado pela Secretaria de Educação de seu município/estado.

pais e filho acessando internet

Veja um passo a passo para efetuá-la:

1- Acesse o site ou aplicativo disponibilizado pela Secretaria de Educação,

2- Faça um cadastro inicial,

3- Preencha o formulário informando dados do aluno e seus pais ou responsáveis legais,

4- Selecione a escola de seu interesse,

5- Finalize a pré-matrícula e aguarde o resultado ou data de comparecimento na escola.

Documentos necessários

A pré-matrícula conta com a facilidade de somente informar dados de documentos pessoais do aluno e seus pais ou responsáveis legais, portanto, não há necessidade de encaminhar cópias. documento icon

Normalmente, são solicitados dados de:

✔️ RG do aluno. Caso não tenha, o documento pode ser substituído pela certidão de nascimento,

✔️ CPF do aluno, se tiver,

✔️ RG e CPF do pai ou responsável legal que realizará a pré-matrícula.

Documentos para confirmação da pré-matrícula

alunos entrando em ônibus escolar

O processo de confirmação da pré-matrícula 2021 envolve a apresentação de uma lista de documentos, que traz opções como:

✔️ RG ou certidão de nascimento do aluno,

✔️ CPF (só é obrigatório para quem tem mais de 18 anos de idade),

✔️ Comprovante de renda atualizado (com 3 meses, no máximo). É possível apresentar conta de telefone, internet, energia elétrica ou água,

✔️ Laudo médico (solicitado quando o aluno é portador de deficiência física),

✔️ Histórico escolar ou declaração de transferência que mencione a série a qual o aluno está habilitado,

✔️ RG e CPF do pai ou responsável legal que fez a pré-matrícula.

Os prazos oficiais de pré-matrícula variam entre os estados e municípios do país, tanto que há regiões que iniciam o processo em agosto e outras somente em dezembro.

Para saber datas exatas de pré-matrícula e confirmação presencial na escola, confira o site oficial da Secretaria de Educação da região em que reside ou verifique a informação pessoalmente em uma secretaria escolar.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content